A correção de rota da Fiat Titano Ranch 2026

Motor mais moderno, nova suspensão e pacote de segurança completo transformam a Fiat Titano Ranch 2026 em um produto mais maduro e competitivo. A Fiat precisava de uma picape média para brigar com Hilux, Ranger e S10. A primeira Titano até chegou com essa missão, mas deixou a sensação de um projeto improvisado. Dois anos depois, a marca parece ter corrigido a rota. A Fiat Titano Ranch 2026 não mudou tanto por fora, mas está praticamente nova por dentro – e, mais importante, debaixo do capô, onde agora está instalado o motor 2.2 turbodiesel, que gera 200cv de potência e 45,9kgfm de torque e está atrelado ao câmbio automático de oito marchas, que substitui o de seis velocidades. Por dentro, também há algumas novidades interessantes, como o painel digital de sete polegadas.

Na frente, a Fiat Titano Ranch tem grade preta e diversos detalhes cromados – Foto: Edurardo Aquino

Visual discreto, pacote reforçado

À primeira vista, a Fiat Titano Ranch 2026 parece quase idêntica à antecessora. A grade ganhou filetes cromados, há novas rodas de 18 polegadas e detalhes no para-choque dianteiro, mas é só.

Ainda assim, a lista de itens cresceu: faróis full-LED com DRL, câmera 360°, sensores dianteiros e traseiros, estribos laterais e santantônio integrado estão incluídos. A caçamba carrega 1.020 quilos e mantém o volume de 1.210 litros, além de capacidade de reboque de 3.500 quilos com freio.

Estribos laterais ajudam no acesso à cabine da Fiat Titano Ranch – Foto: Eduardo Aquino

Interior da Fiat Titano Ranch

Por dentro, a Fiat Titano Ranch aposta no couro, nos ajustes elétricos para os dois bancos dianteiros, ar-condicionado digital de duas zonas e chave presencial. A central multimídia de 10 polegadas é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e o painel digital de 7 polegadas substitui os antigos instrumentos analógicos.

Teclas do painel da Fiat Titano Ranch parecem inspiradas nos modelos Peugeot – Foto: Eduardo Aquino

O acabamento ainda não chega ao nível de uma Ranger Limited, mas melhorou na ergonomia e na oferta de equipamentos.

O motor que muda o jogo

O grande trunfo é o novo 2.2 Multijet II turbodiesel, já conhecido de Jeep Commander, Ram Rampage e Fiat Toro. São 200 cv e 45,9 kgfm de torque a apenas 1.500 rpm – aumento de 20cv e 5kgfm sobre o motor antigo.

Fiat Titano Ranch vem com protetor do vidro traseiro e santantônio de série – Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático ZF de 8 marchas substitui a caixa de seis velocidades. Resultado: o 0 a 100km/h cai de 12,4 s para 9,9s, desempenho finalmente competitivo com Hilux e S10.

O consumo da Fiat Titano Ranch também melhorou. Segundo o Inmetro, a picape faz 9,9km/l na cidade e 10,8km/l na estrada, com ganhos de até 17% frente ao modelo anterior.

A tela do multimída de 10 polegadas da Fiat Titano Ranch fica bem visível – Foto: Eduardo Aquino

Suspensão e direção da Fiat Titano Ranch

Com motor e transmissão mais pesados, a Stellantis refez molas, amortecedores, coxins e até o subchassi. A direção agora é elétrica, progressiva e mais direta. No asfalto, a picape perdeu o “quique” que marcava a versão uruguaia. No fora de estrada, o conjunto continua robusto.

No teste, a Fiat Titano Ranch 2026 se mostrou bem mais estável em curvas e com menor vibração em piso irregular. A caçamba vazia ainda deixa a traseira saltitante, como em qualquer picape média, mas num nível comparável às rivais. Carregada com 700 quilos, fica bem assentada e confortável.

Banco traseiro da Fiat Titano Ranch acomda dois adultos e uma criança – Foto: Eduardo Aquino

Tração 4×4 mais esperta

A Fiat Titano Ranch 2026 traz um novo sistema de tração BorgWarner, com modos 2H, 4Auto e 4L (reduzida). No 4Auto, o engate dianteiro é automático, transferindo torque às rodas dianteiras só quando há perda de aderência. Bloqueio do diferencial traseiro e assistente de descida são de série.

Quadro de instrumentos da Fiat Titano Ranch exibe nível do tanque de Arla 32 – Foto: Eduardo Aquino

Segurança em dia

Todas as versões passam a ter freios a disco nas quatro rodas e seis airbags. A Ranch adiciona pacote ADAS: controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e frenagem autônoma de emergência. Isso coloca a Titano no mesmo nível de segurança ativa de Ranger, Amarok e Frontier.

Bancos da Fiat Titano Ranch são em couro e os dianteiros têm ajutes elétricos – Foto: Eduardo Aquino

Ao volante da Fiat Titano Ranch

A maior virtude da Fiat Titano Ranch 2026 é o equilíbrio entre força e suavidade. O novo motor responde rápido, o câmbio faz trocas quase imperceptíveis e a direção elétrica ajuda nas manobras.

O isolamento acústico melhorou, embora ainda permita ruídos do motor em rotações mais altas. No geral, a sensação é de um veículo finalmente pronto para encarar estrada, trabalho pesado ou uso familiar com o mesmo nível de conforto.

Capacidade de carga da Fiat Titano Ranch é de 1.040 quilos – Foto: Eduardo Aquino

Veredicto

A Fiat Titano Ranch 2026 é, de fato, a picape que a marca deveria ter lançado desde o início. Com motor moderno, câmbio eficiente, suspensão refeita e pacote de segurança atualizado, ela deixa de ser coadjuvante para brigar de frente com as líderes do segmento. Não é perfeita – a cabine poderia ter USB-C, carregador por indução e mais refinamento –, mas agora oferece desempenho, economia e tecnologia no mesmo pacote. Para quem considerava a Titano “crua” demais, a Ranch 2026 mostra que segunda chance pode, sim, valer a pena.

Debaixo do capô da Fiat Titano Ranch entra o motor 2.2 turbodiesel de 200cv – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 2.184cm³ de cilindrada, turbodiesel com injeção direta, que gera potência de 200cv a 3.500rpm e torque de 45,9kgfm a 1.500rpm

Transmissão – Tração integral sob demanda e câmbio automático de oito marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 5,33m; largura, 1,96m; altura, 1,85m; e entre-eixos, 3,18m

Altura mínima do solo – 23,5cm

Ângulo de entrada – 27°

Ângulo de saída – 25°

Freios – Discos ventilados nas quatro rodas

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60 R18

Capacidade de carga – 1.040 quilos

Volume da caçamba – 1.314 litros

Tanque – 80 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.150 quilos

Fiat Titano Ranch ganha novas rodas de 18 polegadas diamantadas – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos

Ar-condicionado digital de duas zonas, bancos em couro com ajuste elétrico (motorista e passageiro frontal), barra de proteção do vidro traseiro, barras de teto cinzas, câmera 360° Off-road, estribos laterais cinzas, farois em LED (Low beam), grade preto brilhante com moldura cromada, lanterna traseira em LED, maçanetas e retrovisores cromados, quadro de instrumentos com tela digital colorida de 7 polegadas, rodas de liga de 18 polegadas diamantadas, santantônio cromado com detalhe em preto e cinza, sensor de acendimento automatico dos farois, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro, controle automático de velocidade adaptativo com Stop & Go, monitoramento de ponto cego, alerta de colisao frontal, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, monitoramento da pressão dos pneus, 2 USB frontal (type A) + 1 traseiro (type A), quatro modos de condução (Normal, Sport, Snow e Sand), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assoalho em carpete, bancos traseiros modulares, bloqueio mecânico do diferencial traseiro, central multimídia com tela de 10 polegadas touchscreen (Apple CarPlay e Android Auto com espelhamento sem fio, comandos de voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM), comando de áudio no volante, câmera de ré, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis de neblina com detalhes cromados, faróis diurnos em LED (DRL), freio de estacionamento eletrônico, ganchos para amarração de carga na caçamba, assistente de partida em rampa, controle de descida, sistema para fixar cadeiras infantis Isofix e Top Tether, luz de iluminação da caçamba, para-choque dianteiro na cor do veículo com detalhe inferior em cor cinza exclusiva, para-choque traseiro pintado em cor cinza exclusiva, controle automático de velocidade com limitador, porta-luvas refrigerado, porta-óculos, protetor de caçamba, protetor de cárter, saídas de ar traseiras, sensor de estacionamento traseiro, sistema de tração 4×4 com 3 opções (2H, 4AUTO – Tracao Integral Permanente AWD, 4L), sobretapetes em carpete, TSC – Trailer Sway Control, tampa traseira com fechadura e abertura manual, tomada 12V na caçamba, volante com regulagem de altura e profundidade e volante multifuncional em couro e acabamento black piano.

Preços R$ 285.990,00. Com pintura Branco Alaska (R$ 2.490,00), sobe para R$ 288.480,00.

Respostas de 17

  1. Ah, a Fiat Titano Ranch 2026! Deve ter dado ao Stellantis um presente de Natal antecipado com essa atualização. Impreensível ver um motor mais potente e um câmbio que faz as trocas mais suaves do que o meu café da manhã. A direção elétrica e a melhora no conforto fazem da Ranch uma concorrente de peso (e de 1.040 kg de carga!) no mercado. A segurança a mais deixa ainda mais difícil para a concorrência reclamar. Claro, a cabine ainda precisa de alguns ajustes de refinamento , mas quem diria? A Titano Ranch 2026 está pronta para mostrar que, sim, a segunda chance pode ser melhor que a primeira, e que a picape precisa ser mais do que só crua. Agora, só esperamos que o preço não tenha subido tanto quanto o meu orçamento!basketball stars io

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