Andamos na Fiat Toro Ultra, que abandonou o motor turbodiesel 2.0 de 170cv e passou a ser equipada com o novo motor 1.3 turbo flex de 176cv, que faz par com o câmbio automático de seis marchas. A mudança, que visa atender aos novos limites de emissão de poluentes previstos pelo programa Proconve L8, não afetou tanto a performance da Toro Ultra, que continua com boas acelerações e retomadas de velocidade. Quanto ao nível de consumo, ele também se manteve próximo ao da versão a diesel anterior, embora um pouco mais alto. A Fiat Toro Ultra mantém alguns atrativos interessantes, como o pacote ADAS (frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto), a suspensão independente, que garante mais conforto e estabilidade; a capota rígida na caçamba e o visual mais esportivo, realçado pelas rodas de liga de 18 polegadas na cor preta, pelo o santantônio integrado e pelo acabamento em preto brilhante na grade frontal, com uma barra vermelha.

Na frente, o que chama mais a atenção são a grande grade na cor preta em colmeia, com um friso na cor vermelha, os indicadores de direção e na parte inferior os faróis totalmente em LED e o para-choque também na cor preta, que abriga as luzes de neblina.
Capota rígida
A capota rígida bem estilizada e na cor da carroceria, os estribos laterais, as rodas de liga de 18 polegadas na cor preta e com desenho esportivo, as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras e as barras no teto na cor preta se destacam na Fiat Toro Ultra de perfil.

Na traseira, saltam aos olhos as lanternas com luzes totalmente em LED, o estribo antiderrapante, que ajuda no acesso à caçamba; e tampa dupla com abertura elétrica, que facilita bastante e torna mais prático o acesso à caçamba.
Acabamento da Fiat Toro Ultra
Por dentro, a Fiat Toro Ultra tem acabamento de boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro dos bancos com costuras vermelhas e os detalhes em preto brilhante no painel, volante e console. Por outro lado, há um pouco de plásticos rígidos.

A central multimídia tem tela de 10 polegadas sensível ao toque posicionada na vertical, uso bastante simples, boa visualização, conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto wireless, comandos de voz, GPS e Wifi nativo.
Espaço interno
Quanto ao espaço interno, a Fiat Toro Ultra acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, já que, que senta no meio, é incomodado pelo apoio de braço embutido. Há um espaço razoável para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.

Para levar objetos e carga, a Fiat Toro Ultra oferece diversos porta-trecos (incluindo um bem generoso debaixo do banco do passageiro) e uma caçamba que, com a capota rígida e a bolsa (impermeável) de bagagem, se transformou em um amplo porta-malas.

A capacidade de carga da Fiat Toro Ultra, somando o peso dos ocupantes e das bagagens, é de 750 quilos. Para facilitar o transporte, há protetor e diversos ganchos na caçamba, além da praticidade da abertura elétrica da tampa em duas partes.
Conforto da Fiat Toro Ultra
Na lista de itens de conforto, destaque para o carregador de celular por indução (evita aquela confusão de cabos), o ar-condicionado automático de duas zonas, entradas USB frontal e traseira, controle automático de velocidade e sensores crepuscular e de chuva.

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco e coluna da direção com regulagem de altura e distância. O volante tem boa pega e abriga comandos do áudio e do computador de bordo.
Seis airbags
Entre os equipamentos de segurança da Fiat Toro Ultra, estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa e monitoramento da pressão dos pneus.

Devido às grandes proporções da Toro e ao diâmetro de giro muito longo, na hora de estacionar em vagas apertadas, ajudam o motorista a câmera de ré de boa resolução, a boa calibragem elétrica da direção e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Fora do asfalto
Embora o estribo lateral reduza um pouco a boa altura do solo, o motorista da Fiat Toro Ultra se sai bem fora do asfalto contando com a ajuda da boa altura do solo e do sistema TC+ (Eletronic Locker), que transfere o torque para a roda com maior aderência.

Sai motor turbodiesel de 170cv e entre motor 1.3 turbo flex de 176cv. A mudança manteve a Fiat Ultra com uma performance que agrada, proporcionando uma tocada prazerosa, com boas acelerações e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens seguras.
Consumo da Fiat Toro Ultra
Embora tenha se elevado um pouco, o nível de consumo ainda é bem razoável para uma picape que pesa quase 1.700 quilos. Com apenas gasolina no tanque e somente o motorista, o computador de bordo registrou médias de 9,6km/l (cidade) e de 12km/l na estrada.

A troca do câmbio automático de nove marchas pelo automático de seis manteve a boa sintonima com o motor, conseguindo explorar bem toda sua força. A troca manual por meio de borboletas junto ao volante garante uma melhor performance.
A suspensão acompanha bem o ritmo e a sua configuração (conjunto traseiro independente e do tipo multlink) e calibragem conseguem proporcionar conforto e um bom equilíbrio quando é exigida naquelas curvas mais fechadas e de piso irregular.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, turbo, Flex, que gera potências de 176cv (gasolina ou etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPhrson; e traseira, independente, do tipo multibraço
Dimensões – Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; e entre-eixos, 2,99m
Altura livre do solo – 26cm
Ângulo de entrada – 25,7°
Ângulo de saída – 28,4°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/60 R18
Volume da caçamba – 937 litros
Capacidade de carga – 750 quilos
Tanque – 55 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.670 quilos

Principais equipamentos – Pacote ADAS (frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto), banco do motorista com ajustes elétricos, bancos em couro (acabamento específico ‘Vermelho’), cargo bag (Bolsa de bagagem exclusiva MOPAR), central multimídia com tela de sensível ao toque de 10 polegadas (Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; comandos de voz Bluetooth,MP3, entrada aux e porta USB), capota rígida, Fiat Connect///Me – Serviços Conectados, Keyless Entry n Go com partida remota, sensores de chuva e crepuscular, navegação embarcada, roda de liga de 18 polegadas e pneus 225/60 R18 ON ROAD, sensor de estacionamento dianteiro, carregador do celular por indução, controles eletrônicos de tração e estabilidade, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado digital dual-zone, Badge interno Ultra, Badges externos da versão Ultra, banco do motorista com regulagem de altura, barras longitudinais no teto, bordado nos bancos dianteiros, quadro de instrumento digital de sete polegadas, comando de áudio no volante, computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso), câmera de ré, luzes de frenagem de emergência, faróis Full LED, faróis de neblina em LED, função Sport, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos para amarração de carga na caçamba, indicador de troca de marcha, assistência de partida em rampa, iluminação interna da caçamba, LED DRL, LED ambient lights, lanterna traseira em LED, moldura lateral da caixa de roda específica, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), paddle-shifters, para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo, para-choque frontal com over bumper integrado, para-choque traseiro com soleira cromada, controle automático de velocidade, revestimento de caçamba, sensor de estacionamento traseiro, TC+ (Electronic Locker), tampa traseira dupla com abertura elétrica, tapetes em carpete, tomada 12V, USB frontal (type A/C) + traseiro (type A), vidros climatizados verdes, volante com regulagem de altura e profundidade, volante em couro e monitoramento da pressão dos pneus.
Preços – R$ 194.490,00. Com pintura perolizada (R$ 2.490,00), sobe para R$ 196.980,00.