Ford Territory Titanium 2026 sobe o tom sem subir o preço

Buscando aumentar a competitividade num mercado cada vez mais desafiador, principalmente em virtude do crescimento dos elétricos e híbridos chineses, o Ford Territory Titanium 2026 chega com uma das atualizações mais estratégicas da marca no Brasil. Por falar em China, o SUV médio tem origem chinesa e estreia visual renovado, interior aprimorado e novos recursos de conectividade — mas sem alterações mecânicas, ou seja, continua equipado com o motor 1.5 EcoBoost turbo a gasolina, que gera 169cv a 5.500rpm e 25,5kgfm de torque, e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. E tudo isso, mantendo o preço de R$ 215.000, o mesmo da linha 2025. Confira como o novo Territory se saiu em nossa avaliação.

Na frente do Ford Territory Titanium 2026, destaque para os faróis em “L” – Foto: Eduardo Aquino

Design atualizado

As mudanças visuais do Ford Territory Titanium 2026 seguem a tendência da versão apresentada na China. A dianteira é o ponto de maior evolução: a nova grade com padrão pontilhado, faróis full LED em formato de “L” e para-choque redesenhado garantem aparência mais moderna e harmônica.
Na lateral, as rodas de liga leve de 19 polegadas (com pneus 235/50 R19) e o acabamento cromado nas maçanetas reforçam o ar sofisticado. Atrás, o para-choque passa a ter mais área pintada na cor da carroceria e integra melhor as saídas de luzes de neblina.

O SUV mantém porte generoso: são 4,68 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. O porta-malas de 448 litros é apenas correto para o segmento, mas compensa pela abertura elétrica com função “mãos-livres”.

O Ford Territory Titanium 2026 tem detalhes cromados nas laterais – Foto: Eduardo Aquino

Interior do Ford Territory Titanium 2026

Por dentro, o Ford Territory Titanium 2026 dá um salto em acabamento e tecnologia. A cabine mescla tons de preto e marrom, com revestimentos macios e novos bancos dianteiros com ajustes elétricos (10 posições para o motorista e 4 para o passageiro), ventilação e aquecimento.
O painel adota duas telas de 12,3 polegadas integradas — uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia, agora com software mais rápido e novos grafismos.

Com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o sistema multimídia oferece carregador por indução, áudio 3D e três portas USB-C. A conectividade é total via aplicativo FordPass, permitindo controle remoto do veículo, alertas, status em tempo real e rastreamento de localização.

Interior do Ford Territory Titanium 2026 tem iluminação ambiente de 26 cores – Foto: Eduardo Aquino

A iluminação ambiente pode ser configurável em 26 cores e o teto solar panorâmico completam o pacote de conforto. O espaço interno continua sendo um dos pontos altos: há folga para pernas e ombros, e o assoalho traseiro plano favorece o conforto para quem viaja no meio.

Motor 1.5 turbo

Sob o capô, nada de novo. O Ford Territory Titanium 2026 mantém o conhecido 1.5 EcoBoost turbo a gasolina, que entrega 169cv a 5.500 rpm e 25,5kgfm de torque a 3.500 rpm, combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

Lanternas em LED se destacam na traseira do Ford Territory Titanium 2026 – Foto: Eduardo Aquino

O conjunto é o mesmo da geração anterior, mas com nova calibração para atender ao Proconve L8 e já preparado para rodar com combustível E30. O desempenho é coerente com a proposta familiar: acelera de 0 a 100km/h em cerca de 9,6s e mantém boa desenvoltura em rodovias.
As trocas de marcha são rápidas e suaves, mas o motor demonstra certa preguiça nas retomadas — reflexo dos 1.630 kg do SUV.

Quadro de instrumentos do Ford Territory Titanium 2026 é configurável – Foto: Eduardo Aquino

Há quatro modos de condução (Normal, Eco, Esportivo e Trilha). A suspensão independente (McPherson na frente e Multilink atrás) prioriza o conforto, filtrando bem buracos e irregularidades, embora ainda transmita alguns impactos a quem viaja no banco traseiro.

Nos testes, o consumo do Ford Territory Titanium 2026 ficou dentro dos números oficiais do Inmetro: 8,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada — valores medianos frente a rivais híbridos como GWM Haval H6 e Toyota Corolla Cross Hybrid.

Multimídia do Ford Territory Titanium 2026 tem processamento mais rápido – Foto: Eduardo Aquino

Tecnologia do Ford Territory Titanium 2026

O pacote de segurança é completo. O Territory Titanium traz seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, além de um conjunto ADAS atualizado.
Entre os destaques estão o piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência e centralização em faixa, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360°, sensores dianteiros e traseiros e farol alto automático.

No dia a dia, a atuação dos assistentes é suave e previsível, e o sistema de centralização em faixa é um dos mais consistentes do segmento. A marca também manteve o freio de estacionamento eletrônico e o sistema Start & Stop para ajudar na economia de combustível.

Bancos dianteiros do Ford Territory Titanium 2026 tem ventilação e aquecimento – Foto: Eduardo Aquino

Ao volante

O Ford Territory Titanium 2026 privilegia conforto absoluto. A posição de dirigir é alta, os bancos abraçam bem e o isolamento acústico foi aprimorado — o motor só se faz ouvir em acelerações mais fortes. A direção elétrica é leve em manobras e precisa em alta velocidade, e o câmbio responde de forma quase imperceptível.

Espaço no banco traseiro é um dos destaques do Ford Territory Titanium 2026 – Foto: Eduardo Aquino

A suspensão mantém o equilíbrio entre conforto urbano e estabilidade em curvas, transmitindo sensação de segurança. Os freios, por outro lado, têm resposta sensível e exigem adaptação no uso cotidiano.

Em estrada, o modo Esportivo dá leve melhora nas respostas do acelerador, mas o foco continua sendo o conforto, não a esportividade.

Porta-malas do Ford Territory Titanium 2026 tem capacidade para 448 litros – Foto: Eduardo Aquino

Resumindo

O Ford Territory Titanium 2026 é um SUV pensado para famílias que buscam espaço, conforto e tecnologia, sem pagar os preços mais altos de modelos híbridos. Com pacote de equipamentos digno de segmentos superiores, acabamento refinado e boa dirigibilidade, ele se posiciona como uma das opções de melhor custo-benefício entre os SUVs médios a combustão.

Por outro lado, o consumo de combustível e o desempenho apenas correto limitam um pouco seu apelo diante de rivais eletrificados. Ainda assim, o Territory mantém a essência de um SUV confortável, moderno e bem equipado, agora com mais estilo e conectividade — e o mérito de não ter subido de preço.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do Ford Territory Titanium 2026 continua o 1.5 turbo de 169cv – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, 1.5 EcoBoost, quatro cilindros em linha, 16V, turbo e injeção direta de gasolina, que gera 169cv de potência a 5.500rpm e 250Nm de torque entre 1.500rpm e 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multibraço

Dimensões – Comprimento, 4,68m; largura, 1,93m; altura, 1,70m; e entre-eixos, 2,72m

Altura mínima do solo – 17,9cm

Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R19

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 395 quilos

Porta-malas – 448 litros

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.705 quilos

Ford Territory Titanium 2026 tem rodas de liga de 19 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos

Faróis com tecnologia Full LED e ajuste de altura, luzes de condução diurna em LED (DTRL), lanternas traseiras em LED, teto solar panorâmico elétrico, assentos dianteiros aquecidos e refrigerados, banco do motorista com ajuste elétrico em 10 posições, incluindo ajuste lombar, banco do passageiro com ajuste elétrico em 4 posições, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis 60/40, bancos traseiros com apoio de braço central e porta-copos integrado, ajuste da coluna de direção em 4 posições, fechamento global de portas, vidros e teto solar, luz ambiente em LED configurável em 26 cores, volante revestido em couro com comandos de áudio, computador de bordo e voz, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático digital dual zone com saída de ar para os bancos traseiros, carregador de celular por indução, chave com sensor de presença: acesso inteligente, freio de estacionamento elétrico com a função “Auto-Hold”, painel de instrumentos digital com tela HD de 12,3” configurável, partida remota, porta-malas elétrico com acionamento sem as mãos e ajuste de ângulo de abertura e sensor antiesmagamento; sistema de áudio com comandos no volante e 8 alto-falantes, airbags frontais para condutor e passageiro, airbags laterais de cortina e airbags laterais de tórax nos bancos dianteiros, alerta de colisão frontal e traseiro, alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência, assistente de descida, assistente de partida em rampa, câmera 360° com “Bird-Eye View”, controle eletrônico de estabilidade e tração, farol alto automático com função de atraso “Follow me Home”, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, controle automático de velocidade adaptativo com sistema “Stop & Go”, sistema de permanência e centralização de faixa e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Preço A partir de R$ 215.000,00.

Respostas de 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.