Citroën lança versões XTR para C3 e Aircross e Basalt Dark Edition

A Citroën anunciou a chegada da linha 2026 com três novidades importantes: versões aventureiras XTR para o C3 e o Aircross e a versão esportiva Dark Ediition para o Basalt. Uma novidade que resgata a nostalgia dos anos 2000 é a versão XTR, sigla de eXTReme. Agora disponível para o hatch C3 e para o SUV Aircross, a configuração aposta em design exclusivo, pneus de uso misto e acabamentos diferenciados, mirando consumidores que buscam versatilidade para o dia a dia urbano e escapadas nos fins de semana. A linha 2026 também traz outra novidade importante: nova versão Dark Edition do Basalt, seu SUV Coupé compacto, que chega para assumir o posto de topo de gama da linha, com acabamento exclusivo, detalhes esportivos e o já conhecido motor Turbo 200, de até 130 cv, para reforçar a competitividade do modelo no concorrido segmento B-SUV.

Com pneus de uso misto, o Citroën C3 XTR tem pegada aventureira – Foto: Pedro Bicudo

Identidade visual aventureira

Os novos C3 XTR e Aircross XTR 7 trazem uma série de elementos que reforçam o apelo aventureiro. Ambos contam com adesivos exclusivos no capô e coluna C, detalhes em preto brilhante, chevrons dianteiros escurecidos, rodas de liga leve escurecidas e o emblema XTR em destaque.

As versões XTR têm adesivos exclusivos no capô e na coluna C – Foto: Pedro Bicudo

A cor Light Green, usada em contrastes e costuras internas, simboliza a proposta de contato com a natureza. O tom também aparece no detalhe da letra “X” do emblema. Para o lançamento, o Aircross XTR 7 chega na cor Branco Banquise com teto preto, enquanto o C3 XTR estreia em Cinza Artense, também com teto preto.

Painel do Citroën C3 XTR ganhou acabamento com costuras na cor verde – Foto: Pedro Bicudo

Interior refinado

Por dentro, a Citroën apostou em um acabamento mais sofisticado. Bancos, volante, painel e apoios de braço receberam revestimento premium com costuras na cor Light Green, contrastando com o interior escurecido.

A central multimídia Citroën Connect de 10,25 polegadas ganhou moldura ultrafina em preto brilhante e mantém conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, os modelos oferecem mais entradas USB, incluindo opções do tipo C para as fileiras traseiras — com destaque para o Aircross XTR 7, que adiciona uma porta USB exclusiva para a terceira fileira.

Na traseira do Citroën C3 XTR, destaque para o duplo chevron na cor preta – Foto: Pedro Bicudo

Versões e mecânica

Apesar de compartilharem o visual XTR, os modelos se posicionam em categorias distintas.

C3 XTR: hatch com atitude SUV, é equipado com motor 1.0 Firefly de até 75 cv, câmbio manual e se posiciona como topo de linha dentro da gama 1.0.

Aircross XTR 7: SUV compacto de sete lugares, traz motor 1.0 Turbo 200 de até 130 cv, câmbio automático CVT com sete marchas simuladas e modo Sport. A versão se coloca como a mais equipada da linha Aircross.

A tela da central multimídia do Citroën Aircross XTR tem borda ultrafina – Foto: Pedro Bicudo

Tanto o Citroën C3 XTR quanto o Citrën Aircross XTR utilizam pneus de uso misto da linha Pirelli Scorpion: ATR (de 15 polegadas) no C3 e HT (de 17 polegadas) no Aircross, garantindo desempenho tanto no asfalto quanto em pisos de terra ou cascalho.

Preços e equipamentos

A Citroën manteve a proposta de oferecer pacotes completos de tecnologia e conforto. Entre os destaques estão câmera de ré, ar-condicionado digital, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro (no Aircross), pedaleiras cromadas e assistente de partida em rampa.

Citroën C3 XTR 1.0 Firefly – R$ 88.990

Citroën Aircross XTR 7 Turbo 200 CVT – R$ 129.990

Debaixo do capô do Citroën Aircross XTR está o motor turbo T200 – Foto: Pedro Bicudo

A palavra da marca

Segundo Felipe Daemon, vice-presidente da Citroën para a América do Sul, a novidade reforça a estratégia da marca. “Com a chegada da versão XTR, a Citroën reforça seu compromisso em oferecer veículos que unem acessibilidade, robustez e conforto, entregando um pacote completo para quem busca um carro versátil, equipado e acessível”, ressalta.

O estilo escurecido do Basalt Dark Edition

Rodas na cor preta realçam a espotividade do Citroën Basalt Dark Edition – Foto: Pedro Bicudo

A Dark Edition traz elementos exclusivos que reforçam a identidade urbana e esportiva do Basalt. Entre os destaques estão as rodas de liga leve de 16” pintadas em preto, pedaleiras esportivas, soleiras personalizadas e emblemas escurecidos.

Na traseira, o aerofólio recebe acabamento no tom Andre Red — homenagem a André Citroën, fundador da marca — que garante personalidade e diferenciação. A carroceria pode ser pintada na cor exclusiva Cinza Sting Gray com teto preto, além das opções Preto Perla Nera e Cinza Grafito, sempre com teto contrastante.

O aerofólio traseiro do Citroën Dark Edition ganhou detalhe em vermelho – Foto: Pedro Bicudo

Interior escurecido e tecnológico

O ambiente interno segue o conceito da versão, com acabamento totalmente escurecido, bancos em tecido premium preto com costuras vermelhas, volante revestido em material premium e tapetes exclusivos. O câmbio e os porta-objetos também trazem detalhes em preto brilhante.

Em termos de tecnologia, o SUV vem equipado com painel de instrumentos digital TFT de 7” e central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25”, agora com bordas ultrafinas em preto brilhante. O sistema oferece espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, além de seis alto-falantes. Para maior comodidade, há porta USB tipo A no painel, tomada 12V e duas entradas USB tipo C de carregamento rápido para a segunda fileira.

Interior escurecido mantém a pegada esportiva do Citroën Basalt Dark Edition – Foto: Pedro Bicudo

Desempenho de destaque na categoria

Sob o capô, o Basalt Dark Edition mantém o motor 1.0 Turbo 200, que entrega até 130 cv de potência e 200 Nm de torque, associado ao câmbio automático CVT de sete marchas simuladas, com três modos de condução. Segundo a marca, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos com etanol e em 10 segundos com gasolina.

A tecnologia Multiair III, que ajusta em tempo real a abertura e o tempo das válvulas de admissão, garante mais eficiência e melhor resposta em diferentes situações de uso.

Bancos dianteiros do Citroën Basalt Dark Ediition têm detalhes na cor vermelha – Foto: Pedro Bicudo

Espaço interno e versatilidade

Com 2,64 metros de entre-eixos e porta-malas de 490 litros, o Basalt mantém como diferenciais o amplo espaço interno e a praticidade para o uso familiar. Os bancos traseiros contam com apoio de cabeça para todos os ocupantes, fixação ISOFIX e TOP TETHER, além de serem rebatíveis.

Pedaleira esportiva faz parte do pacote esportivo do Citroën Basalt Dark Edition – Foto: Pedro Bicudo

Preço e equipamentos

O Citroën Basalt Dark Edition chega às concessionárias por R$ 114.990, oferecendo de série itens como ar-condicionado digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de velocidade, DRL em LED e monitoramento de pressão dos pneus (iTPMS).

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Pedro Bicudo/Citroën/Divulgação

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