Nissan Kicks Sense 2026 é de entrada, mas quer ser intermediária

Avaliamos o Nissan Kicks Sense, a versão de entrada da nova geração do SUV da Nissan, que chegou totalmente renovada. A começar pelo estilo, que ficou bem mais moderno e com linhas bem equilibradas. Construída sobre a plataforma CMF-B, a nova geração cresceu em dimensões, incorporou motor turbo e ganhou um pacote tecnológico que até pouco tempo era restrito às versões mais caras. Nós testamos o Nissan Kicks Sense, a versão de entrada que custa R$ 164.990 (com condições especiais para PCD), mas que entrega mais do que um SUV básico costuma oferecer. Entre os pontos positivos, também vale destacar o amplo espaço interno, tanto para ocupantes quanto para bagagens; o baixo nível de consumo; e o pacote de segurança, que inclui controle automático de velocidade adaptativo. Por outro lado, peca em alguns detalhes, como no acabamento interno e na falta de saída de ar para os passageiros do banco traseiro.

Na frente do Nissan Kicks Sense, destaque para a grade em três barras – Foto: Eduardo Aquino

Visual discreto, mas atualizado

O design do novo Nissan Kicks é claramente mais robusto e alinhado à linguagem global da Nissan. A frente exibe grade ampla com detalhes em preto e faróis full LED afilados. Na traseira, lanternas interligadas por uma barra escurecida reforçam a sensação de largura, enquanto as rodas de liga leve aro 17 dão um toque esportivo — algo incomum entre versões básicas. O resultado é um SUV de aparência sofisticada, que não denuncia ser a configuração de entrada.

Coberturas nos para-lamas na cor preta marcam o perfil do Nissan Kicks Sense – Foto: Eduardo Aquino

Espaço do Nissan Kicks Sense

Em termos de dimensões espaço, o Nissan Kicks Sense tem 4,37 m de comprimento, 2,66 m de entre-eixos e 1,80 m de largura. Na prática, o espaço traseiro é ligeiramente maior que o da geração anterior, mas o destaque vai para o porta-malas de 470 litros, um dos maiores do segmento.

Há ainda duas portas USB-C para os passageiros do banco traseiro, que desfrutam de um espaço bastante confortável para as pernas e ombros. Mas, para completar o pacote de conforto no banco de trás, ficou faltando a saída de ar do ar-condicionado.

Painel emborrachado melhora impressão do acabamento do Nissan Kicks Sense – Foto: Eduardo Aquino

Bom nível de equipamentos

O Nissan Kicks Sense surpreende pelo pacote de equipamentos. Traz seis airbags, controle de estabilidade, alerta de saída de faixa com correção ativa, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

No dia a dia, agrada a comodidade da chave presencial, partida por botão, faróis automáticos e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.

A central multimídia tem tela sensível de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, que facilita bastante a vida do motorista. Embora misture um display digital de sete polegadas com outro analógico mais simples, o quadro de instrumentos possibilita boa visualização.

Uma barra na cor preta “une” as lanternas traseiras do Nissan Kicks Sense – Foto: Eduardo Aquino

Fôlego do Nissan Kicks Sense

A grande novidade mecânica do Nissan Kicks Sense é o motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Em ambiente urbano, o conjunto mostra agilidade: arrancadas rápidas e retomadas suficientes para enfrentar o trânsito com confiança. O câmbio tem trocas suaves, mas as relações curtas fazem o motor girar mais alto em velocidades moderadas.

Na estrada, porém, o peso maior do Kicks (1.366 quilos) cobra seu preço: as ultrapassagens exigem mais planejamento e as respostas acima de 110 km/h perdem um pouco de fôlego.

Multimídia do Nissan Kicks Sense tem tela sensível de 12,3 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Consumo equilibrado

Rodando com o Nissan Kicks Sense com gasolina e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias de 12,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada. Os números colocam o SUV entre os mais econômicos do segmento no uso urbano, embora na rodovia fique apenas na média.

Nissan Kicks Sense oferece um amplo espaço no banco traseiro – Foto: Eduardo Aquino

Acabamento do Nissan Kicks Sense

Se por fora e em equipamentos o Nissan Kicks Sense parece intermediário, por dentro ele lembra mais que é a versão básica. O painel frontal até conta com faixa emborrachada, mas as portas traseiras e apoios de braço têm plástico rígido. O volante tem textura áspera e os bancos usam tecido simples, mas de bom gosto e compatível com nosso clima tropical.

Com 470 litros de capacidade, porta-malas do Nissan Kicks Sense é destaque – Foto: Eduardo Aquino

Impressões ao volante

O Nissan Kicks Sense tem foco no conforto. A direção é leve, a suspensão absorve bem as irregularidades e o isolamento acústico evoluiu. O SUV transmite segurança e neutralidade em curvas, sem pretensão esportiva. Para uso urbano, é um dos mais agradáveis de guiar entre os compactos; na estrada, o motorista deve manter o pé leve para extrair consumo e desempenho equilibrados.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

A inscrição 220T na traseira do Nissan Kicks Sense se refere do toque – Foto: Eduardo Aquino

Pontos Positivos

Pacote de segurança completo com seis airbags e ACC

Porta-malas de 470 litros e bom espaço interno

Central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio

Consumo urbano acima da média

Visual moderno e rodas de 17 polegadas de série

Pontos Negativos

Acabamento interno simples

Desempenho limitado em estrada

Falta de saídas de ar para o banco traseiro

Motor 1.0 Turbo do Nissan Kicks Sense gera 125cv de potência – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo e injeção direta de combustível, flex, que gera potência de 125cv a 5.000rpm e torque 22,4kgm a 2.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,36m; largura, 1,80m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,66m

Altura livre do solo – 20cm

Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17

Porta-malas – 470 litros

Tanque – 48 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.366 quilos

Rodas de 17 polegadas do Nissan Kicks Sense tem acabamento diamantado – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Sensor crepuscular, aletas para troca de marchas no volante, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), bancos com revestimento em tecido, bancos dianteiros e traseiros com tecnologia Zero Gravity, faróis com regulagem elétrica de altura, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, portas USB tipo C dianteiras (2) e traseiras (2), seletor da transmissão por botões (E-Shifter), seletor de modo de condução (Normal, ECO, Sport), Tag SEM PARAR instalada, tomada de 12V no console central, volante com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional, tapete de Borracha, antena estilo “shark”, maçanetas externas na cor do veículo, lanternas traseiras em LED, retrovisores externos na cor Preto Premium, faróis Full LED, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alerta avançado de colisão frontal, alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem e detecção de pedestre, alerta de objetos no banco traseiro, assistente inteligente de frenagem traseira com detecção de pedestres, alerta inteligente de atenção do motorista, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo de velocidade e distância, controles de tração e estabilidade, controle inteligente em curvas, faróis com ajuste inteligente de altura e intensidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, freio eletrônico de estacionamento com “Auto Hold”, luzes de condução diurna em LED, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa e multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 12.3 polegadas, portas USB tipo C (2), Bluetooth e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Preço – R$ 164.990,00.

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.