A pitada de esportividade do Nissan Versa SR

Andamos no Nissan Versa SR, que é uma opção intermediária do sedã compacto e que tem uma pegada mais esportiva no visual. Suas linhas conseguem mesclar elegância e esportividade num conjunto estilístico bem equilibrado na dianteira, traseira e laterais, que se destacam ainda mais na nova cor da carroceira, o Cinza Lunar. Mantendo uma de suas características principais, que é o amplo espaço interno, o sedã proporciona muito conforto para quatro adultos, incluindo aqueles de estatura mais elevada; e um porta-malas com capacidade suficiente para uma longa viagem de férias (aqui vale ressaltar a chamada Tecnologia Zero Gravity do banco do motorista, que é muito eficiente para proporcionar conforto em viagens longas. Outros pontos de destaque no Nissan Versa SR são a lista de equipamentos de conforto e segurança. O conjunto motor 1.6 aspirado e câmbio automático do tipo CVT é mais voltado para a economia.

Na frente do Nissan Versa SR, destaque para a grade em preto brilhante – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a enorme grade frontal em “V” na cor preto brilhante e com detalhes pontilhados em metal nas laterais e que abriga a sigla SR da versão; para os faróis halogênios e para os faróis de neblina em baixo no para-choque.

Linha de cintura alta

De perfil, chamam a atenção a linha de cintura alta, a curvatura do teto bem ao estilo cupê, o desenho bem elegante das rodas de liga de 16 polegadas com acabamento diamantado e na cor preta e as maçanetas na cor da carroceria.

O sedã Nissan Versa SR tem teto em curva, bem ao estilo cupê – Foto: Eduardo Aquino

A elegância e esportividade continuam na traseira, com as lanternas em LED, lentes escurecidas e em formato de flecha; um pequeno ressalto na tampa traseira, onde está estampada a sigla SR e a parte de baixo do para-choque na cor preta.

Espaço do Nissan Versa SR

Com entre-eixos de 2,62m, o Nissan Versa SR proporciona um amplo espaço interno, acomodando com conforto quatro adultos e uma criança, já que, quem senta no meio do banco traseiro, é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto.

Assim como na dianteira do Nissan Versa SR, a traseira tem a sigla SR na tampa – Foto: Eduardo Aquino

Em uma viagem longa que fizemos com o sedã, foi possível comprovar a eficiência da tecnologia que a Nissan chama de “gravidade zero” presente no banco do motorista, apoiando bem o corpo e reduzindo o nível de cansaço.

Porta-malas generoso

O espaço para as bagagens também é generoso no porta-malas, que tem capacidade para 482 litros, suficientes para uma longa viagem de férias. Capacidade que pode ser ampliada e flexibilizada com rebatimento (total ou em 60/40) do banco traseiro.

Volante do Nissan Versa SR tem base achatada e é multifuncional – Foto: Eduardo Aquino

Bancos forrados em tecido com detalhes na cor laranja, volante com forração em couro e console e saídas de ar na cor preto brilhante dão ao ambiente uma boa impressão de acabamento interno e um toque de esportividade ao interior do Nissan Versa SR.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajuste manual de altura do seu banco e regulagem em altura e distância da coluna de direção. De base achatada, que melhora o espaço para as pernas, o volante tem boa pega e é multifuncional.

Detalhes na cor laranja dão esportividade ao interior do Nissan Versa SR – Foto: Eduardo Aquino

Com tela sensível ao toque e colorida de sete polegadas, localizada no centro do painel, numa posição de fácil visualização, o sistema multimídia Nissan Connect (compatível com Apple CarPlay, Android Auto) é bem intuitivo e fácil de operar.

Conforto do Nissan Versa SR

Alguns equipamentos facilitam a vida a bordo do motorista e passageiros do Nissan Versa SR, como o carregador de celular por indução, o ar-condicionado,o controle automático de velocidade (comando no volante) e as portas USB dianteira e traseira.

Visão 360°, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa e uma boa calibragem da assistência elétrica da direção ajudam o motorista a manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas e em subida.

Painel do Nissan Versa SR mistura instrumentos digital e analógico – Foto: Eduardo Aquino

O Nissan Versa SR traz alguns itens importantes para a segurança, como seis airbags, alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e sinal de parada de emergência.

Analógico e digital

Misturando mostradores analógico (velocímetro) e digitais (todas as outras informações), o quadro de instrumentos tem tela de TFT de sete polegadas, de fácil visualização, onde são exibidas as principais informações, incluindo as do computador de bordo.]

Banco traseiro do Nissan Versa SR tem bom espaço para as pernas – Foto: Eduardo Aquino

Desenvolvendo 113cv quando abastecido com etanol, o motor 1.6 aspirado tem concepção moderna, com bloco em alumínio e distribuição por corrente, e seu desempenho é mais voltado para a economia.

Consumo do Nissan Versa SR

Rodando apenas com gasolina no tanque do Nissan Versa SR, somente o motorista e o ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias de 10,4km/l num trânsito urbano bem congestionado e de 15,3km/l na estrada.

Porta-malas do Nissan Versa SR tem bom acesso e capacidade para 482 litros – Foto: Eduardo Aquino

O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável), com seis marchas simuladas, e também trabalha para o baixo nível de consumo. No modo Sport, o motorista consegue uma performance melhor nas acelerações e retomadas de velocidade.

Com sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, o conjunto de suspensão consegue filtrar bem as imperfeições do piso, cumprindo bem o papel da proposta de um sedã familiar; e ao mesmo tempo garantir uma boa estabilidade no geral.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor 1.6 do Nissan Versa SR gera potência de 113cv quando se usa etanol – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, 1.6, aspirado, flex, que gera potências de 110cv (gasolina) e de 113cv (etanol) a 5.000rpm e torques de 15,2kgfm (gasolina) e de 15,3kgfm (etanol) a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT, com seis marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,49m; largura, 1,74m; altura, 1,46m; e entre-eixos, 2,62m

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16

Freios – Discos ventilados nas quatro rodas

Porta-malas – 482 litros

Tanque – 41 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.122 quilos

Rodas de 16 polegadas do Nissan Versa SR tem acabamento diamantado – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Visão 360° inteligente e detecção de objetos em movimento, seis airbags, multimídia Nissan Connect com tela colorida de sete polegadas (Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth e conector USB), design interior exclusivo SR, exterior com detalhes únicos SR, rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas, tecido preto com detalhes em laranja, acabamento de tecido nos bancos com detalhes em laranja, acabamento do painel e portas com costuras em laranja, acendimento inteligente dos faróis, ar-condicionado, bancos dianteiros com Tecnologia Zero Gravity, bancos dianteiros com regulagem manual de altura, banco traseiro bipartido 60/40, rebatível, carregador de celular sem fio, controle automático de velocidade com comando no volante, computador de bordo, quadro de instrumentos multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções, porta USB dianteira, retrovisores externos com indicadores de direção, volante com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional, acabamento prata na manopla, aerofólio traseiro, emblema SR na grade frontal e na traseira do veículo, faróis halogênios, grade frontal escurecida, maçanetas externas na cor do veículo, para-choques na cor do veículo, alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, luzes de condução diurna (DTRL), sensor de estacionamento traseiro, sinal de parada de emergência e assistente de partida em rampa.

Preços – R$ 125.190. Com pintura na cor Cinza Lunar (R$ 2.000,00), sobe para R$127.190.

Uma resposta

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.