A Hyundai reuniu ontem em São Paulo jornalistas do setor automotivo do Brasil inteiro para anunciar as novidades que desembarcam por aqui este ano e nos próximos anos. As novidades vão desde o caminhão leve HR até o sofisticado e luxuoso SUV Palisade, na versão de oito lugares; passando pelo crossover 100% elétrico Ioniq 5, o completamente renovado SUV Santa Fe, o Kona (tanto na versão elétrica quanto híbrida) e novo SUV Tucson, produzido na fábrica de Anápolis (GO). É mais uma ação estratégica para alavancar as vendas no mercado brasileiro da Hyundai, que anunciou recentemente um acordo com o grupo CAOA para atualização da parceria entre as duas empresas. Os novos modelos HR e Tucson já estão à venda; Palisade e Ioniq chegam no segundo semestre deste ano e Santa Fe e Kona devem chegar ao Brasil em breve.
Durante a apresentação ontem em São Paulo, o presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul, disse que Todo o portfólio global da Hyundai terá sua comercialização no Brasil agilizada, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo. Com isso, vamos promover de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade uma vez que diversas soluções de mobilidade inteligente também estão sendo consideradas”.
O presidente acrescentou que a Hyundai terá para o Brasil, já este ano, “uma oferta de produtos que vai do HB20 ao Palisade, incluindo opções eletrificadas como o IONIQ 5. Também voltaremos a atuar fortemente nos veículos comerciais com um modelo que foi um grande campeão de vendas em sua categoria, o HR. E o consumidor encontrará todos os modelos nas 250 lojas de nossa rede unificada”.
Além da importação, o novo modelo de negócio para a marca Hyundai no Brasil compreende a produção de veículos em Piracicaba (SP) pela Hyundai e a produção de veículos em Anápolis (GO) pela CAOA.
Hyundai Tucson atualizado
Na fábrica paulista, seguem sendo produzidos a família HB20 e o SUV CRETA. No estado goiano, a CAOA retomará a produção de uma versão nacional atualizada do SUV Tucson e o caminhão HR, também atualizado.
As capacidades de produção das duas fábricas serão utilizadas estrategicamente para melhor atender a demanda do mercado nacional e internacional.
Produção em Anápolis
A versão atualizada do SUV Tucson nacional já começa a ser vendida neste segundo trimestre, com novo pacote de itens de conforto e conveniência em uma única opção de configuração.
O caminhão HR também tem início das vendas no segundo trimestre e virá em uma única configuração. Ioniq 5 e Palisade terão campanha de pré-venda prevista para o começo do segundo semestre. Preços serão informados mais adiante.
Leia mais: Rampage Laramie Diesel
Leia mais: Porsche com arte
Leia mais: Nissan Versa Exclusive
Leia mais: Renault Megane E-Tech
Leia mais: GWM Ora 3 GT
Detalhando as novidades
Ioniq 5 – O modelo, usa a plataforma global de veículos elétricos da Hyundai E-GMP, chega com algumas boas credenciais: em 2022, foi eleito “Carro Mundial do Ano”, “Carro Elétrico Mundial do Ano” e “Melhor Design de Carro Mundial do Ano”.
O modelo tem pacote de baterias de 72,6 kWh, potência de 305cv, torque de 61,7kgfm e autonomia chega a 500 km no ciclo WLTP. O Ioniq possui carregamento ultrarrápido e sistema Vehicle-to-Load (V2L), que permite funcionar, por exemplo, outros dispositivos de uso doméstico, com a mesma voltagem residencial (110v ou 220v).
Palisade – É um SUV de alto luxo (o mais sofisticado da marca no Brasil), que é equipado com motor V6 3.8 de 295cv e 36,1kgfm de torque, sempre com câmbio automático de oito marchas.
Na configuração importada para o Brasil, será o único SUV de 8 lugares no mercado. Com design robusto, traz interior com excelente acabamento e recursos premium, como o Ergo Motion Seat, que massageia e ajusta a postura do condutor, e o Remote Smart Parking Drive, com o qual é possível manobrar o carro em espaços apertados estando fora do veículo.
Santa Fe – Com linhas mais quadradas, musculosas e ousadas, o novo SUV de sete lugares tem 4,83m de comprimento e 2,81m de entre-eixos, que possibilita um amplo espaço interno. Com isso, a segunda e a terceira fila de bancos podem ser totalmente rebatidas, possibilitando uma capacidade volumétrica que pode chegar a 1.275 litros.
Três opções de motor
A Hyundai ainda não definiu qual motorização para o Santa Fe, que tem três opções de motor fora do Brasil: 2.5 aspirado de quatro cilindros, a gasolina, que gera 192cv de potência; 2.5 turbo, a gasolina, que desenvolve 278cv; ou motorização híbrida, que conjuga um motor 1.6 turbo e outro elétrico, que, juntos, geram 235cv de potência e 37kgfm de torque.
Kona – Trata-se da segunda geração do modelo que já é vendido no Brasil. As linhas são mais futuristas, com destaque para a barra de LED de um lado a outro na frente do carro. A motorização é híbrida, juntando um motor 1.6 a gasolina e outro elétrico, gerando juntos 140cv de potência e 27kgfm de torque.
Tucson – Produzido na planta de Anápolis (GO), o SUV teve seu design exterior atualizado e conta agora com botão de partida (Start/Stop), acesso ao veículo sem uso de chave (Smart Entry), ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, ar-condicionado Dual Zone, central de entretenimento com tela touch de sete polegadas, conectividade Android Auto e Carplay e Bluetoth, carregador de celular por indução, sensor crepuscular, retrovisores externos com desembaçador, controles de tração e estabilidade e monitoramento de pressão dos pneus.
Caminhão HR – Também produzido em Anápolis (GO), o caminhão leve ganhou seleção de tração 2WD/4WD e adequação aos níveis de emissões determinados pelo Proconve L7. O modelo tem capacidade de carga de 2.004 kg e é equipado com motor 2.5 litros Turbo Diesel, combinado ao câmbio manual de seis marchas, que gera 130cv de potência e 26kgfm de torque máximo.
Texto: Eduardo Aquino (*)
Fotos: Hyundai/Divulgação
(*) Jornalista viajou a São Paulo a convite da Hyundai.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)