Andamos numa das versões mais básicas do novo compacto da Ford, que mudou pouco no visual externo: para-choques redesenhados e com novos detalhes, faróis com máscara negra e calotas reestilizadas. Mas os principais atrativos são o bom fôlego e a economia do motor 1.0 de três cilindros, o câmbio com bom engates e bem escalonado e a suspensão que equilibra bem conforto e estabilidade.
Como todo carro básico, o acabamento não é destaque, mas o pequeno Ka tem plásticos bem montados, que deixam uma boa impressão; tecido de toque agradável e compatível com o nosso clima tropical e um providencial suporte no alto do painel para colocar o celular em posição de seguir os caminhos indicados pelo aplicativo Waze.
Quatro adultos
O espaço interno também é bem razoável para um carro com dimensões tão compactas, acomodando quatro adultos com certo conforto. Falta apenas um pouco mais de apoio para as pernas de pessoas com estatura um pouco mais elevada nos bancos dianteiros. O porta-malas é um pouco limitado, mas acomoda bem a bagagem de uma viagem curta de férias.
A ergonomia do painel é boa, os comandos estão bem posicionados, o volante tem boa pega e o quadro de instrumentos possibilita boa visualização. Com ajuste de altura do banco do motorista e da coluna de direção, o motorista encontra facilmente uma boa posição de dirigir.
Pacote de segurança
Para um carro básico, o pacote de segurança é bom, incluindo sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e cinto de três pontos e apoio de cabeça para quem senta no meio do banco traseiro. A lista de itens de série inclui também o bastante útil computador de bordo (consumo, autonomia etc.) e indicador de troca de marcha no painel.
Mas um dos principais atrativos do compacto da Ford está debaixo do capô e pode surpreender quem torce o nariz quando ouve: “motor 1.0 de três cilindros sem turbo”. Com comando de válvulas duplo com variador de fase na admissão e escape e uma taxa elevada de compressão, o propulsor tem bom fôlego já em baixas rotações, conciliando boa performance (para um motor desse porte) com baixo consumo de combustível.
Bem escalonado
O motor é ajudado pelo câmbio, que tem bom engates e relações de marchas bem escalonadas. A assistência elétrica da direção também está bem calibrada, ajudando bastante nas manobras e apresentando um “bom peso” em velocidades mais altas.
A suspensão permite abusar um pouco do “Kazinho” nas curvas mais fechadas e consegue, por outro lado, filtrar um pouco das imperfeições do piso. Por outro lado, o nível de ruídos interno incomoda em calçamentos. Para finalizar, vela a pena pagar mais R$ 2.500,00 para ter a versão SE Plus, que vem com a central multimídia Sync 3, que é bem completa e deixa o motorista mais conectado.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 1.0, flex, que gera potências de 80cv (gasolina) e 85cv (etanol) a 6.500rpm e torques de 10,2kgfm (gasolina) e 10,7kgfm (etanol) a 3.500rpm
Câmbio – Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Direção – Assistência elétrica
Dimensões – Comprimento, 3,94m; largura, 1,70m; altura, 1,52m; e entre-eixos, 2,49m
Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas e pneus – De aço de 14 polegadas, calçadas com pneus 175/65 R14
Porta-malas – 257 litros
Tanque – 51 litros
Peso – 1.037 quilos
Principais equipamentos – Abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista e coluna de direção, apoio de cabeça traseiros central, ar-condicionado, banco traseiro bipartido 60/40, cintos de segurança traseiro central de 3 pontos, computador de bordo, direção elétrica, faróis dianteiros escurecidos, Ford Easy-Start, indicador de troca de marcha no painel, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, limpador e desembaçador do vidro traseiro, maçanetas e espelhos retrovisores externos na cor do veículo, sistema My Connection com Comandos de Voz e My Ford Dock, trava elétrica das portas com controle remoto e vidros elétricos dianteiros um toque p/ baixo/cima (motorista).
Preços – R$ 46.490. Com pintura perolizada, R$ 47.840.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews