Novo Kicks chega com motor turbo e muita tecnologia

A Nissan apresentou o novo Kicks 2025, SUV produzido no Brasil que estreia um conjunto mecânico inédito para o modelo: motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta e câmbio de dupla embreagem (DCT) de seis marchas. Fabricado no Complexo Industrial de Resende (RJ), o utilitário-esportivo chega às lojas a partir de 3 de julho em quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum.

A grade na cor preta com linhas horizontais é destaque no novo Nissan Kicks – Foto: Eduardo Aquino

Novo conjunto mecânico

O principal destaque técnico do novo Nissan Kicks é o novo motor 1.0 turbo com até 125 cv de potência (etanol) e 22,4 kgfm de torque. Com gasolina, os números são 120 cv e 20,4 kgfm. A transmissão automatizada de dupla embreagem, com banho de óleo, promete respostas rápidas e melhor aproveitamento de torque. Há ainda sistema Start/Stop para reduzir o consumo em paradas.

O novo câmbio dispensa alavanca convencional e adota o seletor eletrônico e-Shifter, com comandos por botões. Na versão Platinum, o modelo traz ainda paddle shifts para trocas manuais no volante.

A plataforma do novo Nissan Kicks é a mesma utilizada no modelo Juke – Foto: Eduardo Aquino

Dimensões e espaço interno

Com 2,65 metros de entre-eixos, o Nissan Kicks passa a oferecer um dos maiores espaços internos do segmento. O porta-malas tem 470 litros, também uma das maiores capacidades da categoria. O interior foi redesenhado com painéis de 7 ou 12,3 polegadas, dependendo da versão.

Entre os itens de conforto estão o teto solar panorâmico (Platinum), carregador de celular por indução (a partir da Advance) e sistema de som Bose com alto-falantes nos apoios de cabeça nas versões superiores.

A versão topo de linha do novo Kicks tem duas telas de 12,3 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Conectividade e equipamentos

O novo sistema multimídia do Nissan Kicks oferece integração com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de permitir a personalização de perfis de usuário. O SUV traz ainda quatro entradas USB-C, duas dianteiras e duas traseiras.

A partir da versão Advance, o modelo recebe o Flexible Board, um divisor para o porta-malas que amplia a versatilidade no transporte de bagagens.

As linhas da traseira do novo Nissan Kicks têm muita personalidade – Foto: Eduardo Aquino

Segurança e assistências à condução

A estrutura do novo Nissan Kicks adota a plataforma CMF-B High Spec, a mesma usada no Nissan Juke europeu, com maior rigidez torcional. O modelo passa a contar com até 23 assistentes de segurança ativa e passiva, dependendo da configuração.

Entre os recursos disponíveis estão:

  • Frenagem automática de emergência com detecção de pedestres (dianteira e traseira)
  • Monitoramento de ponto cego com intervenção
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ICC)
  • Assistente de centralização em faixa (LKA)
  • Visão 360º com detector de objetos em movimento
  • Seis airbags e fixação Isofix para cadeirinhas
  • Sistema ProPILOT de condução semiautônoma nível 2 (Platinum)
O bom entre-eixos do novo Kicks permite bom espaço no banco traseiro – Foto: Eduardo Aquino

Outra novidade é o alerta de objetos esquecidos no banco traseiro, item de série em todas as versões.

O Chairman da Nissan Américas, Christian Meunier, está confiante no sucesso do novo modelo. “Tenho certeza de que o novo Nissan Kicks trará um grande impulso para a nossa marca no mercado brasileiro, assim como em todos os outros lugares onde foi lançado. Será um verdadeiro sucesso aqui no Brasil. É um SUV super bem projetado, com tecnologia avançada, e tenho certeza de que as pessoas vão adorar!”, afirmou.

Entre os destaques do novo Nissan Kicks, está o porta-malas de 470 litros – Foto: Eduardo Aquino

Como tivemos apenas um primeiro contato com o novo Nissan Kicks, por ruas e estradas no interior de São Paulo, ainda não foi possível uma avaliação mais rigorosa. Mas pudemos sentir o comportamento mais ágil em relação à geração anterior proporcionado pelo motor turbo, as trocas de marcha sem trancos do câmbio de dupla embreagem, os bons acertos de direção e suspensão, constatar um bom nível de acabamento para um carro desse segmento, o amplo espaço interno e um pouco da segurança e conforto oferecidos pelos sistemas de assistência à condução semiautônoma.

Mas o fato é que o Nissan Kicks melhorou, e melhorou muito em vários aspectos em relação à geração anterior, cujas linhas estavam ficando ultrapassadas e cujo desempenho era motivo de muitas críticas. Resta saber como o novo modelo vai se sair diante de uma forte concorrência dos SUV’s desse segmento no mercado brasileiro, incluindo os chineses, que vêm ganhando muito espaço. Mas, o novo Nissan tem bons argumentos.    

Texto e fotos: Eduardo Aquino (*)

(*) Jornalista viajou a São Paulo a convite da Nissan do Brasil.

Debaixo do capô do novo Nissan Kicks está o motor 1.0 turbo de 125cv – Foto: Eduardo Aquino

Preços e versões

O novo Nissan Kicks terá os seguintes preços sugeridos:

  • Sense – R$ 164.990 (R$ 159.990 no lançamento)
  • Advance – R$ 175.990 (R$ 169.990 no lançamento)
  • Exclusive – R$ 182.490 (R$ 177.990 no lançamento)
  • Platinum – R$ 199.000 (com condição especial de lançamento: taxa zero, 65% de entrada e saldo em 18 vezes)

A pré-venda da versão Platinum já começou pelo site oficial da Nissan https://www.nissan.com.br/veiculos/modelos/pre-venda-novo-kicks.html

Na versão Advance do novo Nissan Kicks, as rodas são de 17 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.