Essa foi a primeira pergunta no primeiro contato que tivemos com a versão Hybrid do Ford Fusion que avaliamos, pois, no modo elétrico ao dar a partida por um botão no painel, ele não emite nenhum ruído. Conjugando gasolina e eletricidade, o sedã é muito econômico, passando dos 16km/l na cidade, e tem um pacote tecnológico de fazer inveja.
Por fora, a versão Hybrid é idêntica à Titanium, topo de linha do sedã, a não ser pela inscrição nas portas dianteiras e tampa do porta-malas. Mas, por dentro, ela tem algumas particularidades. Uma delas é o quadro de instrumentos digital, que pode ser configurado. Do lado esquerdo, ele informa como está funcionando o sistema híbrido, indicando quando a bateria está sendo carregada (em frenagens, desacelerações e descidas), quando o carro está funcionando no modo elétrico, nos dois ou apenas a gasolina.
O sistema híbrido combina um motor 2.0 a gasolina com outro elétrico, alimentado por uma bateria de íons de lítio (com garantia de 8 anos). O dois são gerenciados por um câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável) e juntos geram 190cv. O desempenho fica um pouco abaixo das outras versões (SEL e Titanium, cujo 2.0 rende 248cv), mas não decepciona, principalmente quando se desliga a função ECO. Em compensação, o Hybrid é imbatível no consumo, principalmente no trânsito urbano, onde passa dos 16km/l.
O sistema é também inteligente, pois, com o chamado EV+, ele reconhece os destinos mais frequentes por meio dos trajetos configurados pelo motorista no GPS do carro e prioriza o uso do motor elétrico para economizar combustível. Outro item que ajuda bastante na redução do consumo é o controle automático de velocidade adaptativo com sistema “stop and go”, que desliga o motor durante as paradas. A ajuda de para-brisa e vidros laterais dianteiros acústicos, proporciona um impressionante baixo nível de ruído a bordo, mesmo no modo a gasolina e a plena aceleração.
O espaço interno é o mesmo das outras versões, oferecendo conforto para cinco adultos. Mas, na versão híbrida, a bateria abocanhou um pedaço do porta-malas (o volume caiu para 392 litros) e impediu o uso do estepe normal (no lugar, o motorista encontra um kit de reparo, com compressor etc.). A conectividade inclui a última geração do SYNC 3, compatível os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que traz tela de 8 polegadas, comandos de voz (para as funções de telefone, navegação, música, climatização, mensagens de voz e aplicativos), sistema de som premium da Sony e Assistência de Emergência, que liga para o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível (por meio de um celular pareado).
Aliás, o pacote de itens de segurança é digno de elogio: cintos laterais traseiros infláveis (exclusivo do Fusion), oito airbags, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, controles de tração e estabilidade, alerta de ponto cego e permanência em faixa, sensor de fadiga, monitoramento 360 graus, alerta de tráfego cruzado, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, farol alto automático, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, monitoramento individual de pressão dos pneus e câmera de ré de alta resolução.
Em termos de conforto, também há muitos mimos para motorista e passageiros: sensor de chuva, ar-condicionado de dupla zona, chave com sensor de presença e acesso inteligente Ford Power, partida remota, teto solar, estacionamento automático de segunda geração para vagas paralelas e perpendiculares e sistema de climatização dos bancos dianteiros (esquenta ou esfria). A direção está muito bem calibrada para manobras e velocidades mais elevadas e a suspensão privilegia o conforto.
Preço: A versão Hybrid tem preço sugerido de R$ 165.000.
Ficha Técnica
Motor – Conjunto une um 2.0 a gasolina com outro elétrico, gerando 190cv de potência
Câmbio – Automático do tipo CVT (continuamente variável), com tração na dianteira
Suspensão – McPherson na dianteira e multibraço na traseira
Freios – A disco, sendo ventilado na dianteira e sólido na traseira
Direção – Assistência elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 235/45 R18
Dimensões: Comprimento, 4,87m; largura, 1,85m; altura, 1,48m; e entre-eixos, 2,85m
Peso – 1.670 quilos
Tanque – 52,7 litros
Porta-malas – 392 litros
Texto e fotos: Eduardo Aquino
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)