De olho no polpudo mercado dos SUV’s de luxo, atualmente dominado pelos concorrentes BMW e Mercedes-Benz, a Audi aproveita o Salão de Detroit, que rola até o dia 22 deste mês, para apresentar o conceito Q8, que é exibido praticamente com as formas do modelo que entra em produção no fim deste ano, chegando aos mercados europeu e norte-americano no início de 2018. No Brasil, provavelmente no fim do ano que vem.
As linhas do Q8 são uma evolução da atual filosofia de design da Audi e misturam características de SUV e cupê. Na frente, destacam-se a enorme grade dianteira, com moldura redesenhada e acentuadas barras verticais; o capô do motor mais curvo e com vincos mais acentuados; e as tomadas de ar laterais. De perfil, chamam a atenção a ausência de maçanetas, a linhas de cintura alta e com vincos acima dos para-lamas e o teto mais curvado, se aproximando da forma de cupê. Lanternas que cruzam toda a carroceria e o extrator de ar se destacam na traseira.
Por dentro, o Q8 apresenta um ambiente mais esportivo do que o Q7, mantendo a mesma elegância que um SUV desse porte exige. Chama a atenção o novo conceito de controles, que é baseado em amplas telas sensíveis ao toque, complementadas por um Audi virtual cockpit aprimorado e um head-up display que usa tecnologia inteligente de realidade aumentada para mesclar indicadores virtuais com o mundo real. Por exemplo, uma seta de navegação aparecerá na mesma posição que uma seta real na rua.
Debaixo do capô, o novo Audi traz um conjunto híbrido, que une um V6 3.0 turbo a gasolina, com um motor elétrico integrado dentro da transmissão automática de oito velocidades, produzindo uma potência total de 443cv. Segundo a marca alemã, essa dupla faz o Q8 acelerar de 0 a 100km/h em apenas 5,4 segundos. Assim como outros alemães, a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
Uma bateria de íon de lítio montada na traseira possibilita uma autonomia de cerca de 60 quilômetros no modo apenas elétrico. O tempo de recarga é de aproximadamente duas horas e meia quando conectado a uma saída de 240-volts, 30-amp. A potência é entregue por meio do já consagrado sistema de tração integral permanente quattro. Suspensão a ar e freios a disco de cerâmica completam o pacote tecnológico. Inexplicavelmente, a Audi não dotou o Q8 que está sendo exibido de nenhum sistema de condução autônoma, embora ressalte que o modelo de produção terá um sistema autônomo e que a extremidade frontal do modelo foi projetada para acomodar a tecnologia por trás de sua grade e para-choques. O conceito Q8 é a base para um modelo de produção que a Audi começa a produzir no fim deste ano e que lançará na Europa e nos EUA em 2018.
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