O Renault Duster Iconic é aquele tipo de SUV que é gostoso de dirigir, com uma suspensão que consegue equilibrar de forma bem harmônica conforto e estabilidade e com um espaço interno capaz de acomodar com muito conforto cinco adultos e as suas respectivas bagagens para uma viagem longa de férias sem nenhum aperto. Destaque também para o bom fôlego do moderno motor 1.3 com turbo e injeção direta de combustível, que, com um bom torque já em baixas rotações, proporciona boas arrancadas e retomadas de velocidade, possibilitando agilidade no trânsito urbano e um bom ritmo de viagem na estrada. Embora falte um pouco de modernidade, o visual passou recentemente por uma repaginada e ficou agradável e harmônico. A lista de segurança é um pouco limitada, mas agora inclui, além dos controles de tração e estabilidade, seis airbags.
Na frente, destaque para a grade em colmeia na cor preto brilhante “une” os (redesenhados) faróis com luzes de LED e abriga o nome da versão (Iconic) na cor laranja. Por outro lado, devido à posição, os faróis de longo alcance ficam um pouco expostos a toques.
Para-lamas e soleiras
De perfil, o que mais chama a atenção são os acabamentos plásticos na cor preta presentes nos para-lamas, nas soleiras, nas partes de baixo das portas e nos retrovisores e as rodas de liga de 17 polegadas escurecidas e com acabamento diamantado.
No conjunto estilístico da traseira do Renault Duster Iconic, destaque para lanternas com luzes em LED com novo desenho. O acabamento plástico na cor preta no para-choque dá um toque aventureiro ao SUV.
Amplo espaço interno
A boa distância entre-eixos proporciona um amplo espaço interno ao Duster, acomodando cinco adultos com bom nível de conforto, incluindo um bom espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, que não tem apoio de braço embutido no encosto.
O porta-malas também tem bom acesso e boa capacidade (de 475 litros), que pode ser ampliada e flexibilizada com o rebatimento do encosto do banco traseiro em 1/3 e 2/3. Cabe tranquilamente uma bagagem de férias longa da família.
Interior do Renault Duster Iconic
Com volante e bancos revestidos em couro sintético na cor cinza claro com costuras aparentes e detalhes na cor laranja e painel com desenho mais horizontal, incluindo as saídas de ar; o acabamento interno não de destaca, mas tem bom nível.
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista do Renault Duster Iconic conta com regulagem de altura do seu banco, com ajustes de altura e distância da coluna de direção e com regulagem elétrica dos retrovisores externos.
Volante multifuncional
O volante tem boa pega a abriga comandos do computador de bordo, telefone e multimídia. Exceto pelo controle um pouco recuado dos vidros, o Renault Duster Iconic tem boa ergonomia, com comandos bem localizados e voltados para o motorista.
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Localizado no centro do painel e bem integrado ao conjunto, o sistema multimídia Displaylink é bem intuitivo, tem tela sensível ao toque de oito polegadas e é compatível (sem fio) com Apple CarPlay e Android Auto.
Instrumentos
Quadro de instrumentos traz velocímetro e conta-giros analógicos de bom tamanho e fundo preto que facilitam a visualização. Por outro lado, a tela digital central poderia ser maior para facilitar a leitura das informações do computador de bordo.
Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaço reduzidos, o motorista do Renault Duster Iconic conta com diâmetro de giro reduzido, boa calibragem elétrica da direção, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.
Conforto
Na lista de itens de conforto, destaque para ar-condicionado digital e automático, controle automático de velocidade, acendimento automático dos faróis e chave inteligente do tipo cartão com sensor presencial.
Em termos de segurança, o pacote inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, detector de ponto cego, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e assistente de frenagem de emergência.
Fôlego do Renault Duster Iconic
Com bom torque já disponível em baixas rotações, o motor 1.3 (com turbo e injeção direta) possibilita uma boa performance, tanto para acelerações como para retomadas de velocidade, garantindo agilidade no trânsito urbano e bom ritmo de viagem.
Graças ao turbo e ao sistema star/stop, que desliga o motor durante as paradas, o consumo na cidade foi razoável. Com etanol, ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 8,0km/l.
Consumo
Na estrada e nas mesmas condições (com etanol, ar desligado e apenas o motorista), o nível de consumo foi um pouco mais alto. Numa tocada menos esportiva, o computador de bordo registrou médias de cerca de 9,6km/l.
O câmbio é do tipo CVT (continuamente variável), com oito marchas simuladas e possibilidade de trocas manuais na própria alavanca de marchas. No modo manual, ele responde melhor a uma tocada mais esportiva.
A suspensão é um dos pontos de destaque no Renault Duster Iconic, pois consegue absorver bem as irregularidades do piso ao mesmo tempo que segura bem a carroceria naquelas curvas mais fechadas, sem pregar sustos.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, 16V, Flex, que gera potências de 162cv (gasolina) e de 170cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina/etanol) de 1.600rpm a 3.750rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com oito marchas simuladas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,37m; largura, 1,83m; altura, 1,69m; e entre-eixos, 2,67m
Altura do solo – 23,7cm
Ângulo de entrada – 30°
Ângulo de saída – 34,5°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17
Porta-malas – 475 litros
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 502 quilos
Tanque – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.353 quilos
Principais equipamentos – Seis airbags, carregador de smartphone por indução, chave-cartão com sensor de presença, sensores crepuscular e de chuva, retrovisores externos com regulagem elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, tomada 12V de acessórios traseira, ar-condicionado digital e automático, sistema multimídia DisplayLink com tela de oito polegadas, com espelhamento sem fio, regulagem manual dos faróis, câmera Multiview, alerta de cinto de segurança não afivelado, repetidores laterais de indicação de direção, sensor de estacionamento traseiro, assistente de frenagem de emergência, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa, faróis de neblina, sensor de ponto cego, controle automático de velocidade, modo ECO, indicador de troca de marcha, sistema Stop & Start, direção elétrica, bancos com revestimento Premium e novo grafismo, revestimento premium no volante, alargadores de para-lamas, volante com regulagem de altura e profundidade, skis frontal e traseiro na cor Cinza Megalith, retrovisores em preto brilhante, rodas de 17 polegadas diamantadas e escurecidas e barras longitudinais em cinza Magalith.
Preços – A partir de R$ 157.990,00. Com pintura Cinza Cassiopée (R$ 1.900,00) e Pack Outsider (R$ 1.800,00), sobe para R$ 161.690,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)