Andamos no Renault Kardian Iconic, o topo de linha do SUV da marca francesa que concentra as principais evoluções do modelo e deixa claro o foco da marca: elevar a percepção de sofisticação, conectividade e segurança para enfrentar rivais do porte de Volkswagen Tera e Fiat Pulse. Na verdade, a Renault promoveu uma atualização estratégica no Kardian para a linha 2026, mirando diretamente o pelotão mais disputado do segmento de SUVs compactos. Entre os principais pontos positivos da versão Iconic, estão o bom fôlego do motor 1.0 turbo de 125cv, o interior com novos acabamentos, a boa conectividade do sistema multimídia e o bem recheado pacote de segurança, que inclui frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, seis airbags, controle automático de velocidade adaptativo e alerta de ponto cego.

Interior mais sofisticado e digital
Ao abrir a porta do Renault Kardian Iconic, fica evidente que o salto mais relevante está no ambiente interno. O acabamento ganhou novos materiais, com destaque para os bancos em revestimento sintético marrom, tonalidade que se estende às portas e ao painel, criando uma atmosfera mais elegante e coerente com a proposta da versão.

O destaque visual fica por conta do conjunto de telas de 10 polegadas. O painel de instrumentos digital oferece diferentes modos de exibição, permitindo ao motorista priorizar desde informações clássicas de condução até dados dos sistemas de assistência à condução.
Já a nova central multimídia openR Link apresenta uma navegação intuitiva, inspirada na lógica dos smartphones, com menus verticais, widgets personalizáveis e acesso rápido às principais funções do veículo.

A conectividade é completa no Renault Kardian Iconic: Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos de voz eficientes e possibilidade de conectar dois dispositivos simultaneamente via Bluetooth.
Um detalhe que poderia ser melhor explorado é o uso da tela pela câmera de ré, que não ocupa toda a área disponível, embora conte com recurso de zoom para auxiliar nas manobras.

Segurança no Renault Kardian Iconic
No pacote de segurança, o Renault Kardian Iconic evoluiu de forma consistente. A frenagem autônoma de emergência passa a reconhecer pedestres e ciclistas, enquanto o farol alto automático melhora a condução noturna. Soma-se a isso o controle automático de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, seis airbags e assistentes eletrônicos que contribuíram para a nota máxima de cinco estrelas no Latin NCAP.

Desempenho equilibrado
Sob o capô, o motor 1.0 TCe turbo flex continua sendo um dos pontos fortes do Renault Kardian Iconic. Com até 125cv e torque elevado, ele garante respostas rápidas no uso urbano e segurança nas ultrapassagens em estrada. O câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas trabalha bem em conjunto com o motor, entregando trocas rápidas e suaves na maior parte do tempo.

Durante a condução, o SUV se mostrou fácil de guiar e confortável. A suspensão filtra bem as irregularidades do piso, sem comprometer a estabilidade, e a direção elétrica tem calibração precisa.
Espaço no Renault Kardian Iconic
Com 358 litros de porta-malas e bom espaço interno para passageiros, o Renault Kardian Iconic atende bem tanto ao uso urbano quanto nas viagens em família. As dimensões externas compactas facilitam a vida na cidade, enquanto o vão livre do solo possibilita uma boa desenvoltura em estradas de terra ruim.

Conectividade e serviços digitais
Outro diferencial da linha 2026 é a oferta dos serviços conectados My Renault, disponíveis para a versão Iconic. Pelo aplicativo, o usuário pode acompanhar informações do veículo, localizar o carro, receber alertas de manutenção, acessar manuais digitais e até contar com atualizações remotas do sistema multimídia. O pacote é gratuito por três anos.

O Renault Kardian Iconic se posiciona como um SUV compacto moderno, bem equipado e agradável de dirigir. Seu nível de tecnologia, segurança e acabamento o coloca em pé de igualdade — e em alguns pontos à frente — de rivais diretos. O principal obstáculo segue sendo o preço elevado, que exige do consumidor uma análise um pouco mais cuidadosa frente às alternativas do mercado.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, turbo com injeção direta, flex, que gera potências de 120cv (gasolina) e de 125cv (etanol) a 5.000rpm e torques de 20,4kgfm (gasolina) e de 22,4kgfm (etanol) a 2.250rpm
Câmbio – Tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,12m; largura, 1,75m; altura, 1,54m; e entre-eixos, 2,60m
Altura mínima do solo – 20,9cm
Ângulo de entrada – 20°
Ângulo de saída – 36°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 443 quilos
Porta-malas – 358 litros
Tanque – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.310 quilos

Equipamentos
Assinatura luminosa (DRL) em LED, grade frontal com novo logo Renault “Nouvel’R”, barras de teto funcionais e modulares, console central elevado com apoio de braços em revestimento premium e porta-objetos, rodas de liga leve diamantadas biton de 17 polegadas, retrovisores externos em preto Nacré, volante em revestimento premium, badges laterais Iconic, ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável em até 8 cores no interior), freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital com função auto e filtro de pólen, chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free, partida remota do motor via chave-cartão, banco do motorista com regulagem manual de altura, rebatimento dos bancos 1/3 & 2/3, carregador de smartphone por indução, sistema multimidia com tela de 10,1 polegadas e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio, computador de bordo 100% digital, quadro de instrumento de 10,25 polegadas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de velocidade adaptativo, câmera multiview, alerta de ponto cego, alerta de distância frontal, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de tração e estabilidade, sensor crepuscular, sensores de estacionamento frontal e traseiro, faróis de neblina, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta, bancos traseiros com sistema ISOFIX, farol alto inteligente, faróis 100% LED, aletas para troca de marcha, multi-sense com ambient lighting, modo ECO + Ecoscoring, volante com ajuste de altura e profundidade, indicador de trocas de marcha, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, personalização exterior e teto biton preto Nacré.
Preços
A partir de R$ 149.990,00. Com pintura Azul Iron (R$ 1.900,00), sobe para R$ 151.890,00.


Uma resposta
https://shorturl.fm/TtvYm