Logo

Como se diz no futebol: segue o líder. Na verdade, a líder: a Chevrolet, divisão da General Motors, quase perdeu a ponta, mas fechou -– pela quinta vez consecutiva – o ano como a marca mais vendida no mercado nacional. Com 17,4% de participação, atingiu 338,6 mil unidades emplacadas. E tem explicação para esses números, segundo o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga. “Intensificamos o foco no varejo, onde a marca ampliou sua liderança para quase 6 pp em relação ao concorrente mais próximo”, justificou o executivo argentino.

Onix é líder de vendas em 2020
Onix fechou 2020 como o carro mais vendido (Foto: Fábio Gonzales)

Outra razão, para ele, foi a renovação do portfólio e a expansão de tecnologias inovadoras de segurança, eficiência energética e conectividade. Zarlenga aproveitou para confirmar também que os investimentos planejados pela GM previamente à pandemia estão sendo retomados.

Leia mais: O teste completo do Onix RS

Os aportes somam R$ 10 bilhões no Estado de São Paulo e são estratégicos para o desenvolvimento e a produção de veículos inéditos. Somando o plano do quinquênio anterior, são R$ 13 bilhões.

Dez mais

Além da liderança entre os fabricantes, o carro mais vendido também é Chevrolet e pelo sexto ano direto: o Onix, com 135,3 mil unidades emplacadas.

Entre os comerciais leves, a grande novidade do ano no segmento de pick-ups fechou na frente. A nova Fiat Strada atingiu 80.041 unidades emplacadas.

Nova Fiat Strada
Nova Fiat Strada: comercial leve mais emplacado no ano passado (Foto: Studio Cerri)

Dezembro em alta

O mês de dezembro de 2020 registrou o maior volume de emplacamentos de veículos de todo o ano de 2020, segundo apuração da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Leia mais: Avaliamos a nova Strada Volcano 1.3. Veja.

Considerando todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), foram emplacadas 363.163 unidades, em dezembro, contra 334.349 veículos, no mês anterior, numa alta de 8,62%.

O levantamento, que tem como base os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), apontou, ainda, que, em relação a dezembro de 2019, quando foram comercializadas 370.748 unidades, a retração foi de apenas 2,05%.

Já no acumulado do ano, houve queda de 21,63% (3.162.851 unidades contra 4.036.046 registradas em 2019). Segundo o presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, os principais fatores que influenciaram nessa melhora, principalmente, a partir do segundo semestre, foram a manutenção da taxa de juros, em um patamar baixo e o Auxílio Emergencial, oferecido pelo Governo Federal, que colaboraram para o aquecimento do comércio e para a baixa inadimplência. Com isso, melhorou a oferta de crédito, favorecendo a tomada de decisão para a aquisição de veículos.

Leia mais: Ao volante do Audi e-tron

A Fenabrave espera um retorno do crescimento das vendas de veículos para 2021, e projeta alta de 16,6% para o setor, em geral, sobre os resultados obtidos em 2020.

Audi e-tron
O Audi e-tron encerrou 2020 como líder do segmento de modelos totalmente elétricos (Foto: Audi/Divulgação)

Elétricos

O Audi e-tron encerrou 2020 como líder do segmento de modelos totalmente elétricos no mercado brasileiro: ao todo foram 183 unidades comercializadas no ano passado. Lançado em abril, a versão SUV do primeiro veículo 100% elétrico da marca registrou 133 emplacamentos, enquanto a carroceria Sportback, que chegou em setembro, contabilizou outros 50.

Neste segmento, 2020 ficou marcado para a Chevrolet que ingressou no segmento dos veículos elétricos, com o Bolt EV. Ele começou a ser entregue aos clientes em fevereiro de 2020 e mais de 100 unidades do modelo já foram emplacadas no País.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

plugins premium WordPress