Futuro da Stellantis aponta para a eletrificação de seus modelos

Durante as comemorações dos 10 anos da fábrica de Goiana (PE), o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, disse que o grupo, que é líder do mercado brasileiro e dono das marcas Citroën, Fiat, Jeep, Ram e Peugeot, vai tomar a partir de 2026 um caminho sem volta para a eletrificação de seus modelos produzidos no Brasil. Essa eletrificação está embutida nos investimentos de R$ 13 bilhões que o grupo Stellantis anunciou para unidade de Goiana (PE), de onde sairão seis lançamentos nos próximos anos, a partir do início de 2026 até 2030. Especula-se que essas novidades (todas com sistemas híbridos) sejam as picapes Fiat Toro e Ram Rampage e os SUV’s Jeep Commander e Jeep Renegade reestilizados, uma nova geração do Jeep Compass e um modelo de uma marca que ainda não é produzida na fábrica pernambucana e que muitos apostam que seja da Peugeot.

Commander, Compass e Renegade são modelos Jeep produzidos em Goiana – Foto: Eduardo Aquino

De acordo com Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, os lançamentos dos seis novos modelos que serão produzidos na fábrica de Goiana (PE), serão lançados em sequência, a partir do início de 2026.

Híbridos da Stellantis

O executivo confirmou que esses modelos serão híbridos e deu pistas de que partirá de um sistema híbrido mais leve para um “mais pesado” e que, entre essas novidades, poderemos ter uma opção híbrida do tipo plug-in, ou seja, cujas baterias poder ser recarregadas em tomadas.

Emanuele ressaltou que o grupo está desenvolvendo as plataformas desses modelos híbridos para serem bem flexíveis e poderem se adaptar mais facilmente às demandas do mercado brasileiro.

Presidente da Stellantis anunciou seis novos modelos na fábrica de Goiana – Foto: Eduardo Aquino

O presidente da Stellantis para a América do Sul também destacou a vantagem competitiva que o Brasil tem com o etanol e deu pistas de que o caminho do híbrido com o etanol é uma boa opção em termos de redução das emissões de CO2.

Diesel e híbridos da Stellantis

Outra possibilidade pontuada pelo executivo da Stellantis é adotar sistemas híbridos para os modelos movidos a diesel. Atualmente, o grupo produz opções do SUV Commander e das picapes Toro e Rampage equipadas com motores diesel.

Prestes a completar 2 milhões de unidades produzidas, o Polo Automotivo de Goiana tem capacidade para produzir 280 mil veículos por ano. A unidade tem mais de 14.700 empregados diretos e indiretos envolvidos na fabricação de modelos da Jeep, Fiat e Ram.

A Stellantis celebrou os 10 anos de Goiana com shows e apresentações – Foto: Eduardo Aquino

De acordo com Glauber Fullana, vice-presidente de manufatura da Stellantis para a América do Sul, “o Polo Automotivo Stellantis de Goiana está preparado para desenvolver e produzir veículos cada vez mais modernos, incluindo as tecnologias híbridas”.

Emanuele Cappellano destaca que “a fábrica de Goiana (PE) não gerou apenas empregos diretos e indiretos, mas também estimulou a criação de um ecossistema automotivo na Zona da Mata Norte, atraindo fornecedores e ampliando a cadeia produtiva. O número de fornecedores locais aumentou de 22, em 2015, para 38, em 2025, com perspectiva de atingir 100 fornecedores nos próximos anos”.

Texto e fotos: Eduardo Aquino (*)

(*) Jornalista viajou a Pernambuco a convite da Stellantis.

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