Andamos no novo utilitário-esportivo compacto da marca chinesa, que tem amplo espaço interno, um bom nível de acabamento e lista de equipamentos bem recheada. As linhas modernas mostram que os veículos da JAC também evoluíram bastante no design. A já conhecida dupla motor 1.5 e câmbio manual de cinco marchas proporciona baixo nível de consumo, mas falta um pouco de fôlego em baixas rotações.
O T40 é uma das grandes apostas da JAC para conquistar uma fatia maior do bolo chamado mercado brasileiro. O utilitário-esportivo compacto é um dos modelos que a montadora chinesa pretende produzir na fábrica brasileira, cuja construção (no estado de Goiás) foi anunciada recentemente. O SUV também inaugura o novo logotipo da marca, que abandonou o pentagrama para ostentar a palavra “JAC” estilizada. Idealizado no estúdio da empresa em Turim, na Itália, o símbolo adota uma fonte própria, em negrito; um formato oval, fundo preto e letras e moldura cromadas.
E o novo símbolo parece ter mesmo inspirado os designers da JAC, pois o visual do T40 mostra que, se cobrirmos o logotipo, o utilitário-esportivo passa facilmente batido como um modelo europeu. Na frente, destacam-se os faróis com luzes diurnas em LED e a grade, que tem cromados em abundância e parece inspirada em modelos da Ford. De perfil, enquanto o cromado na moldura do vidro e nas maçanetas das portas dão um ar mais sóbrio, as rodas e as pinças de freio vermelhas colocam uma pitada de esportividade. Na traseira, as lanternas têm desenho moderno, mas os cromados na parte de baixo do para-choque soam um pouco exagerado.
Por dentro, o T40 mostra que a evolução também chegou ao acabamento (couro sintético no painel e na cobertura do volante multifuncional, detalhes em black piano, montagem de bom nível etc.). O quadro de instrumentos proporciona boa visualização, assim como a tela de oito polegadas do sistema multimídia. Como todos os carros da marca, o modelo tem ampla lista de equipamentos de conforto e segurança (veja abaixo os principais). O espaço interno é amplo e acomoda cinco adultos, mas pessoas mais altas ficam desconfortáveis no banco traseiro. O porta-malas (de 450 litros) leva qualquer compra de supermercado ou bagagem de férias.
O motor 1.5, que gera 127cv com etanol, tem consumo bem razoável (em estrada de pista dupla, com ar ligado, gasolina no tanque e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno dos 14,5km/l), mas tem pouco fôlego em baixas rotações e exige uma certa dose de paciência nas retomadas. O câmbio tem relações bem escalonadas, mas falta um pouco de precisão nos engates. A assistência elétrica proporciona uma direção prazerosa. A suspensão está bem calibrada e consegue um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade e é bem mais silenciosa do que outros modelos da JAC quando se roda sobre piso irregular.
Principais equipamentos da versão topo de linha: alarme, travamento automático das portas à 15 km/h, controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em subida, assistência de frenagem de emergência, sensor de estacionamento, controle automático de velocidade, faróis com regulagem de altura e sensor crepuscular, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sistema multimídia com tela de oito polegadas, câmera de frontal e de ré e computador de bordo.
Ficha Técnica
Motor – Quatro cilindros em linha, 1.5, 16 válvulas, flex, que rende potências de 125cv (gasolina) e 127cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 15,5kgfm (gasolina) e 15,7kgfm (etanol) a 4.000rpm
Câmbio – Manual, de cinco velocidades
Suspensão – Dianteira, independente do tipo McPherson; e traseira, semi-independente com eixo de torção
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilado na dianteira e sólido na traseira
Dimensões – Comprimento, 4,13m; largura, 1,75m; altura, 1,56m; e entre-eixos, 2,49m
Rodas – De liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16
Porta-malas – 450 litros
Tanque – 42 litros
Peso – 1.155 quilos
Preço (versão topo de linha) – R$ 60.990
Texto e fotos: Eduardo Aquino
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews