Trailblazer High Country: renovado para encarar os rivais

Andamos na Trailblazer High Country, o SUV derivado da picape Chevrolet S10, que, depois de alguns anos sem novidades relevantes, foi finalmente revisada profundamente. O modelo traz novo motor, um câmbio mais moderno, suspensão que foi recalibrada e proporciona mais conforto e um interior atualizado. Esses novos argumentos tentam recolocar o SUV de sete lugares no radar de quem procura um utilitário grande e com motor diesel mais eficiente. A versão High Country 2025 é a única disponível, concentrando todos os esforços da marca para brigar com Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport.

A frente do Trailblazer High Country é praticamente a mesma da picape S10 – Foto: Eduardo Aquino

Cara nova na frente, conservador atrás

A dianteira do Trailblazer High Country é praticamente a mesma da S10 2025: faróis mais afilados, grade cromada imponente e capô vincado criam uma sensação de robustez. Nas laterais, para-lamas mais largos e novas rodas aro 18″ dão ar de SUV moderno.

Já na traseira, somente a máscara escurecida nas lanternas mudou — contraste que reforça a ideia de atualização parcial.

O interior do Trailblazer High Country tem um bom nível de acabamento – Foto: Eduardo Aquino

Interior do Trailblazer High Country

Ao abrir a porta do Trailblazer High Country, o interior revela outro carro. O painel e o volante vieram da Silverado, com sistema multimídia com tela de 11 polegadas e quadro de instrumentos digital de 8 polegadas.

O acabamento ganhou couro na faixa central, porta-objetos forrados para reduzir ruído e layout mais clean. A sensação é de veículo mais atual e competitivo.

Na traseira, as mudanças do Trailblazer High Country são imperceptíveis – Foto: Eduardo Aquino

Na segunda fileira, três adultos viajam com conforto graças ao encosto mais inclinado e bom espaço para pernas. A terceira fileira continua sendo para uso eventual, mas dá conta de levar dois adultos em trajetos curtos.

Claro, a capacidade do porta-malas vai depender da utilização dos lugares. Com sete lugares, são apenas 205 litros de capacidade. Já com cinco lugares, essa capacidade sobe para 554 litros — número suficiente para viagens em família.

Sistema multimídia do Trailblazer High Country tem tela de 11 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Diesel mais potente e caixa inédita

O Trailblazer High Country tem motor Duramax 2.8 turbodiesel, que passou por mais de 30 mudanças mecânicas e eletrônicas, subindo para 207cv de potência e 52kgfm de torque. Mas o grande salto está no câmbio automático de oito marchas, vindo da Colorado norte-americana. Ele deixa o SUV mais ágil e suave do que nunca.

Na prática, a aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 10,5 para 9,2 segundos — uma evolução clara. O consumo também melhorou: médias próximas de 9,4km/l na cidade e de 12,6km/l na estrada são ótimos números para um veículo de 2,2 toneladas.

No perfil do Trailblazer High Country predominam os detlahes cromados – Foto: Eduardo Aquino

Comportamento do Trailblazer High Country

Bitolas mais largas e suspensão recalibrada aproximam o Trailblazer High Country do conforto de um SUV de monobloco sem perder a robustez do chassi sobre longarinas. As molas helicoidais traseiras substituem as lâminas da picape, melhorando o rodar e a estabilidade.

Acesso aos dois últimos bancos do Trailblazer High Country é bem fácil – Foto: Eduardo Aquino

Na cidade, o isolamento acústico e a direção elétrica recalibrada dão sensação de carro menor. Em estrada, transmite confiança, com respostas previsíveis mesmo em manobras rápidas. E fora do asfalto, a tração 4×4 com reduzida e a suspensão bem acertada cumprem a promessa de robustez.

Usando sete bancos, o porta-malas do Trailblazer High Country é de 205 litros – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos e tecnologia

A lista de série é extensa: faróis de LED, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, frenagem automática com detecção de pedestres, controle de oscilação de reboque e bancos elétricos para o motorista. Faltam, porém, controle automático de velocidade adaptativo e ar-condicionado de duas zonas, presentes em alguns concorrentes.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Pontos fortes

Motor mais potente do segmento

Câmbio automático de 8 marchas muito bem calibrado

Interior moderno e confortável

Suspensão traseira helicoidal melhora rodar

Pontos a melhorar

Falta piloto automático adaptativo

Terceira fileira apenas razoável para adultos

Design traseiro pouco atualizado

Totalmente reformulado, motor do Trailblazer High Country gera 207cv – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, turbodiesel com injeção direta, 2.776cm³ de cilindrada, que gera 207cv de potência a 3.200rpm e 52kgfm de torque a 2.000rpm

Transmissão – Tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente com braços sobrepostos; e traseira, do tipo eixo rígido com molas helicoidais

Dimensões – Comprimento, 4,87m; largura, 1,90m; altura, 1,86m; e entre-eixos, 2,84m

Altura mínima do solo – 19cm

Ângulo de entrada – 29°

Ângulo de saída – 19,6°

Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60 R18

Porta-malas – 554 litros (5 lugares) e 205 litros (7 lugares)

Tanque – 76 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.189 quilos

Rodas de 18 polegadas do Trailblazer High Country tem desenho elegante – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Faróis totalmente em LED, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, partida por botão, chave inteligente, frenagem automática com detecção de pedestres, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, alerta de pressão dos pneus, assistente inteligente de frenagem, acendimento automático dos faróis, farol alto com ajuste automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, câmera de ré, controle eletrônico de oscilação de reboque, banco do motorista com regulagem elétrica, sistema multimídia MyLink com tela de 11 polegadas e Wi-Fi nativo, partida remota, ar-condicionado digital, seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Preço – R$ 411.690,00.

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