Andamos no VW Nivus Highline, que passou por uma modernização no visual, ficando mais moderno e esportivo e mais parecido com os modelos europeus da marca. O modelo que avaliamos estava equipado com o pacote Outfit, que ressalta ainda mais a esportividade externa com as rodas de liga de 17 polegadas escurecidas e com acabamento diamantado; teto, para-choque, retrovisores, maçanetas e rack de teto na cor preta, além de bancos com revestimento premium. Outro destaque do VW Nivus Highline está na nova central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas, que agora possibilita a conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto motor/câmbio é o conhecido 1.0 turbo com injeção direta de combustível e câmbio automático de seis marchas, que consegue equilibrar bem performance e consumo. Também merece elogios o bom acerto da suspensão. Por outro lado, pelo preço, o acabamento interno poderia ser melhor e a lista de equipamentos mais bem recheada.

Na frente do VW Nivus Highline com o pacote Outfit, destaque para a grade superior mais afilada, “unindo” os novos faróis e as luzes diurnas completamente em LED e a tomada de ar inferior e o para-choque na cor preta.
Pacote Outfit
De perfil, o pacote opcional Outfit chama a atenção com as rodas de liga de 17 polegadas escurecidas e com acabamento diamantado, as coberturas dos para-lamas e soleiras, as capas dos retrovisores, o rack de teto e as maçanetas das portas na cor preta.

A reestilização do Nivus incluiu uma barra luminosa em LED na traseira, que criou em efeito muito bonito à noite. Também se destacam as lanternas totalmente em LED e o aerofólio de teto e o para-choque na cor preta.
Espaço no VW Nivus Highline
O espaço interno do VW Nivus Highline é um pouco limitado, principalmente no banco traseiro para as pernas dos passageiros de maior estatura. Já o porta-malas tem boa capacidade (de 415 litros) e bom acesso, já que a tampa abre até o teto.

Quanto ao acabamento interno, a impressão de qualidade melhorou com o pacote Outfit, que inclui couro sintético azul na forração dos bancos e painel e a parte superior dos encostos dos bancos dianteiros com o nome do pacote opcional.
Quadro digital
Na versão topo de linha que avaliamos, a Highline, o quadro de instrumentos totalmente digital tem tela de 10,25 polegadas, possibilitando boa visualização pelo motorista de todas as informações.

Destaque também para a central multimídia VW Play Connect, que tem tela sensível de 10,1 polegadas e está mais conectada, com internet embarcada e acesso a diversas funções e serviços remotos por maio do aplicativo “Meu VW”.
Posição de dirigir
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista do VW Nivus Highline conta com coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e ajuste milimétrico de altura e do encosto do seu banco. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos.

No pacote de conforto, destaque para o ar-condicionado ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e saída para o banco traseiro; carregamento de celular por indução e controle adaptativo de velocidade e distância.

A lista de segurança do VW Nivus Highline é boa e inclui seis airbags, frenagem autônoma de emergência, indicador de perda de pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão e sistema de reconhecimento de cansaço e de distração.
Manobras com o VW Nivus Highline
Assistente de partida em rampa, câmera de ré com imagens de boa resolução e sensores de estacionamento traseiros e dianteiros ajudam o motorista a manobras em espaços reduzidos e a sair de vagas apertadas e em subida.

O motor 1.0 de três cilindros turbo consegue proporcionar uma boa performance (a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 10 segundos com etanol), embora exista um “gap” nas respostas ao comando do motorista no acelerador.
Consumo
Por outro lado, o nível de consumo agrada bastante, com números bem razoáveis. Com etanol no tanque e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias de quase 9,0km/l na cidade (com a ajuda do start/stop) e de 11km/l na estrada.

Vale destacar a boa afinidade entre o motor 1.0 TSI e o câmbio automático de seis marchas do VW Nivus Highline. A troca manual por meio das “borboletas” junto ao volante deixa a tocada mais prazerosa.
Um dos pontos altos do Nivus é, sem dúvida, o bom acerto do sistema de suspensão, que consegue absorver de forma eficiente as imperfeições do piso e segurar bem a carroceria naquelas curvas mais fechadas quando o motorista abusa um pouco.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo, que gera potências de 116cv (gasolina) e de 128cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina ou etanol) entre 2.000 e 3.500rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, o tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,27m; largura, 1,75m; altura, 1,49m; e entre-eixos, 2,56m
Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 429 quilos
Porta-malas – 415 litros
Tanque – 49 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.221 quilos

Principais equipamentos – Controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, alerta de frenagem de emergência, seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), seis alto-falantes, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura “Climatronic”, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, banco traseiro com encosto rebatível bi-partido, bancos com revestimento premium, carregamento de celular por indução, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controles eletrônicos de estabilidade e tração, câmera de ré, faixa iluminada entre os faróis, farol de rodagem diurna com controle automático das luzes e função Coming Home e Leaving Home automática; faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa, indicador de perda de pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão, lanternas traseiras em LED com iluminação integrada, painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, rack de teto longitudinal na cor prata, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, revestimento da porta e lateral com inserto em tecido e apoia braço em revestimento premium, rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, sistema “Start & Stop”, sistema de reconhecimento de cansaço e de distração, tapetes adicionais em carpete (4), tomadas USB tipo C dianteira e traseira, VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas, com serviços remotos e internet exclusiva para o infotainment; e volante multifunções em couro artificial, com Tiptronic.
Preços – R$ 160.790,00. Com pinturta metálica (R$ 1.750,00) e Pacote Outfit (R$2.160,00, que inclui bancos em revestimento premium “Outfit”, decoração especial, logotipia escurecida na traseira e lateral “Outfit”, para-choque pintado em preto, rack de teto longitudinal na cor preta, retrovisores e maçanetas pintados em Preto Ninja, rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas com acabamento diamantado e teto pintado na cor Preto Ninja), sobe para R$ 163.850,00.