Andamos na segunda versão mais barata do novo Volkswagen, que é o VW Tera 1.0 TSI. Trata-se de um SUV compacto que quer ser acessível, mas que procura entregar algo mais para ser competitivo perante a forte concorrência nesse segmento. Como um dos atrativos do modelo, podemos destacar um pacote bem completo de segurança para um carro dessa faixa, incluindo itens como seis airbags e frenagem autônoma de emergência. Por outro lado, o motor 1.0 turbo, de 116cv de potência, tem uma pegada mais voltada para manter um baixo nível de consumo. Por isso, a performance não chega a empolgar, principalmente por causa de um pouco de “delay” (atraso) nas respostas do acelerador. O câmbio manual é perfeito, com engates macios e precisos.

Design moderno
Por fora, o VW Tera 1.0 TSI tem proporções equilibradas e um desenho moderno, que foge da mera aparência de um Polo “suspenso”. A dianteira segue a identidade visual da nova geração de compactos da VW, com faróis de LED e grade elevada.]
Já o conjunto estético da traseira traz lanternas interligadas por uma faixa escura — detalhe que reforça a tentativa de deixá-lo com aparência de um SUV maior.

Com 4,15 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, o espaço interno do VW Tera 1.0 TSI é razoável para quatro adultos. Atrás, no entanto, o túnel central alto e o assento curto limitam o conforto. O porta-malas de 350 litros é um dos pontos positivos.
O painel traz um visual inédito entre os compactos da VW, com multimídia de 10,1 polegadas e painel digital de 8 polegadas, ambos de série. O conjunto tem boa usabilidade, mas falta um pouco de refinamento, há plásticos rígidos e apenas alguns detalhes em preto-brilhante ou tecido para quebrar a monotonia.

Segurança do VW Tera 1.0 TSI
Nesse quesito, o VW Tera 1.0 TSI surpreende positivamente. Mesmo na versão de entrada, o modelo vem com seis airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas e direção elétrica.
No pacote de conforto, destaque para o ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, para o controle automático de velocidade e para os vidros e retrovisores elétricos. Mas falta a câmera de ré, que facilita bastante as manobras, principalmente em locais apertados.

Motor e desempenho
Sob o capô, o 1.0 turbo de três cilindros entrega 116 cv e 16,8 kgfm com etanol — o mesmo conjunto usado em Polo e Virtus. O câmbio manual de cinco marchas mantém o padrão de excelência da VW, com engates curtos e precisos.

No dia a dia urbano, o VW Tera 1.0 TSI é ágil nas arrancadas e leve ao dirigir. Mas, ao exigir mais do motor, surge um certo atraso na resposta do acelerador, típico das calibrações mais recentes voltadas à economia e emissões. Em viagens ou com o carro cheio, o desempenho fica apenas mediano: o motor precisa girar alto para manter ritmo, e o isolamento acústico não ajuda.
Segundo dados oficiais, o modelo faz 9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol. Em nossos testes, os números registrados pelo computador de bordo ficaram próximos, com média de 8,2km/l em uso urbano e 9,8km/l na estrada, ambos com ar-condicionado ligado.

Conforto do VW Tera 1.0 TSI
A suspensão é também um dos pontos positivos do VW Tera 1.0 TSI. O conjunto (McPherson na frente e eixo de torção atrás) proporciona comportamento equilibrado e estabilidade típica dos VW. O acerto é firme, o que transmite segurança em curvas e não penaliza muito o conforto em pisos irregulares.

Já que o modelo não conta com câmera de ré, pelo menos a boa calibragem da direção elétrica torna leve as manobras e ganha em “peso” adequado na estrada, enquanto os freios transmitem boa modulação.
Mercado e rivais
Além dos concorrentes internos (o Nivus Sense e o T-Cross Sense oferecem motor 200 TSI e câmbio automático de seis marchas), o VW Tera 1.0 TSI enfrenta o Fiat Pulse Drive 1.3, mais barato e com câmbio manual, e o Renault Kardian Evolution, que entrega mais torque e câmbio de seis marchas. Mas, tem boas qualidade para esse confronto.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Pontos positivos
Pacote de segurança completo
Câmbio manual preciso
Suspensão equilibrada

Pontos negativos
Performance um pouco limitada
Ausência de câmera de ré

Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo com injeção direta, flex, que gera potências de 109cv (gasolina) e de 116cv (etanol) a 5.000rpm e torque de 16,8kgfm (gasolina ou etanol) de 1.750rpm a 4.500rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,15m; largura, 1,77m; altura, 1,50m; e entre-eixos, 2,56m
Altura do solo – 17,8cm
Freios – Discos ventilados nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de aço de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16
Porta-malas – 350 litros
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 450 quilos
Tanque – 49 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.130 quilos

Equipamentos
Frenagem autônoma de emergência, sistema multimídia VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas, serviços remotos e internet exclusiva para o infotainment; seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina); ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controles eletrônicos de tração e estabilidade; detector de fadiga do motorista, faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, rack de teto longitudinal, reconhecimento de pedestres, regulagem do facho do farol, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, revestimento da porta e lateral em tecido, revestimentos dos bancos em tecido, sensores de estacionamento traseiros, controle automático de velocidade, tomadas USB tipo C dianteira e volante multifuncional em revestimento premium.
Preços R$ 118.890,00. Com pintura metálica (R$ 1.750,00), sobe para R$ 120.640,00. Com rodas de liga de 16 polegadas (R$ 1.750,00) e Play Connect (R$ 1.620,00), sobe para R$ 124.010,00.
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