Equipe de estudantes de engenharia da UFMG vence etapa Sudeste da Baja SAE Brasil, competição disputada com protótipos off-road de com estrutura tubular em aço e motor de 10 HP de potência; carros são avaliados nos quesitos segurança, conforto e frenagem, suspensão, entre outros.

A equipe Baja UFMG foi a campeã da etapa Sudeste da competição Baja SAE Brasil, disputada em Piracicaba (SP)

A equipe Baja UFMG foi a campeã da etapa Sudeste da competição Baja SAE Brasil, disputada em Piracicaba (SP)

Os mineiros dominaram a etapa sudeste da Baja SAE Brasil, competição realizada com carros construídos por estudantes de engenharia de várias universidades do País. A equipe Baja UFMG venceu a prova, realizada no último domingo (18/9) em Piracicaba (SP). O time ainda faturou nos quesitos Suspensão e Tração, e Enduro de Resistência, segundo o comitê técnico do certame.
Esta etapa é uma preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL, disputa nacional realizada anualmente no primeiro semestre – a próxima será em 2017 –  também no Interior de São Paulo, com a participação de aproximadamente 70 equipes de todas as regiões do Brasil. Além desta, a SAE Brasil vai realizar mais duas regionais em 2017: Nordeste, de 4 a 6 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Sul, de 18 a 20 de novembro, na Universidade Federal de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

A competição teve a participação de 29 equipes de 30 instituições de ensino, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo

A competição teve a participação de 29 equipes de 30 instituições de ensino, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo

A competição começou no sábado (17/9) com a participação de 29 equipes, de um total de 30 inscritas, de 30 instituições de ensino, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Neste dia,  os juízes – todos engenheiros da indústria da mobilidade -, avaliaram os bajas projetados e construídos dentro das instituições de ensino nos quesitos segurança, motor, conforto e frenagem, suspensão, capacidade de tração e dirigibilidade; e as equipes que fizeram apresentação teórica dos projetos. No domingo ocorreu o enduro de resistência, num terreno acidentado, com três horas de duração.
O presidente da SAE Brasil, Frank Sowade, explica que as competições estudantis são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia. “Eles são desafiados a gerir o projeto de um carro em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, observa.
Os carros são modelos off-road (chamados de baja), e protótipos com estrutura tubular em aço, monopostos, quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP de potência, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura e com até 113,4 quilos. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Fotos: SAE Brasil/Divulgação

Resultado Final:
1-Baja UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
2-EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo)
3- Poli Atlas (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)
4- FEI Baja (Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, SP)
5- Saci (Universidade Federal de Itajubá/MG)

Resultado por quesito:
Projeto: equipe FEI Baja
Suspension & Traction: equipe Baja UFMG
Slalon: equipe Poli Atlas
Enduro de Resistência: equipe Baja UFMG

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