Equipe do Acelera Aí realizou, na última sexta-feira,  um pequeno test drive com o Uno 2017, dando algumas voltas na Lagoa da Pampulha. Confira as primeiras impressões do novo compacto da Fiat, que traz como novidade mesmo o motor da família global Firefly, com cilindrada 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro cilindros.

Primeiras impressões do Uno 2017 foram na Pampulha, com "largada" do Mineirão

Primeiras impressões do Uno 2017 foram na Pampulha, com “largada” do Mineirão

o novo painel de instrumentos possibilita boa visualização, com um display de LCD de 3,5 polegadas de alta resolução que projeta as informações do computador de bordo

O novo painel de instrumentos possibilita boa visualização, com um display de LCD de 3,5 polegadas de alta resolução

No “rolezinho” na Pampulha, podemos ver como a assistência elétrica é precisa. Paramos em alguns pontos a direção na função City foi nossa amiga nas manobras de estacionamento. “Dava pra virar o volante com um dedo”. E em velocidades mais elevadas, proporciona uma firmeza bem segura. Além disso, ela é boa para o bolso, pois economiza 8% de combustível quando se compara com a assistência hidráulica
Outro item interessante que pudemos avaliar foi o sistema Hill Holder, o famoso assistente de partida em rampa, que evita que o carro volte quando a gente arranca em subida. Dispensa o uso do freio de mão naquelas subidas mais íngremes.

No “rolezinho” pelas imediações da Lagoa Pampulha, foi possível perceber como a assistência elétrica é precisa

No “rolezinho” pelas imediações da Lagoa Pampulha, foi possível perceber como a assistência elétrica é precisa

Notamos que os novos motores têm funcionamento suave, mesmo o 1.0 de três cilindros que, teoricamente, deveria vibrar. Graças à arquitetura de duas válvulas por cilindro, a uma taxa de compressão altíssima (13,2:1) e a redução do peso dos dois modelos (com um conjunto de mudanças, até no próprio motor, que tem bloco em alumínio), tanto o 1.0 (de 77 cv com etanol) como o 1.3 (de 109 cv com o combustível da cana) têm um bom fôlego em baixas rotações, o que deixa o novo Uno esperto nas retomadas. Andamos na versão com câmbio manual, que tem engates macios e precisos.

O Uno com motor 1.0 tem funcionamento suave, mesmo com três cilindros que, teoricamente, deveria vibrar

O Uno com motor 1.0 tem funcionamento suave, mesmo com três cilindros que, teoricamente, deveria vibrar

Na voltinha também pudemos perceber que o novo painel de instrumentos possibilita boa visualização, com um display de LCD de 3,5 polegadas de alta resolução que projeta as informações do computador de bordo. Assim como a nova tela de 6,2 polegadas da entral multimídia, onde são projetadas as bem-vindas imagens da câmera de ré que possibilita mais segurança nestas manobras.
No volante multifuncional, você aumenta o volume, troca de estações e atende celular no sistema viva voz. No “rolezinho”, ficou claro a eficiência do sistema Start/Stop (que já equipava o Uno na geração anterior), desligando o motor quando o carro parava nos semáforos ou nos engarrafamentos. É no trânsito urbano que ele mostra sua capacidade de reduzir o consumo.
Andamos também no Sporting, que tem um acerto de suspensão mais duro, próprio para abusar um pouco nas curvas. Nesta versão, tanto o exterior quanto o interior trazem decoração esportiva (spoiler na tampa traseira, ponteira dupla de escapamento, para-choque com detalhes em vermelho, bancos com costuras vermelhas etc.).
Fotos: Estúdio Cerri/Divulgação e Luís Otávio Pires
Texto: Eduardo Aquino

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Luís Otávio Pires e Eduardo Aquino: primeiras impressões do Uno 2017

Ouça o bate-papo com os editores do Acelera Aí, Eduardo Aquino e Luís Otávio. Eles detalham o Uno 2017 durante a primeira avaliação realizada na região da Pampulha, em BH.

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