Depois da versão familiar do Haval H6, agora a chinesa GWM está lançando o Haval H6 GT, que é a opção esportiva do híbrido plug-in, que foi criada exclusivamente para o Brasil. O modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos e tem autonomia elétrica de 170 quilômetros. Em Minas e no Mato Grosso do Sul, a marcha chinesa será representada pelo Grupo Bamaq (Mercedes-Benz, AMG, Porsche, Iveco, New Holland, FPT e Continental), que inaugura em abril uma concessionária GWM na avenida Raja Gabáglia. Para mostrar a esportividade do Haval H6 GT, a Bamaq convidou um grupo de jornalistas e influenciadores digitais para fazer um test drive no autódromo de interlagos em São Paulo. Confira a performance e as nossas primeiras impressões do SUV esportivo. A GWM ainda não divulgou o preço, as a estimativa é na faixa de R$ 280.000,00.

Foto: GWM/Divulgação

Com linhas elegantes, esportivas e bem atuais, o novo SUV da GWM chega ao mercado brasileiro com números bem convincentes: aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos e autonomia de elétrica de 170 km, que, pelo ciclo NBR, é a maior do segmento.

Assista ao vídeo e veja como foi a volta rápida do Haval H6 GT em Interlagos:

Desempenho

Para conseguir esse desempenho, o Haval H6 GT conta com a tecnologia e-Traction, que é composta por um motor 1.5 turbo a combustão e dois motores elétricos. Esse conjunto gera 393cv de potência combinada e 77,7kgm de torque combinado (força que pode ser comparada a de alguns caminhões leves).

Leia mais: Nissan Frontier XE 4×4

Foto: GWM/Divulgação

Na opinião do Chief Commercial Officer da GWM Brasil, Oswaldo Ramos, “o  Haval H6 GT é um híbrido plug-in único no mercado. Ele alia design esportivo exclusivo, performance surpreendente e um modo de condução elétrica de 170 km, sem igual no mercado brasileiro. Nenhum outro oferece a real experiência de um carro elétrico com a liberdade de um modelo híbrido”.

E-Traction

Oswaldo Ramos ressalta que a tecnologia e-Traction (formada pelo motor 1.5 turbo conjugado a um motor elétrico no eixo dianteiro e uma segunda unidade elétrica tracionando o eixo traseiro, alimentados por uma bateria de 34 kWh) representa uma revolução no mercado brasileiro porque combina o melhor de dois mundos: máxima eficiência energética com alta performance.

Foto: GWM/Divulgação

O H6 GT possibilita ainda que essa bateria possa ser recarregada tanto em corrente alternada (AC) como em corrente contínua (DC), que costuma ser exclusividade de veículos 100% elétricos. O tempo mínimo de recarga AC (0 a 100%) é cerca de 5 horas (taxa máxima de 6,6 kW/h) e de recarga DC (10% a 80%) é cerca de 29 minutos (taxa máxima de 48 kW/h).

Segundo engenheiros da GWM, a tecnologia e-Traction foi concebida para que os dois motores elétricos sejam as unidades principais de tração, deixando o motor a combustão como apoio, para atuar em condições específicas.

Gerador

Por isso, o 1.5 turbo funciona na maior parte do tempo como um gerador para fornecer energia para a bateria de 34 kWh. Em situações excepcionais, ele pode também gerar tração para o eixo dianteiro, geralmente em condições de uso rodoviário ou em caso de demanda total de torque, mas sempre em conjunto com os motores elétricos.

Leia mais: VW Jetta Gli

Foto: GWM/Divulgação

Com essa tecnologia, H6 GT consegue autonomia de 170 quilômetros no modo elétrico pelo ciclo NBR. Isso cobre 80% do uso diário médio dos motoristas brasileiros. O valor é equivalente a 180 quilômetros no ciclo NEDC, um dos mais usados na comparação de modelos híbridos no mercado nacional.

Rodando, o esportivo conta sempre com tração permanente All Wheel Drive (AWD), que é distribuída eletronicamente para cada eixo em função da exigência de torque e do nível de aderência das rodas.

Tração inteligente

A tração pode variar de 100% do torque no eixo dianteiro a 100% no traseiro, passando por qualquer proporção que o sistema avaliar necessário para garantir a melhor aderência, tanto em condições de asfalto molhado quanto em trechos fora de estrada.

Foto: GWM/Divulgação

O Haval H6 GT que será vendido no Brasil será equipado ainda com freios a disco nas quatro rodas (ventilados no eixo dianteiro) e rodas de liga de 19 polegadas na cor preta, calçadas unicamente por pneus Michelin na medida 235/55 R19.

Estilo

No estilo, esse H6 GT se destaca externamente pelas pinças de freio e emblema GT na cor vermelha, além de todos os logotipos pretos na tampa traseira e emblema Haval com fundo preto na grade frontal. O Brasil também vai estrear o novo logotipo global Haval, que recebeu um novo grafismo e está mais compacto.

Leia mais: Chegada oficial da GWM

Foto: GWM/Divulgação

Por dentro, o modelo conta com acabamentos que simulam fibra de carbono e revestimento de tecido suede em bancos, portas, console e painel, além da exclusiva câmera de reconhecimento facial, que tem a função de monitorar o nível de fadiga e distração do motorista e ainda de fazer a personalização dos ajustes nos sistemas de condução e conectividade do veículo.

Chinês à moda brasileira

Além do visual e do conjunto de powertrain, o Haval H6 GT também por outras mudanças voltadas para o mercado brasileiro. O conjunto de suspensão também foi desenvolvido para suportar as condições das estradas brasileiras e se adequar aos hábitos e preferências dos motoristas locais.

Foto: GWM/Divulgação

O sistema de direção também recebeu ajustes para se adequar às condições brasileiras. Os engenheiros trabalharam no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante, para tornar suas respostas mais rápidas e diretas.

A nacionalização do projeto também incluiu a reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que será 100% em português, inclusive nos comandos por voz.

Tela de 12,3 polegadas

Com um display TFT Full HD de 12,3 polegadas, posicionado no centro e no alto do painel e com tratamento antirreflexo, que possibilita uma boa visualização, a central multimídia do H6 permite pareamento sem fio de celulares (Apple CarPlay ou Android Auto).

Leia mais: Peugeot 2008 Griffe

Foto: GWM/Divulgação

Incluindo muitos itens de condução semiautônoma, o Haval H6 GT será comercializado no Brasil em uma versão única de equipamentos, com um pacote tecnológico que trabalha em conjunto com as 5 câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo.

Equipamentos

A lista inclui controle automático de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas, motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reversing Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360º.

Foto: GWM/Divulgação

Também se destacam o Desvio Inteligente ou Smart Dodge, que faz um leve desvio quando o veículo passa ao lado de caminhões; e o Smart Cornering, uma função do ACC que identifica o raio da curva à frente, reduz a velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.

Pacote tecnol´ógico

No pacote tecnológico, também estão incluídos a atualização de software pela nuvem (Over The Air), comando do veículo pelo celular, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, tampa do porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, head-up display de alta definição, cinco entradas USB, carregador de celular por indução (wireless) de 15 W e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold e sistema de som equipado com um subwoofer de 100 W da marca JBL.

Leia mais: Fiat Cronos Drive 1.3 CVT

Foto: GWM/Divulgação

A GWM já iniciou a pré-reserva da linha Haval H6 em sua loja virtual dentro do Mercado Livre. Os interessados em adquirir um H6 Premium ou um H6 GT, ambos com ano-modelo 2024, poderão fazê-lo deixando um adiantamento de R$ 9.000, que poderá ser pago por Pix ou boleto e ficará depositado em uma conta no Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre.

Chega em abril

O cliente que fizer o depósito do adiantamento poderá selecionar uma das unidades que foram produzidas no início do ano e já foram embarcadas na China, com data de chegada ao Brasil programada para o mês de abril, quando serão entregues aos clientes.

Foto: GWM/Divulgação

Segundo a GWM, a parceria com o Mercado Livre garante que o consumidor poderá desistir da compra do Haval H6 a qualquer momento até a hora da entrega do seu veículo, com reembolso rápido e sem burocracia. Após a solicitação da desistência da compra, o reembolso para quem pagou no Pix cai no domicílio bancário do cliente, enquanto o reembolso do boleto cai na conta digital do consumidor do Mercado Pago.

Mercado Livre

A compra é válida para qualquer cidade do território nacional e está limitada a uma unidade do H6 Premium ou do H6 GT para cada CPF ou CNPJ. A pré-reserva dos dois modelos pode ser feira na página da GWM dentro do Mercado Livre, disponível neste link: www.mercadolivre.com.br/a/store/gwm.

Leia mais: Chevrolet Equinox Premier

Foto: GWM/Divulgação

Os test-drives da linha Hval H6 para o público na rede de pontos de vendas e serviços da GWM começam em março. A previsão é que já no primeiro semestre sejam inaugurados 50 pontos no Brasil inteiro, que serão suficientes para cobrir 100% do território nacional. A entrega dos veículos será feita diretamente na casa do cliente em qualquer cidade brasileira pelo serviço Home Delivery, com data e horário previamente agendados, ou poderão ser retirados num dos pontos de venda e serviços da GWM, conforme o desejo do comprador.

(*) O Jornalista Eduardo Aquino viajou a São Paulo a convite do Grupo Bamaq

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh