A pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo recebe até domingo (27/11) 50 veículos, entre modelos com motor a combustão e elétrico, na mais importante competição de carros desenvolvidos por estudantes de engenharia das principais universidades do País, a Fórmula SAE Brasil; os três melhores terão direito a competir em certames internacionais em 2017, nos Estados Unidos.

Os carros a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 610 cc, enquanto os elétricos possuem motores alimentados a partir de baterias de até 600 volts

Os carros a combustão têm motores de quatro tempos e os  elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts

A 13ª Competição Fórmula SAE Brasil prossegue neste final de semana, com a participação de 900 estudantes de engenharia de 39 instituições de ensino superior do Brasil, além de um da Venezuela. O certame – que começou nesta sexta (25/11) no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP), e vai até domingo (27/11) – terá 50 veículos, sendo 40 deles com motor a combustão e 10 elétricos.
Para o presidente da SAE Brasil, Frank Sowade, as competições estudantis da entidade são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia. “Elas os desafiam a gerir o projeto de um carro em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, observa.
Participam desta edição, 19 equipes de São Paulo,  sete de Minas Gerais, seis do Rio, quatro de Santa Catarina, três da Paraíba e Rio Grande do Sul, duas da  Bahia e Paraná, uma do Distrito Federal, Mato Grosso e Sergipe, além da venezuelana.
O objetivo maior das equipes é ficar entre os três primeiros colocados, que irão representar o Brasil em duas competições que acontece nos Estados Unidos: de 10 a 13 de maio o time primeiro colocado na categoria motores a combustão participa da Formula SAE Michigan; e de 21 a 25 de junho, o segundo colocado na categoria motores a combustão e o primeiro na categoria elétrico vão medir forças na Formula SAE Lincoln, em Nebraska.

Os veículos participantes passam por avaliações estáticas, dinâmicas, além de um enduro em pista de 22 quilômetros

Os veículos participantes passam por avaliações estáticas, dinâmicas, além de um enduro em pista de 22 quilômetros

Segundo o regulamento, os carros a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 610 cc, enquanto os elétricos possuem motores alimentados a partir de baterias de até 600 volts. Esses modelos têm autonomia de 22 quilômetros e podem acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
Na competição, os carros passam por avaliações desde a concepção técnica até a viabilidade comercial. Há provas estáticas para inspeção técnica e avaliação de custo, design, freios, ruído e tilt table (inclinação). Os estudantes ainda farão apresentações orais de seus projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas – aceleração em reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral e volta em pista montada por cones. No último dia, é a vez do enduro de resistência, realizada em pista travada e com 22 quilômetros de extensão.

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SERVIÇO:
O que: 13ª Competição Fórmula SAE Brasil
Quando: 25 a 27 de novembro
Onde:  Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba (SP)
Regulamento: www.saebrasil.org.br

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