A um dia o início do Carnaval 2019, muitos motoristas – com suas famílias ou amigos –  se preparam para encarar a estrada e aproveitar esses dias de folia. Mas para que a diversão não seja interrompida, existem alguns cuidados simples, que não envolvem somente a revisão de itens básicos do carro, mas o bem-estar de motoristas e passageiros.

A verificação do carro na oficina antes da viagem é primordial

A verificação do carro na oficina antes da viagem é primordial

Se o proprietário já realiza as manutenções periódicas, nem sempre é necessário realizar uma verificação mais completa do veículo na oficina antes de uma viagem.

É possível fazer algo mais simples, como a inspeção visual, que avalia o funcionamento de faróis, lanternas, luzes de freio e setas, observando se as lâmpadas funcionam normalmente. “Caso algum item esteja inoperante, o manual do proprietário tem as informações sobre como deve ser feita a substituição “, observa o diretor de produtos auto da seguradora Mapfre, Gláucio Toyama.

Pneus, fluidos e etc

Segundo ele, outra verificação importante e que pode ser realizada na garagem de casa é a análise dos níveis de fluidos em geral do veículo, como do óleo do motor, de arrefecimento, dos freios e do limpador de para-brisas. “A verificação dos pneus também não pode faltar. Por isso, o ideal é de que o motorista avalie o estado de desgastes e a calibragem, incluindo o estepe”, acrescenta.

Vale lembrar que pneus carecas perdem aderência com o solo, e rodar por grandes períodos pode colocar em risco a segurança de todos os ocupantes do veículo.

Por fim, cheque se a chave de roda, o macaco e os triângulos de sinalização estão no carro.

No Carnaval, é comum que o motorista dirija por longos períodos de tempo e também tenha que enfrentar, além do cansaço, as distrações no trânsito a sua volta. Um deles é o telefone celular.

“Deixe para responder as mensagens quando chegar ao seu destino ou quando fizer uma pausa no caminho. Além disso, se estiver muito cansado, dê a direção ao companheiro que estiver em melhores condições”, afirma Toyama.

Usar o telefone enquanto dirige: nem pensar

Usar o telefone enquanto dirige: nem pensar

Rapidinhas

Cinco dicas para viajar com segurança e garantir uma viagem tranquila. Confira:

  1. Faça a revisão do seu carro com antecedência: Checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação.
  2. Cuide-se: Alimente-se bem e esteja descansado.  Dê preferência a comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer.
  3. Use o cinto de segurança: É obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.
  4. Respeite os limites de velocidade: é melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.
  5. Dirija com segurança:  Mantenha sempre a distância  para evitar acidentes com freadas bruscas. O ideal é ter 3 segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada.

Fotos: Mapfre e Rawpixel/Pixabay

Saiba mais no Código de Trânsito Brasileiro.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews