A Volkswagen confirmou que o seu próximo modelo produzido no Brasil, o Nivus, chega ao mercado nacional ainda neste semestre. Na sequência, será disponível em outros países da América Latina no segundo semestre.  

Mistura dos estilos crossover, SUV cupê e carro-design, o veículo é o primeiro hatch desenvolvido localmente para ser vendido também no mercado europeu.

Em termos de design o destaque fica por conta da queda suave da coluna “C”
(Foto: Volkswagen/Divulgação)

Volta da produção

Mesmo com a pandemia da covid-19, a montadora garante a retomada da produção nas suas unidades brasileiras, aos poucos, já em maio. Dessa maneira, acredita conseguir atender ao novo calendário. O Nivus vai ser fabricado em São Bernardo do Campo (SP), onde fica a unidade do Anchieta.

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Derivado do Polo, o modelo estreia novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos, como o ACC (Adaptive Cruise Control). Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.

Tecnologia autônoma

Outra novidade chama-se AEB (Autonomous Emergency Brake).  Funciona assim: ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, o recurso freia o carro de maneira autônoma e evita, em alguns casos, qualquer dano ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros.

O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual. Tudo isso para evitar colisões.

Também é inédito o já anunciado VW Play, sistema de entretenimento totalmente desenvolvido no Brasil. Esta tecnologia traz uma nova tela de alta definição e diversas funcionalidades.

VW Play é o novo sistema de entretenimento totalmente desenvolvido no Brasil
(Foto: Volkswagen/Divulgação)

Motor conhecido

Já o motor é um velho conhecido. Trata-se do 200 TSI de três cilindros, flex e com injeção direta de combustível, que gera até 128 cv de potência e torque de 20,4 kgfm de torque (esses dados valem para o tanque abastecido com 100% de etanol).

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A transmissão automática de seis marchas também já equipa outros veículos da Volkswagen.

Queda suave

Em termos de design o destaque fica por conta da queda suave da coluna “C”, uma característica típica dos cupês. Os faróis e as lanternas são em LED, assim como o DRL (daytime running light). As rodas de liga leve de 17 polegadas têm novo desenho.

O Nivus também adota a Estratégia Modular MQB, padrão de arquitetura mundial da Vokswagen. Ele permite a oferta de espaço interno ideal para levar com conforto os cinco ocupantes. Também depende dele o cálculo do volume do porta-malas, com capacidade para até 415 litros.

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