Pouco mais de três meses após o seu lançamento no Brasil, o Renault Captur já ganha uma versão equipada com câmbio X-Tronic CVT de seis velocidades. Este tipo de transmissão – também conhecida como caixa variável – tem como características dar maior conforto e, ao mesmo tempo, economia.
A montadora espera também que as vendas do modelo subam dos pouco mais de 3 mil unidades até maio de 2017, que lhe vale apenas a 13ª colocação no ranking dos utilitários esportivos.
O Captur X-Tronic CVT vem com o motor o 1.6 SCe que já equipa a linha Sandero e o Logan, e nas opções de acabamento Zen, a R$ 84.900,00 e Intense, a R$ 88.400,00.
O grande atrativo das caixas CVT – e nessa da Captur não é diferente – é que a condução é suave. A mulherada motorista adora isso. E a parte masculina dos consumidores vibra mesmo porque o veículo bebe menos.
Neste tipo de câmbio não existe embreagem e por isso a aceleração é sempre contínua. Segundo a montadora, o X-Tronic tem software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente e a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio.
Com esta configuração, acelerações do Captur CVT são constantes, sem trancos – muito comum nas transmissões automatizadas -, além de ser mais leve, menor e com menos atrito, o que significa maior durabilidade – pelo menos é que o se espera.
Fotos: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação
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