A Peugeot lançou esta semana no Brasil o novo 3008, que na geração anterior estava mais para monovolume e que voltou na forma de um utilitário-esportivo (SUV) com um visual mais moderno, equipado com o já consagrado conjunto motor 1.6 turbo de câmbio automático de seis marchas e um bom pacote de equipamentos, com preço de lançamento de R$ 135.990, cobrado pela única versão disponível (Griffe).
O novo Peugeot 3008 chega ao Brasil totalmente diferente da geração anterior que deixou de ser comercializada aqui em 2015. Ao abandonar o jeitão de monovolume, ele ganhou um visual mais encorpado. Destacam-se a frente mais verticalizada, o capô longo e horizontal, a grade frontal pontilhada, os faróis com luzes de LED e desenho recortado, a linha de cintura alta, as coberturas plásticas na parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e parte inferior das portas; lanternas traseiras de três partes e inseridas em um aplique na cor preta, teto de vidro panorâmico na cor escura e rodas de liga de 19 polegadas com desenho bem esportivo.
Por dentro, o novo SUV também está totalmente diferente. O quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas pode ser configurado de acordo com o gosto do motorista. O 3008 também traz o conceito Peugeot i-Cockpit, que contempla um volante menor de base achatada e painel com informações no campo visual do motorista. O acabamento mistura tecido e couro de boa qualidade. No centro e no alto do painel, destaca-se a tela do tipo touchscreen de oito polegadas do sistema multimídia. Completam o charme as seis elegantes teclas de acesso ao rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.
Para deixar o motorista e passageiro da frente relaxados, o novo utilitário-esportivo da marca do Leão oferece massageador nos bancos dianteiros. Um sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona cinco tipos de massagem diferentes nos ombros e na região lombar. O conforto interno é completado por um console central refrigerado (ideal para sucos e aguas minerais), carregador de smartphones por indução, ar de duas zonas com saídas para o banco de trás, controle automático de velocidade, porta-luvas de oito litros e um monte de porta-trecos. O espaço interno acomoda bem cinco adultos e, no porta-malas, cabem 520 litros.
Atualmente, uma das funções que o consumidor tem exigido dos novos é a conectividade. O sistema multimídia do 3008 vem com a função Mirror Screen, que possibilita a reprodução da tela do smartphone para uma melhor utilização dos aplicativos. A função é compatível com Android Auto e Apple CarplayTM (a partir do iPhone 5). Com ela, é possível fazer ligações, escolher músicas, ler e escrever mensagens de texto, obter um itinerário, entre outras coisas.
Em um trajeto (de ida e volta) de cerca de 150 quilômetros entre Itaipava, na região serrana, e a cidade do Rio de Janeiro, pudemos sentir um pouco do novo 3008. A já conhecida dobradinha do motor 1.6 THP com o câmbio automático de seis velocidades funcionou de forma eficiente, principalmente em acelerações e retomadas. Na Serra de Petrópolis, a suspensão mostrou um bom equilíbrio entre a estabilidade necessária nas curvas fechadas e o conforto ao absorver bem as muitas irregularidades do piso. Também foi positivo o baixo nível de ruído. A direção mostrou precisão e boa calibragem.
As teclas do tipo chave completam o charme do painel
Texto: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Quatro cilindros em linha, 1.600cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo e injeção direta, que gera 165cv de potência (a 6.000 rpm) e 24,5kgfm (a 1.400rpm)
Câmbio – Automático de seis velocidades, com possibilidade de trocas manuais junto ao volante
Suspensão – Na frente, pseudo-McPherson; e na traseira, semi-independente
Dimensões – Comprimento, 4,44m; largura, 1,90m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,67m
Freios – A disco ventilado na dianteira e sólido na traseira
Peso – 1.567 quilos
Porta-malas – 520 litros
Tanque – 53 litros
Aceleração de 0 a 100km/h – 8,9 segundos
Velocidade máxima – 206km/h
Preço – R$ R$ 135.990
Principais equipamentos – Bancos dianteiros com massageadores, ar de duas zonas, sistema multimídia com tela de oito polegadas, compartimento refrigerado no console, airbags laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, sistema de auxílio de partida em rampa, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, controle automático de velocidade e faróis full-led direcionais com regulagem automática de facho.
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