O choque de realidade provocado pelo Chevrolet Blazer EV RS

O Chevrolet Blazer EV RS é um carro disruptivo. Seja pela sua eficiência energética, com uma autonomia de quase 500 quilômetros; seja pela sua performance esportiva, tanto em aceleração quando em retomadas de velocidade, fazendo jus ao sobrenome RS que, na Chevrolet, indica esportividade, mesmo para um veículo desse porte e que pesa quase duas toneladas e meia; seja pela sua tecnologia, tanto no pacote de conforto quanto no pacote de segurança; seja pelo bom nível de acabamento interno, digno de um veículo do segmento premium; seja pelo seu espaço interno, que proporciona conforto de sobra para cinco adultos e um bom espaço para bagagens no porta-malas; ou seja pelo bom acerto dos sistemas de direção e suspensão. Por outro lado, o preço, que ultrapassa a marca dos R$ 500 mil, tira um pouco a competividade frente aos chineses do segmento premium.

Grade na cor preto brilhante se destaca na frente do Chevrolet Blazer EV RS – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grande grade fechada na cor preta, onde está abriga a sigla RS (indicativo de esportividade nos Chevrolets); e para os faróis e luzes completamente em LED, unidos por uma barra cromada, onde fica a gravatinha na cor preta.

Linha de cintura alta

De perfil, chamam a atenção a linha de cintura alta, as colunas na cor preta, as coberturas dos para-lamas e soleiras também na cor preta, as rodas de liga de 21 polegadas diamantadas com detalhes na cor preta e as maçanetas na cor da carroceria.

O Chevrolet Blazer EV RS tem linha de cintura alta e colunas na cor preta – Foto: Eduardo Aquino

Lanternas totalmente em LED e em formato de “L” invertido, o grande para-choque na cor preto brilhante, o defletor de ar no teto e a gravatinha na cor preta formam o conjunto estilístico da traseira do Chevrolet Blazer EV RS.

Acabamento do Chevrolet Blazer EV RS

Ao entrar no SUV elétrico da GM, percebe-se logo a boa qualidade do acabamento, com bancos, volante e painel forrados em couro e suede, costuras vermelhas e azuis; saídas de ar vermelhas inspiradas em turbinas de avião e luzes ambiente em LED de 26 cores.

De qualquer ângulo, o estilo do Chevrolet Blazer EV RS é inconfundível – Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno do Chevrolet Blazer EV RS proporciona conforto para cinco pessoas, mesmo para aquelas de maior estatura. Quem assenta no banco traseiro tem um excelente espaço para as pernas. E o acesso à cabine é muito fácil.

Espaço para bagagens

A capacidade do porta-malas (de 436 litros) também é bem razoável e o encosto do banco traseiro bipartido e rebatível possibilita flexibilidade de passageiro/carga. Para facilitar a vida do motorista, a tampa tem abertura e fechamento elétricos.

As saídas de ar do Chevrolet Blazer EV RS foram inspiradas em turbina de avião – Foto: Eduardo Aquino

Encontrar uma boa posição de dirigir é muito fácil, pois o motorista conta com regulagem de distância e altura da coluna de direção, ajuste elétrico de oito posições do seu banco (e com memória) e ajuste também da altura dos pedais.

Chevrolet Blazer EV RS tem bancos e volante forrados em couro e suede – Foto: Eduardo Aquino

Também se destaca o sistema multimídia MyLink do Chevrolet Blazer EV RS, que tem tela central de 17,7 polegadas e é bem completo, incluindo sistema Google integrado (programação de rotas e de alertas de trânsito em tempo real, informações sobre o status da bateria, recomendações de paradas para recarga no caminho, entre outros).

Chevrolet Blazer EV RS conectado

Em termos de conectividade, o Blazer oferece sistema OnStar, WiFi 5G e o App MyChevrolet, que possibilita encontrar estações de carregamento mais próximas, planejar rotas e encontrar disponibilidade de recarga ao longo do caminho.

Sistema multimídia do Chevrolet Blazer EV RS tem tela de 17,7 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Com tela colorida e digital de 11 polegadas que torna todas as informações bem visíveis para o motorista, incluindo as do sistema de carga da bateria; o quadro de instrumentos pode ser configurável ao gosto do motorista.

Manobras

Para ajudar nas manobras em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas, considerando que o Chevrolet Blazer EV RS tem quase cinco metros de comprimento, o motorista conta com câmera de ré de alta resolução e câmeras de visão 360°.

Lanternas em “L” invertido se destacam na traseira do Chevrolet Blazer EV RS – Foto: Eduardo Aquino

No pacote de conforto, que é bem completo, destaque para o sistema premium de som Bose, carregador de celular por indução, função de pré-climatização dos bancos e da cabine, volante aquecido e banco do motorista e do passageiro ventilados.

Segurança do Chevrolet Blazer EV RS

A segurança é um dos pontos altos do Blazer, que tem oito airbags, alertas de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro com frenagem de emergência de ponto cego com assistência de direção e alerta de abertura de portas com detecção de veículos, ciclistas e pedestres.

Sobra espaço e conforto no banco traseiro do Chevrolet Blazer EV RS – Foto: Eduardo Aquino

Como todo veículo elétrico, o Blazer responde rapidamente aos comandos do acelerador. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em menos de 6 segundos, o que é um bom número para um carro que pesa quase duas toneladas e meia.

Motor de 347 cavalos

O motor elétrico do Chevrolet Blazer EV RS, de 347 cavalos de potência e 44,8 kgfm de torque, despejados nas rodas traseiras, também geram retomadas de velocidade muito rápidas, proporcionando ultrapassagens bem seguras.

O porta-malas do Chevrolet Blazer EV RS tem fechamento e abertura elétricos – Foto: Eduardo Aquino

Pelo método do Inmetro, o Blazer, que é equipado com baterias de 102kWh, consegue 481 quilômetros de autonomia. Um alcance que pode possibilitar ao motorista viagens curtas sem ter que ficar com medo de ficar sem carga na bateria pelo caminho.

Ao adquirir o modelo, o comprador pode escolher, sem custos adicionais, um carregador dual smart charger ou um wall charger. Dependendo do carregador, é possível recarregar até 80% da bateria em 40 minutos.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

No Chavrolet Blazer EV RS, o motor de 347 cavalos fica no eixo traseiro – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Elétrico, que gera potência de 347cv de potência e 44,9kgfm de torque

Bateria – 102 kWh

Tipo de tomada – 22kW AC; 190 kW DC

Autonomia – 481 quilômetros (Inmetro)

Transmissão – Tração traseira e câmbio automático de uma marcha

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, sistema multilink; e traseira, independente, sistema multilink

Dimensões – Comprimento, 4,88m; largura, 1,98m; altura, 1,65m; e entre-eixos, 3,09m

Freios – Discos ventilados nas quatro rodas

Rodas e pneus – Rodas de liga de 21 polegadas, calçadas com pneus 275/45 R21

Porta-malas – 436 litros

Peso – 2.495 quilos

Rodas de 21 polegadas do Chevrolet Blazer EV RS tem desenho mais fechado – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Oito airbags (duplo frontal, duplo de joelho, duplo lateral, e duplo de cortina), sistema multimídia MyLink com tela sensível de 17,7 polegadas (com
sistema Google integrado, que oferece programação de rotas e de alertas de trânsito em tempo real, informações sobre o status da bateria, recomendações de paradas para recarga no caminho e sugestões de pontos de interesse personalizados), carregador sem custos adicionais (um dual smart charger ou um wall charger), sistema premium de som Bose, carregador de celular por indução, quadro de instrumentos com tela de 11 polegadas configurável, sistema OnStar, WiFi 5G, comandos remotos, localização em tempo real, diagnóstico veicular, notificação de manutenção e status do veículo, sistema de alerta de colisão, recuperação veicular, socorro em casos de emergência, Chevrolet Road Service, Chevrolet Bom Samaritano, App MyChevrolet (encontrar estações de carregamento mais próximas, planejador de rotas e disponibilidade de recarga ao longo do caminho e autonomia da bateria), ar-condicionado dual zone, função de pré-climatização dos bancos e da cabine, volante e pedais customizáveis, iluminação ambiente com 26 posições de cores, partida remota sem chave, retrovisores aquecidos com rebatimento e função tilt-down, rack de teto na cor preto High Gloss, câmera de ré de alta resolução, câmera de reboque, banco traseiro bipartido e rebatível, porta-malas com abertura e fechamento elétrico, câmeras de visão 360°, controle automático de velocidade, volante aquecido, heads-up display, alavanca de frenagem regenerativa, banco do motorista com ajuste elétrico de 8 posições – com memória, banco do passageiro com ajuste elétrico de 6 posições, banco do motorista e do passageiro ventilados, alerta de colisão frontal, alerta de Tráfego cruzado traseiro com frenagem de emergência, alerta de ponto cego com assistência de direção e alerta de abertura de portas com detecção de veículos, ciclistas e pedestres.

Preço – A partir de R$ 503.190,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.