Citroën Aircross Shine

Andamos no Citroën Aircross Shine, a opção topo de linha da nova geração do C3 Aircross. Destaque para o conjunto motor 1.0 turbo, de 130cv de potência e 20,4kgfm de torque, e câmbio automático do tipo CVT (de sete marchas simuladas), que proporciona boas acelerações e retomadas de velocidade e com níveis de consumo bem razoáveis, tanto na cidade quanto na estrada. Outros pontos positivos do Citroën Aircross Shine são o conjunto de suspensão, que consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, mesmo quando se abusa em curvas mais fechadas; e o amplo espaço interno, tanto para acomodar cinco adultos com certo conforto quanto uma bagagem familiar de umas férias mais longas, além da flexibilidade dos bancos, que possibilita vários arranjos. Por outro lado, as listas de itens de conforto e segurança poderiam ser mais amplas.

Citroën C3 Aircross Shine de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, fica clara a inspiração no Citroën C3. Destaque para as duas faixas paralelas que abrigam o Chevron da marca francesa e a grade frontal, todas na cor preta; para as luzes diurnas totalmente em LED e para o protetor inferior de para-choque na cor cinza.

Teto na cor preta

De perfil, o que mais chama a atenção no Aircross Shine são as rodas de liga de 17 polegadas com desenho bem vazado, o teto na cor preta, as coberturas plásticas dos para-lamas e soleiras, as barras de teto e as capas dos retrovisores na cor preto brilhante.

Citroën C3 Aircross Shine de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Uma faixa em preto brilhante ligando as lanternas com desenho também claramente inspirado no hatch C3, o para-choque na cor preta e o protetor inferior do para-choque na cor cinza formam o conjunto estilístico da traseira.

Acabamento do Aircross Shine

O acabamento interno não chega a ser um destaque, mas é de boa qualidade, com bancos e volante forrados em couro em dois tons e costuras aparentes; detalhes em preto brilhante nas saídas de ar e no volante.

Citroën C3 Aircross Shine de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Em termos de espaço interno, o C3 Aircross Shine tem boa distância entre-eixos (2,67m), que proporciona um bom nível de conforto para as duas primeiras fileiras de banco e boa capacidade no porta-malas (493 litros) na opção de cinco lugares.

Flexibilidade

Outros pontos positivos do SUV são os seu bancos removíveis, que garantem uma boa flexibilidade do interior e possibilitam diversos arranjos no habitáculo para mesclar pessoas e bagagens; e o bom número de porta-trecos.

Painel do Citroën C3 Aircross Shine – Foto: Eduardo Aquino

Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços reduzidos, o motorista conta com sensores de estacionamento traseiros, assistente de partida em rampa, câmera de ré e boa calibragem da assistência elétrica da direção.

Multimídia do C3 Aircross Shine

Com tela de dez polegadas sensível ao toque, posicionada no alto e no centro do painel, proporcionando uma boa visão de todas as informações da tela, o sistema multimídia tem espelhamento de celular sem fio e comando de voz.

Banco traseiro do Citroën C3 Aircross Shine – Foto: Eduardo Aquino

Além do bom sistema multimídia, o C3 Aircross Shine também oferece três portas USB, sendo uma no painel e duas no console traseiro. Por outro lado, o ar-condicionado não é digital e não tem saída para o banco traseiro e os comandos dos vidros traseiros ficam mal posiocionados (entre os bancos dianteiros).

Quadro digital

Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas e pode ser customizável (em seis telas e duas opções de cores, com diferentes parâmetros do veículo) e o motorista escolhe por meio de um botão no volante.

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Bancos dianteiros do Citroën C3 Aircross Shine – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir no Aircross, o motorista conta com ajuste de altura do seu banco, mas não dispõe de regulagem de distância da coluna de direção, que tem ajuste apenas de altura. O volante tem boa pega e é multifuncional.

Segurança

Levando em conta o preço do C3 Aircross Shine, a lista de equipamentos de segurança deveria ir além de quatro airbags (frontais e laterais), dos controles de tração e estabilidade e do sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Citroën C3 Aircross Shine de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A marca Citroën sempre teve tradição em criar bons e eficientes conjuntos de suspensão. E não foi diferente com o do Aircross, que consegue absorver bem as irregularidades do piso e segurar a carroceria quando se deseja abusar um pouco nas curvas mais fechadas.

Citroën C3 Aircross Shine na terra

Em nosso percurso de teste, rodamos por algumas estradas de terra em condições um pouco precárias e o SUV rodou com boa desenvoltura devido à sua boa altura do solo (23,3cm) e aos seus bons ângulos de entrada (23,8°) e saída (32°).

Banco traseiro do Citroën C3 Aircross Shine – Foto: Eduardo Aquino

Debaixo do capô do novo Citroën C3 Aircross, está outro ponto positivo do carro: o motor Turbo 200, que tem injeção direta de combustível e bloco em alumínio e gera potência de 130cv e torque de 200Nm quando alimentado com etanol.

Tocada prazerosa

Como a força do motor já chega em baixas rotações, o motorista consegue uma tocada prazerosa, com boas acelerações (a marca divulga que ele faz de 0 a 100km/h em 9,7segundos) e retomadas de velocidade. A máxima chega aos 191km/h.

Porta-malas do Citroën C3 Aircross Shine – Foto: Eduardo Aquino

O motor do Citroën C3 Aircross Shine está acoplado a um câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), de sete marchas simuladas e e três modos de condução disponíveis, incluindo o “Sport”, que deixa o SUV bem mais esperto nas reações.

E, além da boa performance, esse conjunto consegue níveis bem razoáveis de consumo. Com duas pessoas a bordo, apenas gasolina no tanque, o computador de bordo registrou médias em torno de 10,4km/l na cidade e de 12,6km/l na estrada.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do Citroën C3 Aircross Shine – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo com injeção direta de combustível, flex, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm a 1.700rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,32m; largura, 1,72m; altura, 1,67m; e entre-eixos, 2,68m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus e rodas – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17

Porta-malas – 493 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.216 quilos

Roda do Citroën C3 Aircross Shine – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Aerofólio traseiro, barra de teto estética, capa de retrovisor em preto brilhante, faixa traseira em preto brilhante, grade frontal em preto brilhante, maçanetas na cor da carroceria, moldura de caixa de roda e lateral de carroceira, moldura preta nos vidros, protetor inferior de para-choque dianteiros e traseiros (skid plates), rodas de liga diamantadas de 17 polegadas, coluna de direção com ajuste de altura, quadro de instrumentos digital em TFT de 7 polegadas, controle automático de velocidade (limitador e regulador de velocidade), controle eletrônicos de tração e estabilidade, quatro airbags, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus), luzes diurnas em LED, 1 porta USB de recarga e dados e tomada 12V no painel, 2 portas USB de rápido carregamento para 2ª fileira, ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de altura, bancos traseiros rebatíveis com Isofix e Top Tether (fixação para cadeiras de crianças), câmera traseira, sistema multimídia Citroën Connect com tela do tipo touchscreen de 10 polegadas (espelhamento sem fio), comando interno de abertura da tampa de combustível, controle de áudio no volante, luz de cortesia no porta malas, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, porta-objetos com acabamento premium no painel, sensor de estacionamento traseiro, volante com controle de áudio e comandos do piloto automático e volante revestido de couro sintético.

Preços – R$ 129.990,00. Com pintura metálica e Protection Pack (protetores de cárter e de soleira), sobe para R$ 132.290,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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