Logo

Andamos na versão esportiva do SUV Pulse, que foi desenvolvida pela divisão Abarth, que prepara os modelos de maior performance da Fiat e que tem como símbolo um escorpião. Ao contrário de vários modelos “esportivados” que têm aparecido no mercado brasileiro, o Pulse Abarth tem corpo e alma voltados para a performance. Além do visual, marcado por “tatuagens” do escorpião na carroceira e no interior, grade esportiva na cor preta, detalhes na cor vermelha, bancos esportivos, rodas de liga de 17 polegadas na cor preta e dupla saída de escapamento, modelo é equipado com motor turbo de 185cv e câmbio automático de seis marchas com possibilidade de trocas manuais junto ao volante, além de ter suspensão, direção e freios preparados para a adrenalina. Resultado: 0 a 100km/h em apenas 7,6 segundos e máxima de 215km/h.

Foto: Eduardo Aquino

E esse escorpião é mineiro, pois embora tenha toda uma história que começou a ser escrita com o fundador da Abarth, Carlo Abarth, em 1949, o Pulse Abarth foi desenvolvido e está sendo produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG).

Roupagem esportiva

Por fora, além do símbolo do escorpião e do nome Abarth, completam a roupagem esportiva a grade na cor preta, os para-choques redesenhados, as rodas de 17 polegadas na cor preta e dupla saída de escape.

Leia mais: Jeep Rubicon Gladiator

Foto: Eduardo Aquino

A inspiração esportiva continua nas opções de cores da carroceria, que pode ser Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcao ou Vermelho Montecarlo, sendo que esta última tem a opção de detalhes na cor cinza ou na cor preta.

Habitáculo

Por dentro, destaque para a cor preta que domina o interior, os bancos exclusivos em couro com o escorpião em baixo relevo, costuras vermelhas aparentes e com abas para segurar bem o corpo nas curvas e acabamentos na cor vermelha.

Leia mais: VW Polo TSI

Foto: Eduardo Aquino

Completam a atmosfera esportiva do interior o volante revestido em couro, de base achatada, com detalhes em preto brilhante e de boa pega e as bonitas pedaleiras em alumínio, que estão muito bem posicionadas.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e de altura do seu banco, que prende bem o corpo para evitar o deslize naquelas curvas mais fechadas.

Leia mais: Hyundai HB20S Platinum Plus

Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos de sete polegadas é totalmente digital e possibilita uma boa visualização das informações. O computador de bordo informa distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso.

Segurança

Na lista de equipamentos de segurança estão airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros, frenagem autônoma de emergência, controles de tração e estabilidade e alerta de mudança de faixa.

Leia mais: Fiat Fastback Impetus

Foto: Eduardo Aquino

O sistema multimídia tem tela sensível ao toque e do tipo “flutuante” de 10 polegadas, que é de fácil visualização; navegação nativa, comando por voz e compatível (sem fio) com Apple Car Play e Android Auto.

Conforto

Entre os itens de conforto, destaque para o carregador de celular por indução, ar-condicionado automático de digital, com saida para o banco traseiro; farol alto automático e o pacote de conectividade, com vários serviços.

Leia mais: Novo Nissan Sentra

Foto: Eduardo Aquino

Na lista de equipamentos de segurança estão airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros, frenagem autônoma de emergência, controles de tração e estabilidade e alerta de mudança de faixa.

Manobras

Para manobrar em vagas e espaços apertados e em subida, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, boa calibragem da direção elétrica e assistência de partida em rampa.

Leia mais: Kawasaki de cara nova

Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, com relativo bom espaço para as pernas no banco traseiro. O porta-malas tem boa capacidade (370 litros), que pode ser ampliada com o rebatimento (em 1/3 e 2/3) do banco traseiro.

Pulsando

Deixando o corpo e falando de alma, o Pulse Abarth é equipado com motor turbo, com injeção direta de combustível e bloco em alumínio, que gera potência de 185cv e torque de 270Nm, ambos quando abastecido com etanol.

Leia mais: HB20 Platinum Plus

Foto: Eduardo Aquino

O ritmo do “coração” é acompanhado pelo câmbio automático de seis marchas, que conta com uma calibração bem esportiva, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, melhorando a redução e a retomada de velocidade.

Peso-potência

Com boa relação peso-potência (6,9 kg/cv), o Punto Abarth sai da inércia e chega aos 100km/h em apenas 7,6 segundos, marca que o coloca entre os compactos mais rápidos do mercado, e crava 215km/h de velocidade máxima.

Leia mais: Creta N Line Night Ediiton

Foto: Eduardo Aquino

O principal atrativo do hatch da Fiat é a tocada esportiva, possibilitando so motorista sentir todo o “veneno” do motor, incluindo o som que foi cuidadosamente preparado pelos engenheiros para completar o “clima” esportivo.

Bem calibrada

Além do motor, o motorista também sente que a suspensão foi calibrada para segurar bem a carroceira nas curvas, como a relação direta da direção ajuda a manter sempre o carro na mão e como os freios possibilitam uma frenagem bem dentro das curvas.

Leia mais: Jeep Commander Limited T270

Foto: Eduardo Aquino

Aliás, quando se aciona o “escorpião” no volante, há o que os engenheiros chamam de “vetorização dinâmica de torque”, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.

Além do modo esportivo, o Poison, que é acionado por um botão no volante, o Pulse Abarth tem outras duas regulagens de direção disponíveis: “Normal”, com foco em esportividade e conforto; e Manual voltado para versatilidade e personalidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Foto: Eduardo Aquino

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

plugins premium WordPress