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Se a picape da marca italiana já tem um comportamento parecido com o de um automóvel de passeio devido à configuração e calibragem da suspensão e direção, com os acessórios (da divisão Mopar) incorporados na versão topo de linha, a Fiat Toro Ultra, principalmente com a cobertura rígida da caçamba e a bolsa de bagagem, a picape fica ainda mais parecida com um sedã. Destaque também para o visual esportivo aventureiro das rodas, grade (que agora tem um friso na cor vermelha), estribos e acabamentos plásticos e outros elementos e para a motorização turbodiesel, que gera 170cv de potência e 35kgfm de torque, que proporciona um bom desempenho, equilibrando bem performance e consumo. Embora os estribos laterais reduzem um pouco a altura livre do solo, a tração 4×4 sob demanda e os pneus de uso misto ajudam quando se roda fora do asfalto.

Fiat Toro Ultra de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, o que chama mais a atenção são a grande grade na cor preta em colmeia, que ganhou um friso na cor vermelha, os indicadores de direção e na parte inferior os faróis totalmente em LED e o para-choque também na cor preta, que abriga as luzes de neblina.

Capota rígida

A capota rígida bem estilizada e na cor da carroceria, os estribos laterais, as rodas de liga de 17 polegadas na cor preta e com desenho esportivo, as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras e as barras no teto na cor preta se destacam na Fiat Toro Ultra de perfil.

Fiat Toro Ultra de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, saltam aos olhos as lanternas com luzes totalmente em LED, o estribo antiderrapante, que ajuda no acesso à caçamba; e tampa dupla com abertura elétrica, que facilita bastante e torna mais prático o acesso à caçamba.

Acabamento interno

Por dentro, a Fiat Toro Ultra tem acabamento de boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro dos bancos em dois tons e os detalhes em preto brilhante no painel, volante e console. Por outro lado, abusa um pouco dos plásticos rígidos.

Fiat Toro Ultra de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A central multimídia tem tela de 10 polegadas na vertical, que tem uso bastante simples, boa visualização, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto wireless, comandos de voz, GPS e Wifi nativo gratuito por um ano.

Espaço da Fiat Toro Ultra

Quanto ao espaço interno, a Fiat Toro Ultra acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, já que, que senta no meio, é incomodado pelo apoio de braço embutido. Há um espaço razoável para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.

Painel da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Para levar objetos e carga, a Ultra oferece diversos porta-trecos (incluindo um bem generoso debaixo do banco do passageiro) e uma caçamba que, com a capota rígida e a bolsa (impermeável) de bagagem, se transformou em um amplo porta-malas.

Capacidade de carga

A capacidade de carga da Fiat Toro Ultra, somando o peso dos ocupantes e das bagagens, é de 1.000 quilos. Para facilitar o transporte, há protetor e diversos ganchos na caçamba, além da praticidade da abertura elétrica da tampa em duas partes.

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Painel central da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Na lista de itens de conforto, destaque para o carregador de celular por indução (evita aquela confusão de cabos), o ar-condicionado automático de duas zonas, entradas USB frontal e traseira, controle automático de velocidade e sensores crepuscular e de chuva.

Dirigindo a Fiat Toro Ultra

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco e coluna da direção com regulagem de altura e distância. O volante tem boa pega e abriga comandos do áudio e do computador de bordo.

Bancos dianteiros da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Entre os equipamentos de segurança da Fiat Toro Ultra, estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência e monitoramento da pressão dos pneus.

Na hora de manobrar

Devido às grandes proporções da Toro e ao diâmetro de giro muito longo, na hora de estacionar em vagas apertadas, ajudam o motorista a câmera de ré de boa resolução, a boa calibragem elétrica da direção e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Banco traseiro da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Embora o estribo reduza um pouco a boa altura do solo, o motorista da Fiat Toro Ultra se sai bem fora do asfalto contando com a ajuda da tração 4×4 sob demanda e com reduzida, boa altura do solo, pneus de uso misto, controle de descida e protetor de cárter.

Fôlego da Fiat Toro Ultra

O motor 2.0 turbodiesel, de 170cv, garante um bom desempenho para a picape, que pesa mais de 1.800 quilos. Ele consegue proporcionar uma performance prazerosa, com boas acelerações e retomadas, que condizem com o apelo esportivo do seu visual.

Caçamba da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

E, com a ajuda do eficiente câmbio automático de nove marchas, consegue também proporcionar um bom nível de consumo. Na estrada, com quatro adultos e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 12km/l.

A suspensão acompanha bem o ritmo e a sua configuração (conjunto traseiro independente e do tipo multlink) e calibragem conseguem proporcionar conforto e um bom equilíbrio quando é exigida naquelas curvas mais fechadas e de piso irregular.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Roda da Fiat Toro Ultra – Foto: Eduardo Aquino

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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