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O que faltava à versão Style do Peugeot 208, não falta mais: o motor Turbo. O 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta, que gera 130cv de potência e 20,4kgfm de torque quando alimentado com etanol, proporciona uma tocada esportiva e agradável, com boas acelerações e retomadas de velocidade. Agora, a boa performance se une ao visual que é bem esportivo. A Style caracteriza-se pela grade dianteira na cor preto brilhante, as rodas de liga de 17 polegadas com desenho bem esportivo e acabamento diamantado, capas dos retrovisores e a barra que “liga” as lanternas traseiras na cor preto brilhante, e os faróis, luzes e o famoso “dente de sabre” em LED que caracteriza a marca do leão. A lista de equipamentos gera boa relação custo/benefício.

Peugeot 208 Style Turbo de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para o conjunto óptico com luzes totalmente em LED, incluindo o já famoso e bonito “dente de sabre” característico da marca de leão; e a grande grade em preto brilhante e “pespontada” com pontos imitando metal.

Nas laterais

De perfil, chamam a atenção as rodas de liga de 17 polegadas com desenho esportivo e acabamento diamantado; as capas dos retrovisores em preto brilhante, as maçanetas das portas na cor da carroceira e a coluna “C” larga, onde está estampado o nome da versão.

Peugeot 208 Style Turbo de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, o toque esportivo fica por conta da barra na cor preto brilhante que “liga” as lanternas com lentes escurecidas e luzes totalmente em LED; o aerofólio no teto, o para-choque estilizado e a ponteira do escapamento cromada.

Acabamento interno

O acabamento interno do Peugeot 208 Style Turbo também tem um apelo esportivo e transmite um aspecto de qualidade, com acabamento imitando fibra de carbono no painel e detalhes em preto brilhante no painel, console, painéis de porta e volante.

Peugeot 208 Style Turbo de traseira – Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno proporciona mais conforto para quem viaja na frente, pois, no banco traseiro, é um pouco limitado para pessoas de maior estatura. Forrados em tecido de toque agradável e exclusivo da versão, os bancos são confortáveis.

Espaço no Peugeot 208 Style Turbo

Embora com bom acesso e totalmente forrado, o porta-malas (de 265 litros) também é acanhado e, como o encosto do banco traseiro rebate apenas inteiramente, e não em 1/3 e 2/3, a capacidade e a flexibilidade ficam limitados.

Painel do Peugeot 208 Style Turbo – Foto: Eduardo Aquino

Encontrar uma boa posição de dirigir é fácil no Peugeot 208 Style Turbo, pois o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e com ajustes de altura (embora um pouco limitada) e distância da coluna de direção.

Conceito i-Cockpit

Com tamanho menor (em virtude do conceito que a Peugeot chama de i-Cockpit, que inclui também o quadro de instrumentos em posição elevada) e base achatada, o volante tem boa pega e abriga comandos do áudio, do computador e do telefone.

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Peugeot 208 Style Turbo de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Com tela de 10,3 polegadas sensível ao toque e integrada ao painel, proporcionando uma boa visualização das informações, o sistema multimídia Peugeot Connect (Apple CarPlay e Android Auto) é fácil de operar e tem comando de voz.

Manobras

Para manobrar em espaços curtos e sair de vagas apertadas e em subida, o Peugeot 208 Style Turbo conta com diâmetro de giro pequeno, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, sistema Visiopark (visão de 180°); e assistente de partida em rampa.

Bancos dianteiros do Peugeot 208 Style Turbo – Foto: Eduardo Aquino

No pacote de segurança, destaque para os quatro airbags, os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Conforto no Peugeot 208 Style Turbo

Entre os itens de conforto, destaque para o teto solar panorâmico, o ar-condicionado digital, o carregamento do celular por indução, que evita o “trança-trança” de cabos; e as duas entradas USB no console central.

Console do Peugeot 208 Style Turbo – Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, proporciona uma tocada bastante prazerosa, com boas acelerações (0 a 100km/h em apenas 9,0s) e retomadas de velocidade, possibilitando ultrapassagens bem seguras.

Modo Sport

Para uma melhor performance, basta o motorista escolher o modo Sport, no qual as mudanças acontecem em rotações maiores. Caso ele prefira uma tocada mais “econômica”, o modo ECO é ideal.

Banco traseiro do Peugeot 208 Style Turbo – Foto: Eduardo Aquino

No modo “ECO”, com etanol no tanque, ar ligado e quatro adultos, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,8km/l na estrada. Na cidade, rodamos nas mesmas condições, mas com apenas o motorista, e a média foi de 8,4km/l.

Câmbio do tipo CVT

Como acontece com a maioria dos câmbios automáticos do tipo CVT (continuamente variável), a resposta aos comandos do acelerador tem um pequeno “gap”, quase imperceptível. As trocas manuais podem ser realizadas na alavanca de marcha.

Porta-malas do Peugeot 208 Style Turbo – Foto: Eduardo Aquino

A assistência elétrica da direção, que tem uma relação bem direta (voltada para a tocada mais esportiva), está bem calibrada tanto para as velocidades mais altas, com “peso” bem dosado, quanto para as manobras, quando fica bem macia.

O conjunto de suspensão do Peugeot 208 Style Turbo também tem uma pegada mais esportiva, transmitindo segurança nas curvas mais fechadas. Por outro lado, o conforto é um pouco afetado pelas rodas de 17 polegadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do Peugeot 208 Style Turbo – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Roda do Peugeot 208 Style Turbo – Foto: Eduardo Aquino

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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