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Andamos no GWM Ora 3 GT, a versão esportiva e mais cara do compacto elétrico da marca chinesa que, junto com o seu concorrente direto, o também chinês BYD Dolphin, estão fazendo muito sucesso no mercado brasileiro. Entre os destaques, estão o motor elétrico de 171cv de potência e 25,2 quilos de torque, que proporciona empolgantes acelerações e seguras retomadas de velocidade; a autonomia de 319 quilômetros (de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV), o estilo bem diferenciado, com linhas mais arredondadas; a extensa lista de equipamentos de série de conforto e segurança, que inclui desde a abertura elétrica (do tipo “mãos livres”) da tampa do porta-malas até alerta e frenagem de emergência autônoma que reconhece também pedestres, motos e bicicletas; além de diversos itens de condução semiautônoma do nível 2+. O espaço interno para quatro adultos e uma criança é generoso, mas capacidade do porta-malas é um pouco limitada.

GWM Ora 3 GT de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para o formato ovalado dos faróis totalmente em LED, que abrigam os indicadores de direção em forma de moldura; para as linhas que lembram as de um Porsche e para a faixa vermelha embaixo do para-choque da versão GT.

Linha de cintura

De perfil, fica ainda mais evidente o design de muita personalidade do GWM Ora 3 GT. Também se destacam a linha de cintura alta, as coberturas plásticas dos para-lamas e das soleiras na cor preta e as rodas de liga de 18 polegadas com detalhe na cor vermelha.

GWM Ora 3 GT de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Luzes em LED embutidas no vidro traseiro, o ressalto na tampa do porta-malas, as luzes de direção na parte de cima do para-choque e o extrator de ar com detalhes em vermelho e a luz de neblina embutidos embaixo no para-choque dão o charme da traseira.

Espaço do GWM Ora 3 GT

O espaço interno do GWM Ora GT 3 acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, já que o apoio de braço embutido no encosto do banco traseiro incomoda um pouco quem senta no meio e a altura no banco traseiro é um pouco limitada.

GWM Ora 3 GT de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A capacidade do porta-malas (de 228 litros) é um pouco limitada. Por outro lado, existe o conforto do acionamento elétrico (do tipo mãos livres) da tampa e o rebatimento do encosto do banco traseiro em 1/3 e 2/3 podem melhorar essa capacidade.

Pegada esportiva

Por dentro, a pegada esportiva continua, com detalhes em vermelho nos bancos forrados em couro, na inscrição GT nos apoios de cabeça, no volante, painel, nos cintos de segurança e nos painéis de porta, tudo bem montado e de boa qualidade.

Painel do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura e distância da coluna de direção (isso ajuda muito no conforto porque o volante tem diâmetro grande) e regulagem elétrica do seu banco, que tem sistema “easy-entry”.

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Console do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Revestido em couro nas cores cinza e vermelho e com detalhes na cor preta brilhante, volante de dois raios é multifuncional, abriga comandos de toque suave e possibilita uma boa visualização do quadro de instrumentos digital.

Telas de 10,25 polegadas

Aliás, destaque para o quadro de instrumentos e a tela do sistema multimídia, ambos de 10,25 polegadas e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, que formam praticamente uma peça única e que se destaca de forma elegante no painel.

Bancos dianteiros do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Alguns itens de conforto do GWM Ora 3 GT facilitam bem a vida a bordo do motorista e passageiros, como bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e massagem; carregamento de celular por indução e luzes do interior em LED.

Manobrar o GWM Ora 3 GT

Manobrar em espaços curtos e vagas apertadas e em subida é fácil, pois o motorista conta com 12 sensores de estacionamento, câmera de ré, assistente de partida em subidas e câmera 360° com 9 opções de visualização e sistema ativo de estacionamento.

GWM Ora 3 GT de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A lista de segurança é completa, incluindo sete airbags, alerta e frenagem de emergência autônoma que reconhece também pedestres, motos e bicicletas; e sistema SCM (em caso de colisão traseira, o carro aciona os freios para evitar engavetamento).

Condução semiautônoma

Também é bem recheado o pacote de condução semiautônoma, que inclui, entre outros, leitura de placas de velocidade, controle automático de velocidade adaptativo e alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré.

Banco traseiro do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Em termos de performance, o GMW Ora 3 honra o sobrenome esportivo (GT), pois acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,2 segundos e retoma a velocidade com muito fôlego para garantir ultrapassagens bem seguras. A velocidade final é limitada em 160km/h.

Consumo do GWM Ora 3 GT

O consumo da carga da bateria vai depender muito da tocada do motorista. Mas se for num ritmo mais tranquilo, a autonomia é boa. Pelo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), ela é 319 quilômetros com uma carga completa.

Porta-malas do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

A bateria do Ora 3 GT tem capacidade de 63 kWh. De acordo com a GWM, para recarregar 80% da carga, será necessário cerca de 40 minutos em um eletroposto de corrente contínua. Em corrente alternada, a carga total é feita entre três e cinco horas.

O conjunto de suspensão está bem dimensionado para a proposta esportiva, segurando bem a carroceria nas curvas mais fechadas, transmitindo muita segurança. Embora seja um pouco mais dura, o nível de conforto é razoável.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Roda do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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