GWM Ora 3 Skin

Linhas arredondadas e elegantes, um pacote bem completo de equipamentos de segurança e conforto e uma performance com arrancadas e retomadas de velocidade de um esportivo. Esses são alguns dos atrativos do compacto elétrico GWM Ora 3 Skin. O design mistura um pouco dos modelos da marca Mini com as linhas de alguns Porsches. O modelo traz equipamentos que geralmente equipam modelos mais sofisticados e mais caros, como controle automático de velocidade adaptativo, farol alto automático, reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite de velocidade, sete airbags e frenagem de emergência autônoma com reconhecimento também de pedestres, motos e bicicletas, entre outros. O motor elétrico de 171cv e torque de 25,5kgfm possibilita acelerar de 0 a 100km/h em cerca de 8 segundos. Por outro lado, a autonomia (de 232 quilômetros conforme Inmetro) poderia ser maior.

GWM Ora 3 Skin de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, que lembra bastante as linhas de alguns modelos da Mini e da Porsche, destaque para os faróis arredondados e que incorporam no aro externo os indicadores de direção e a grade na parte de baixo do para-choque.

Linhas arredondadas

De perfil, também chamam a atenção as linhas limpas e bem arredondadas, as maçanetas das portas e as capas dos retrovisores na cor da carroceria e as rodas de liga de 18 polegadas com desenho bem vazado, deixando as pinças de freio à mostra.

GWM Ora 3 Skin de perfil – Foto: Eduardo Aquino

O design bem diferente dos outros modelos da categoria permanece na traseira, onde as lanternas fazem parte do vidro traseiro, formando uma linha de luz muito legal. Também se destaca a luz central de neblina na parte baixa do para-choque.

Espaço do GWM Ora 3 Skin

Com relação ao espaço interno, ele é suficiente para acomodar com conforto quatro adultos (mesmo aqueles de maior estatura) e uma criança. Por outro lado, a capacidade do porta-malas (de 228 litros) é um pouco limitada.

GWM Ora 3 Skin de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Ajustes de altura e distância da coluna de direção e regulagem de altura do seu banco ajudam o motorista a encontrar uma boa posição de dirigir. O volante, de apenas dois raios, tem boa pega e agrupa diversos comandos.

Acabamento interno

Bancos revestidos em couro nas cores azul e branco, que também está presente no painel, apoio de braço, volante e painéis de porta; luze ambiente em LED e detalhes imitando cromados dão um ar de boa qualidade ao acabamento interno.

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Painel do GWM Ora 3 Skin – Foto: Eduardo Aquino

Em termos de conectividade, o GWM Ora 3 Skin tem sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque e bem posicionada no centro do painel e praticamente se une ao quadro de instrumentos totalmente digital.

Manobras com o GWM Ora 3 Skin

Para ajudar o motorista a sair de vagas apertadas e manobrar em espaço reduzidos, o compacto elétrico tem câmera 360°, quatro sensores de estacionamento traseiros e uma boa calibragem da assistência elétrica da direção.

Bancos dianteiros do GWM Ora 3 Skin – Foto: Eduardo Aquino

A lista de equipamentos de conforto do GWM Ora 3 Skin inclui ar-condicionado automático, ajuste do volume do sistema de com de acordo com a velocidade e três conexões USB.

Condução semiautônoma

Destaque para os equipamentos de condução semiautônoma, como controle automático de velocidade adaptativo, sistema que aciona os freios em caso de colisão traseira para evitar engarrafamento e reconhecimento de placas de velocidade, entre outros.

Banco traseiro do GWM Ora 3 Skin – Foto: Eduardo Aquino

Como acontece com quase todos os carros elétricos, o Ora 3 Skin responde rapidamente aos comandos do acelerador, saindo da imobilidade e chegando aos 100km/h em apenas oito segundos e garantindo também boas retomadas de velocidade (leia-se ultrapassagens mais seguras).

Autonomia

Por outro lado, a autonomia (de 232 quilômetros de acordo com o Inmetro) é um pouco limitada, principalmente na estrada. Mas, por outro lado, o GWM Ora 3 Skin recupera bem a energia nos trajetos urbanos, onde mostra ser mais a sua “praia”.

Porta-malas do GWM Ora 3 Skin – Foto: Eduardo Aquino

De qualquer forma, para conseguir uma melhor autonomia, rodando na cidade ou na estrada, é melhor o motorista usar o modo de condução Eco, que segura um pouco o ímpeto, mas recarrega a bateria de forma bem mais eficiente.

A suspensão tem boa calibragem, tanto para garantir um bom nível de conforto interno, absorvendo bem as irregularidades do piso (o ajuste do conjunto parece mais voltado para o conforto), como para não pregar sustos no motorista nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor elétrico do GWM Ora 3 Skin – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Elétrico síncrono de imã permanente, dianteiro, que desenvolve potência de 171cv e torque de 25,5kgfm

Bateria – 47,8kWh (45,4kWh úteis)

Autonomia – 232 quilômetros conforme PBEV/INMETRO

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de uma marcha

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,23m; largura, 1,83m; altura, 1,60m; e entre-eixos, 2,65m

Vão livre do solo – 13,5cm

Ângulo de entrada – 16°

Ângulo de saída – 25°

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R18

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Porta-malas – 228 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.540 quilos

Rodas de 18 polegadas do GWM Ora 3 Skin – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Coluna de direção com ajuste de altura e distância, faróis full-Led de alta performance com ajuste de altura, luzes de emergência em frenagem busca (pisca-alerta). antena tipo “shark”, faróis com DRL LED – luz diurna, luzes do interior do carro em LED, apoia-braço frontal revestido em couro ecológico com compartimento para objetos, faróis com função “follow me home”, maçanetas externas na cor da carroceria, ar-condicionado automático, faróis full-led de alta performance com ajuste de altura, retrovisores externos com – setas, rebatimento elétrico e aquecimento; bancos revestidos em couro ecológico, fechamento das janelas por meio do controle remoto, rodas de 18 polegadas, bancos traseiros rebatíveis (60/40), sensor de chuva, farol alto automático (sensor que reduz o facho do farol quando detecta veículo no sentido oposto), função de antiembaçamento do para-brisa, janelas com função “one-touch” e antiesmagamento, vidros verdes e vidro traseiro com função de antiembaçamento, farol de neblina traseira em LED, 4 Sensores de estacionamento traseiros + 5 câmeras + 2 radares constituem toda a parte semiautônoma, bancos traseiros com cintos de segurança de 3 pontos, pré-tensionamento dos cintos de segurança em caso de colisão, Brake assist – regula a pressão no pedal do freio; reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite de velocidade, 7 Airbags (2 frontais + 2 frontais laterais + cortinas + central dianteiro), chave com função pânico (dispara a buzina), condução semiautônoma nível 2+, SCM (second collision mitigation – em caso de colisão traseira, o carro aciona os freios para evitar engavetamento), ACC adaptativo (mantém a velocidade configurado ou do carro a frente) com função “Stop & Go”; câmera 360º com 9 opções de visualização, destravamento automático das portas em caso de acidente, sistema de fixação de cadeira infantil – isofix (2 pontos de fixação), alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa, desvio inteligente – afasta o carro durante ultrapassagem de caminhões em até 30cm; Smart Cornering (com o acc ligado, o carro adapta a velocidade de acordo com as curvas), controle eletrônico de tração, alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré, fechamento automático das portas programável (15 ou 30km/h), “Smart key” – liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave, alerta e frenagem de emergência autônoma (reconhece também pedestres, motos e bicicletas), freios com sistema de prioridade, que permite frenagem, mesmo quando o acelerador esteja pressionado; assistente de partida em rampa, frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades, assistente de ponto-cego com aviso de abertura de portas mesmo após o carro estar desligado, controle de descida, 3 conexões USB, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, 3 modos de assistente de direção (Conforto/Normal/Esportivo), ajuste de volume do som de acordo com a velocidade do veículo, tela de multimídia de 10,25 polegadas, 5 Modos de condução (eco/normal/esportivo/esportivo+/automático) e computador de bordo com tela de LCD de 10,25 polegadas.

Preço – R$ 150.000,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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