Honda Civic Touring

Em sua décima geração, o sedã teve uma discretíssima alteração no visual na linha 2020. A Honda manteve o eficiente motor 1.5 com turbo e injeção direta, que rende 173 cavalos, que agora, infelizmente, somente faz par com o câmbio automático de tipo CVT com sete marchas simuladas, pois não existe mais a opção da caixa manual. Destaques para o bom acerto da suspensão, o acabamento interno de boa qualidade e o baixo consumo de combustível.

Como um dos pontos forte do Civic é o design, a Honda deu a impressão de que não quis mexer no time que está vencendo. As alterações no visual foram discretíssimas e passam despercebidas tranquilamente, como a moldura cromada nos faróis de neblina e a barra cromada na parte de baixo do para-choque traseiro.

Estilo fastback

Aliás, o conjunto estilístico, que tem como destaques a grade frontal cromada e unindo os faróis bem afilados, a traseira em estilo “fastback”, a linha de cintura alta e as lanternas traseiras em formato de bumerangue, continua moderno e é marcado por uma esportividade elegante.

Ao entrar no sedã, é fácil perceber o bom nível de acabamento, agora com materiais de toque mais agradável. O painel é o mesmo, com destaque para o quadro de instrumentos digital TFT de sete polegadas de alta resolução. Com ajustes elétricos do banco e regulagens de altura e distância da coluna de direção, fica fácil encontrar uma boa e ergonômica posição de dirigir, com os comandos bem posicionados.

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Carregamento por indução

Por dentro, também chamam a atenção o novo carregamento de celular por indução, basta colocar o celular no console; as saídas do ar-condicionado para o banco traseiro, o sistema de som de boa qualidade (de 452 W) e o amplo espaço interno (incluindo o porta-malas de 519 litros), embora no banco traseiro (como acontece na maioria dos carros) o conforto do passageiro do meio seja prejudicado pelo apoio de braço embutido.

Mas é rodando que o Honda Civic Touring se revela. Destaque para o bom acerto de suspensão (multlink na traseira), possibilitando que o motorista abuse nas curvas mais fechadas e evitando que as imperfeições do piso incomodem muito os ocupantes; e o bom fôlego do motor 1.5, que já mostra sua força em baixas rotações e que tem um baixo nível de consumo (na estrada, sem ar ligado, com gasolina e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 14km/l). Por outro lado, o motor 1.5 não é flex e consome apenas gasolina.

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CVT não empolga

Para conforto e uma melhor dirigibilidade, um câmbio automático legítimo ou mesmo uma caixa manual cairia bem melhor que o câmbio do tipo CVT. A direção também está bem calibrada, com boas respostas em altas velocidades e maciez nas manobras em lugares mais apertados.

Pelo preço da versão Touring, a Honda poderia ter optado por rechear o Civic com tecnologia mais semiautonôma, como fez com o modelo no exterior. Mas ainda assim o sedã nessa opção Touring ainda tem alguns equipamentos interessantes de conforto e segurança, como sistema de frenagem de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, seis airbags, ar digital de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e controles de tração e estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal quatro cilindros em linha, 1.5, 16V, a gasolina, com turbo e injeção direta, que rende 173cv de potência a 5.500rpm e 22,4kgfm de torque a 1.700rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas programadas

Direção – Assistência elétrica do tipo progressiva

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multlink

Dimensões – Comprimento, 4,63m; largura, 1,80m; altura, 1,43m; e entre-eixos, 2,70m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17

Porta-malas – 519 litros

Tanque – 56 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.326 quilos

Principais equipamentos – Sistema de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes de emergência, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), Isofix para fixar cadeiras infantis, câmera de ré, assistente para redução de ponto cego, monitoramento da pressão dos pneus, retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de chuva e crepuscular, faróis de neblina com luzes de LED, luzes diurnas com LED, teto solar elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle automático de velocidade, coluna de direção com ajuste de altura e distância, ar-condicionado automático digital de duas zonas, revestimento dos bancos e volante em couro, banco do motorista com ajustes elétricos, central multimídia com tela sensível de sete polegadas (Apple CarPlay e Android Auto™ com Tag Voice), carregador de celular por indução, volante multifuncional, duas entradas USB e quadro de instrumentos digital TFT de sete polegadas de alta resolução (Thin-Film Transistor).

Preço – R$ 136.700. Com pintura perolizada, sobe para R$ 138.050.

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