Logo

Andamos na versão intermediária do SUV compacto da marca japonesa, que tem como principais pontos positivos o visual mais moderno e equilibrado da nova geração, com destaque para a grade dianteira; o amplo espaço e a versatilidade do habitáculo, que, por meio de operações simples, possibilita diversas configurações; o pacote de equipamentos do sistema Sensing, que inclui controle automático de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa e de evasão de pista e farol alto automático; os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), o acabamento interno de boa qualidade e o baixo nível de consumo do motor 1.5 aspirado. Por outro lado, a performance é apenas razoável e o preço é um pouco salgado.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grande grade na cor preto brilhante, para os faróis totalmente em LED com três refletores, para a tomada de ar inferior com grade tipo rede e para as luzes de neblina em LED na parte de baixo do para-choque.

Cintura alta

De perfil, chamam a atenção a linha de cintura alta, as maçanetas dianteiras (as traseiras continuam embutidas como as da geração anterior) e as capas dos retrovisores na cor da carroceira e as esportivas rodas de 17 polegadas.

Leia mais: Oshkosh: números de um ano recorde

Foto: Eduardo Aquino

Lanternas com lentes escurecidas de desenho mais horizontal, que “invadem” a tampa do porta-malas e são unidas por uma barra com luzes de LED; defletor de ar no teto e para-choque mais elevado formam um conjunto de estilo elegante na traseira.

Acabamento

O acabamento interno é de boa qualidade, incluindo bancos, volante e console forrados em couro; detalhes em preto brilhante no volante, materiais que deixam boa impressão e bom nível de montagem.

Leia mais: Nissan Sentra Exclusive

Foto: Eduardo Aquino

Quatro adultos e uma criança viajam com bastante conforto no HR-V, principalmente com espaço de sobra para as pernas dos passageiros de trás. Mesmo pessoas de estatura elevada, ficam confortáveis no banco traseiro.

Flexibilidade

Embora não seja uma referência, o porta-malas também tem boa capacidade (354 litros). Além disso, o encosto do banco traseiro pode ser rebatido em 1/3 e 2/3 para permitir transportar passageiros e objetos longos ao mesmo tempo.

Leia mais: Citroën C3 First Edition

Foto: Eduardo Aquino

Para tornar o interior ainda mais flexível, o HR-V tem vários recursos: o encosto do banco traseiro é reclinável e o sistema Magic Seat possibilita o “recolhimento” dos bancos, formando um piso único com o do porta-malas.

Posição de dirigir

Na busca por uma boa posição de dirigir, que já é mais elevada, o motorista conta com regulagens de altura e de distância da coluna de direção e de altura do seu banco. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos.

Leia mais: Fiat Mobi Trekking

Foto: Eduardo Aquino

Alguns detalhes interessantes, melhoram o conforto interno, como o ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro, quatro tomadas USB disponíveis e porta-celulares nos costados dos bancos dianteiros.

Multimídia

Destaque também para o sistema multimídia, compatível com sistemas Android Auto e Apple Car Play, com tela do tipo “flutuante” e sensível ao toque de oito polegada, que possibilita uma boa visualização de todas as informações.

Leia mais: Fiat Pulse Abarth

Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos mistura mostradores analógicos (velocímetro e conta-giros) com o mostrador digital das informações do computador de bordo ao centro, que podem ser configuradas. Falta mostrador de temperatura do motor.

Manobras

Para manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas e em subida, o HR-V EXL Sensing conta com boa calibragem elétrica da direção, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa.

Leia mais: Antigos no Parque Municipal de BH

Foto: Eduardo Aquino

Um dos pontos positivos dessa versão é o sistema Sensing, que inclui controle automático de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa e de evasão de pista e farol alto automático.

Segurança

Também são itens muito importantes para a segurança os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus e controles eletrônicos de estabilidade e de tração.

Leia mais: Jeep Gladiator Rubicon

Foto: Eduardo Aquino

Debaixo do capô, está o motor 1.5 aspirado, Flex, que rende 126cv com gasolina ou etanol. As acelerações e retomadas são apenas razoáveis. Para conseguir uma boa performance, o motorista precisa manter os giros elevados.

Consumo

Por outro lado, o motor proporciona bons níveis de consumo. Com dois adultos, apenas gasolina no tanque e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias de 11km/l na cidade e de 13,8km/l na estrada.

Leia mais: VW Polo TSI

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável), com sete marchas simuladas. O motorista pode optar pelas trocas manuais, que são realizadas por meio de “borboletas” junto ao volante e que tornam a tocada mais prazerosa.

Com sistema McPherson na dianteira e barra de torção na traseira, o conjunto de suspensão consegue filtrar de forma eficiente as imperfeições do piso e contribuir para um bom equilíbrio quando se abusa nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.497cm³ de cilindrada, Flex, que gera potência de 126cv (gasolina ou etanol) a 6.200rpm e torques de 15,5kgfm (gasolina) e de 15,8kgfm (etanol) a 4.600rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo barra de torção

Dimensões – Comprimento, 4,33m; largura, 1,79m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,61m

Altura do solo – 18,5cm

Ângulo de entrada – 17,8°

Ângulo de saída – 22°

Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 431 quilos

Porta-malas – 354 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.309 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Sistema Sensing, que inclui controle automático de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa e de evasão de pista e farol alto automático; seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), faróis principais e de neblina full-LED, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, controlador de velocidade em descidas, assistente de partida em rampa, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático, freio de estacionamento elétrico, bancos e volante revestidos em couro, chave presencial com botão de partida e espelho retrovisor eletrocrômico.

Preços – A partir de R$ 159.600,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

plugins premium WordPress