Tem muita gente chamando a versão Iconic, topo de linha do sedã compacto da Renault, de Logan Stepway. Com suspensão elevada e acabamentos plásticos nas caixas de rodas, até parece mesmo, mas a marca francesa não o assume como uma opção aventureira. Na avaliamos que fizemos, destaque para o câmbio automático do tipo CVT, que foi bem afinado para o motor 1.6 16V; e para o amplo espaço interno, tanto para os cinco ocupantes quanto para as respectivas bagagens. A lista de equipamentos é boa, mas, pelo preço cobrado, merecia mais itens e um acabamento interno melhor.
Como já dissemos, a versão Iconic tem como diferenças no visual externo apenas os apliques plásticos nas caixas de roda, a assinatura em LED nos faróis e as rodas de liga de 16 polegadas diamantadas. O conjunto estilístico não chega a se destacar na multidão, mas é bem equilibrado, com um certo toque de elegância.
Logan Stepway?
Quanto à suspensão elevada herdada do Sandero Stepway, não se trata de uma jogada de marketing, aproveitando a boa onda na qual vêm surfando as versões aventureiras no Brasil. Segundo a Renault, ela foi necessária para a instalação do novo câmbio CVT, que reduziu bastante a altura em relação ao solo.
Leia também: Duster renovado
Na prática, o centro de gravidade mais alto permite uma maior inclinação da carroceria nas curvas mais fechadas, mas a suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade. A assistência eletro-hidráulica está bem calibrada para altas velocidades, com um bom “peso”, mas poderia ser mais macia nas manobras de estacionamento.
Folgado
Por dentro, destaque para o amplo espaço interno, devido à boa distância entre-eixos (2,64m), proporcionando conforto para quatro adultos e uma criança e uma boa capacidade para o porta-malas (510 litros).
A central multimídia também cumpre bem o seu papel, com tela sensível ao toque de sete polegadas, tecnologia Android Auto e Apple Carplay, permitindo de forma simples o uso de vários aplicativos; e câmera de ré, além dos sistemas Eco Scoring e Eco Coaching, que ajudam o motorista a economizar combustível.
Leia também: Renault Kwid Outsider
Preto brilhante
Por outro lado, embora alguns detalhes em preto brilhante e o revestimento em couro dos bancos deem um toque de elegância ao ambiente, no geral o acabamento, principalmente devido ao preço, merecia melhores materiais e cuidado.
Leia também: Renault Stepway 1.6
O novo câmbio CVT mostrou estar bem afinado com o motor 1.6 16V, que tem bom fôlego, e atua com mais eficiência do que outros. Mas o motorista precisa manter os giros um pouco elevados para conseguir uma melhor performance em arrancadas e retomadas de velocidade.
Consumo razoável
O nível de consumo é bem razoável para um sedã desse porte. Com gasolina no tanque, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 13km/l na estrada e de 9,5km/l na cidade.
Entre os itens de segurança do Logan Iconic, destaque para os quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, câmera de ré, assistente de partida em rampa e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis. No pacote de conforto, vale citar apenas o ar-condicionado automático e a central multimídia, que cumpre bem o papel de conectividade.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1597cm³ de cilindrada, 16V, flex, que desenvolve potências de 115cv (gasolina) e 118cv (etanol) ambos a 5.500rpm e torque de 16kgfm (gasolina ou etanol) a 4.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável)
Direção – Assistência eletro-hidráulica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,35m; largura, 1,73m; altura, 1,57m; e entre-eixos, 2,63m
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Porta-malas – 510 litros
Tanque – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.160 quilos
Principais equipamentos – Quatro airbags (dois frontais e dois laterais), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, controle automático de velocidade, central multimídia Media Evolution, bancos em revestidos em couro, sensores de chuva e crepuscular, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch”, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), rodas de liga de 16 polegadas diamantadas.
Preço – R$ 72.090
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews