Logo

O Renault Duster Iconic é aquele tipo de SUV que é gostoso de dirigir, com uma suspensão que consegue equilibrar de forma bem harmônica conforto e estabilidade e com um espaço interno capaz de acomodar com muito conforto cinco adultos e as suas respectivas bagagens para uma viagem longa de férias sem nenhum aperto. Destaque também para o bom fôlego do moderno motor 1.3 com turbo e injeção direta de combustível, que, com um bom torque já em baixas rotações, proporciona boas arrancadas e retomadas de velocidade, possibilitando agilidade no trânsito urbano e um bom ritmo de viagem na estrada. Embora falte um pouco de modernidade, o visual passou recentemente por uma repaginada e ficou agradável e harmônico. A lista de segurança é boa, mas faltam itens como airbags laterais.

Renault Duster Iconic de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade pontilhada de cromados que “une” os faróis com luzes de LED e o para-choque na cor preta, que dá um toque de esportividade. Por outro lado, devido à posição, os faróis de longo alcance ficam um pouco expostos a toques.

Na cor preta

De perfil, o que mais chama a atenção são os acabamentos plásticos na cor preta presentes nos para-lamas, nas soleiras, nas partes de baixo das portas e nos retrovisores e as rodas de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado.

Renault Duster Iconic de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Falta um pouco de personalidade ao conjunto estilístico da traseira, já que as bonitas lanternas traseiras lembram as de um concorrente. O acabamento plástico na cor preta no para-choque dá um toque aventureiro ao Renault Duster Iconic.

Espaço interno do Duster Iconic

A boa distância entre-eixos proporciona um amplo espaço interno ao Duster, acomodando cinco adultos com bom nível de conforto, incluindo um bom espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, que não tem apoio de braço embutido no encosto.

Renault Duster Iconic de traseira – Foto: Eduardo Aquino

O porta-malas também tem bom acesso e boa capacidade (de 475 litros), que pode ser ampliada e flexibilizada com o rebatimento do encosto do banco traseiro em 1/3 e 2/3. Cabe tranquilamente uma bagagem de férias longa da família.

Acabamento

Com volante e bancos revestidos em couro sintético na cor cinza claro com costuras aparentes e detalhes em branco e painel com desenho mais horizontal, incluindo as saídas de ar; o acabamento interno não de destaca, mas tem bom nível.

Painel do Renault Duster Iconic – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista do Renault Duster Iconic conta com regulagem de altura do seu banco, com ajustes de altura e distância da coluna de direção e com regulagem elétrica dos retrovisores externos.

Ergonomia do Renault Duster Iconic

O volante tem boa pega a abriga comandos do computador de bordo, telefone e multimídia. Exceto pelo controle um pouco recuado dos vidros, o Renault Duster Iconic tem boa ergonomia, com comandos bem localizados e voltados para o motorista.

Leia mais: Ford Ranger Limited

Leia mais: VW Saveiro Extreme

Leia mais: Dicas para comprar usado

Leia mais: MotoFest nos Quilombos de Brumadinho

Leia mais: Dois Mercedes elétricos

Renault Duster Iconic de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Localizado no centro do painel e bem integrado ao conjunto, o sistema multimídia Displaylink é bem intuitivo, tem tela sensível ao toque de oito polegadas e é compatível (sem fio) com Apple CarPlay e Android Auto.

Instrumentos

Quadro de instrumentos traz velocímetro e conta-giros analógicos de bom tamanho e fundo preto que facilitam a visualização. Por outro lado, a tela digital central poderia ser maior para facilitar a leitura das informações do computador de bordo.

Bancos dianteiros do Renault Duster Iconic – Foto: Eduardo Aquino

Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaço reduzidos, o motorista do Renault Duster Iconic conta com diâmetro de giro reduzido, boa calibragem elétrica da direção, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.

Conforto do Renault Duster Iconic

Na lista de itens de conforto, destaque para ar-condicionado digital e automático, controle automático de velocidade, acendimento automático dos faróis e chave inteligente do tipo cartão com sensor presencial.

Painel de instrumentos do Renault Duster Iconic – Foto: Eduardo Aquino

Em termos de segurança, o pacote inclui controles de tração e estabilidade, detector de ponto cego, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de frenagem de emergência e detector de ponto cego.

Turbo e injeção

Com bom torque já disponível em baixas rotações, o motor 1.3 (com turbo e injeção direta) possibilita uma boa performance, tanto para acelerações como para retomadas de velocidade, garantindo agilidade no trânsito urbano e bom ritmo de viagem.

Banco traseiro do Renault Duster Iconic – Foto: Eduardo Aquino

Graças ao turbo e ao sistema star/stop, que desliga o motor durante as paradas, o consumo na cidade foi razoável. Com etanol, ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 8,0km/l.

Consumo do Duster Iconic

Na estrada e nas mesmas condições (com etanol, ar desligado e apenas o motorista), o nível de consumo foi um pouco mais alto. Numa tocada menos esportiva, o computador de bordo registrou médias de cerca de 9,6km/l.

Porta-malas do Renault Duster Iconic – Foto: Eduardo Aquino

O câmbio é do tipo CVT (continuamente variável), com oito marchas simuladas e possibilidade de trocas manuais na própria alavanca de marchas. No modo manual, ele responde melhor a uma tocada mais esportiva.

A suspensão é um dos pontos de destaque no Renault Duster Iconic, pois consegue absorver bem as irregularidades do piso ao mesmo tempo que segura bem a carroceria naquelas curvas mais fechadas, sem pregar sustos.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do Renault Duster Iconic – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Roda do Renault Duster Iconic – Foto: Eduardo Aquino

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

plugins premium WordPress