Ele parece um carro de brinquedo, com linhas charmosas e mais quadradas e um estilo bem próprio, mas que revela toda a sua valentia quando deixa o asfalto e encara estradas de terra ruins e trilhas. Assim é o Suzuki Jimny Sierra 4Style, que é equipado com motor 1.4 a gasolina de 108cv, câmbio automático de quatro marchas com opções de tração 4×2, 4×4 ou 4×4 com reduzida, controle de descida, boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída, que ajudam bastante no bom desempenho fora-de-estrada. Falta apenas pneus mais adequados para essa situação. Na lista de equipamentos de série, destaque para os bancos forrados em couro e tecido, faróis e luzes em LED, sistema multimídia da JBL, ar-condicionado digital e controles de tração e estabilidade.
Na frente, destaque para os faróis e luzes de neblina em LED, a grade em colmeia na cor preta, que “une” os dois faróis; as linhas mais quadradas do capô e o protetor embaixo do para-choque, que reforça a pegada fora-de-estrada do jipinho.
Rodas na cor preta
De perfil, chamam a atenção as rodas de liga de 16 polegadas na cor preta e com desenho mais esportivo, a faixa protetora na cor preta em baixo das portas, as maçanetas na cor da carroceria e o teto e capa dos retrovisores na cor preta.
Como todo bom jipe, o Suzuki Jimny Sierra 4Style também tem o estepe pendurado na traseira, que é coberto com uma capa na cor da carroceria com chave anti-furto. Destacam-se também na traseira, as lanternas com luzes em LED.
Bom acabamento
Por dentro, o nível do acabamento é bom, com bancos forrados em couro e tecido com costuras aparentes e o nome da versão bordado no encosto, volante forrado em couro e detalhes em preto brilhante nas saídas de ar.
O espaço interno é realmente um dos pontos negativos do Suzuki Jimny Sierra 4Style. O jipinho oferece pouco conforto, principalmente para quem viaja no banco traseiro, cujo acesso não é dos mais fáceis e o conforto e apenas para crianças.
Espaço do Suzuki Jimny Sierra 4Style
Na verdade, no caso de uma viagem com quatro pessoas, a capacidade do porta-malas é de apenas 85 litros. Ou seja, essa capacidade só vai aumentar com apenas duas pessoas e rebatendo completamente o banco traseiro.
Com instrumentos analógicos (velocímetro e conta-giros) e separados em quadrados bem distintos, o quadro de instrumentos é bem diferente de qualquer outro modelo. As informações do computador de bordo ficam numa telinha no centro.
Posição de dirigir
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista do Suzuki Jimny Sierra 4Style conta com ajuste de altura da coluna de direção. O volante de três raios tem boa pega e abriga comandos do sistema de áudio e do controle automático de velocidade.
Com tela sensível ao toque colorida de sete polegadas e localizada bem no centro e no alto do painel, o sistema de multimídia da famosa marca JBL conta com conectividade Wi-Fi e conexão sem fio com celulares Android Auto e Apple CarPlay.
Leia mais: Jeep Renegade 2025
Leia mais: Renault Duster Iconic
Leia mais: VW Tiguan R-Line
Leia mais: Citroën C4 Cactus Shine
Leia mais: Mercedes-Benz EQA 250
Embora as dimensões bem reduzidas do Suzuki Jimny Sierra 4Style já favoreçam as manobras em vagas apertadas e em subidas e espaço reduzidos, o motorista conta com boa calibragem da assistência elétrica, câmera de ré e assistente de partida em rampa.
Itens do Suzuki Jimny Sierra 4Style
A lista de equipamentos de série não é muito generosa, mas inclui ar-condicionado digital, controles de tração e estabilidade, regulagem elétrica de altura dos fachos dos faróis, sistema multimídia da JBL e controle automático de velocidade.
O motor 1.4, de 108cv, a gasolina, proporciona um desempenho condizente com a proposta fora-de-estrada do Suzuki Jimny Sierra 4Style, ou seja, vai bem na estrada se o motorista não tiver muita pressa. O câmbio de quatro marchas pede mais uma.
Consumo
E o nível de consumo vai depender dessa tocada. Mantendo um ritmo de viagem na faixa de 90/100km/h, o jipinho registrou bons níveis de consumo: na média foi de quase 15km/l. Na cidade, com apenas o motorista e ar desligado, as médias foram de 8,8km/l.
Ao sair do asfalto, o Suzuki Jimny Sierra 4Style mostra toda a sua valentia, com tração 4×4 (e com reduzida), boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída. Faltou apenas pneus mais apropriados para o fora-de-estrada.
Com eixos rígidos na dianteira e traseira (conjunto voltado para a boa performance fora do asfalto), o conjunto de suspensão sacrifica um pouco o conforto e não estimula o motorista a abusar um pouco mais nas curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 1.462cm³ de cilindrada, 16V, a gasolina, que gera potência de 108cv a 6.000rpm e torque de 14,1kgfm a 4.000rpm
Transmissão – Tração 4×2, 4×4 ou 4×4 com reduzida e câmbio automático de quatro marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Eixo rígido com molas helicoidais na dianteira e na traseira
Dimensões – Comprimento, 3,66m; largura, 1,64m; altura, 1,77m; e entre-eixos, 2,25m
Ângulo de entrada – 36°
Ângulo de saída – 48°
Altura mínima do solo – 24,3cm
Freios – Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 215/70 R16
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 315 quilos
Porta-malas – 85 litros
Tanque – 40 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.130 quilos
Principais equipamentos – Rodas de liga de 16 polegadas, grade dianteira body color, molduras dos para-lamas body color, skid plate dianteira em preto brilhante com detalhe interno em preto fosco, aerofólio traseiro em preto brilhante, para-choque dianteira e traseiro em body color, frisos de porta em preto brilhante, pintura do teto em preto brilhante, maçanetas externas na cor da carroceria, assistente de partida em rampa, controle de descida de rampa, câmera de ré, controles eletrônicos de tração e estabilidade, regulagem elétrica por botão da altura dos faróis, retrovisores externos elétricos na cor preto brilhante, faróis em LED com projetor e lavador, lanternas traseiras em LED com máscaras negras, lentes incolores e setas dinâmicas, acendimento automático dos faróis, vidros elétrico com acionamento “one touch” para motorista, sistema de travamento keyless e barras de proteção de impacto lateral.
Preço – R$ R$191.990,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh