Suzuki Jimny Sierra 4Style

Ele parece um carro de brinquedo, com linhas charmosas e mais quadradas e um estilo bem próprio, mas que revela toda a sua valentia quando deixa o asfalto e encara estradas de terra ruins e trilhas. Assim é o Suzuki Jimny Sierra 4Style, que é equipado com motor 1.4 a gasolina de 108cv, câmbio automático de quatro marchas com opções de tração 4×2, 4×4 ou 4×4 com reduzida, controle de descida, boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída, que ajudam bastante no bom desempenho fora-de-estrada. Falta apenas pneus mais adequados para essa situação. Na lista de equipamentos de série, destaque para os bancos forrados em couro e tecido, faróis e luzes em LED, sistema multimídia da JBL, ar-condicionado digital e controles de tração e estabilidade.

Na frente do Suzuki Jimny Sierra 4Style, destaque para os faróis e luzes em LED – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para os faróis e luzes de neblina em LED, a grade em colmeia na cor preta, que “une” os dois faróis; as linhas mais quadradas do capô e o protetor embaixo do para-choque, que reforça a pegada fora-de-estrada do jipinho.

Rodas na cor preta

De perfil, chamam a atenção as rodas de liga de 16 polegadas na cor preta e com desenho mais esportivo, a faixa protetora na cor preta em baixo das portas, as maçanetas na cor da carroceria e o teto e capa dos retrovisores na cor preta.

O Suzuki Jimny Sierra 4Style tem rodas de liga de 16 polegadas na cor preta – Foto: Eduardo Aquino

Como todo bom jipe, o Suzuki Jimny Sierra 4Style também tem o estepe pendurado na traseira, que é coberto com uma capa na cor da carroceria com chave anti-furto. Destacam-se também na traseira, as lanternas com luzes em LED.

Bom acabamento

Por dentro, o nível do acabamento é bom, com bancos forrados em couro e tecido com costuras aparentes e o nome da versão bordado no encosto, volante forrado em couro e detalhes em preto brilhante nas saídas de ar.

Como todo jipe, o Suzuki Jimny Sierra 4Style tem estepe pendurado na traseira – Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno é realmente um dos pontos negativos do Suzuki Jimny Sierra 4Style. O jipinho oferece pouco conforto, principalmente para quem viaja no banco traseiro, cujo acesso não é dos mais fáceis e o conforto e apenas para crianças.

Espaço do Suzuki Jimny Sierra 4Style

Na verdade, no caso de uma viagem com quatro pessoas, a capacidade do porta-malas é de apenas 85 litros. Ou seja, essa capacidade só vai aumentar com apenas duas pessoas e rebatendo completamente o banco traseiro.

Suzuki Jimny Sierra 4Style tem multimídia da JBL com tela de sete polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Com instrumentos analógicos (velocímetro e conta-giros) e separados em quadrados bem distintos, o quadro de instrumentos é bem diferente de qualquer outro modelo. As informações do computador de bordo ficam numa telinha no centro.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista do Suzuki Jimny Sierra 4Style conta com ajuste de altura da coluna de direção. O volante de três raios tem boa pega e abriga comandos do sistema de áudio e do controle automático de velocidade.

Localizadas no para-choque, as luzes traseiras do Suzuki Jimny Sierra 4Style são em LED – Foto: Eduardo Aquino

Com tela sensível ao toque colorida de sete polegadas e localizada bem no centro e no alto do painel, o sistema de multimídia da famosa marca JBL conta com conectividade Wi-Fi e conexão sem fio com celulares Android Auto e Apple CarPlay.

Leia mais: Jeep Renegade 2025

Leia mais: Renault Duster Iconic

Leia mais: VW Tiguan R-Line

Leia mais: Citroën C4 Cactus Shine

Leia mais: Mercedes-Benz EQA 250

Com bancos em couro e tecido, o acabamento interno do Suzuki Jimny Sierra 4Style é de bom nível – Foto: Eduardo Aquino

Embora as dimensões bem reduzidas do Suzuki Jimny Sierra 4Style já favoreçam as manobras em vagas apertadas e em subidas e espaço reduzidos, o motorista conta com boa calibragem da assistência elétrica, câmera de ré e assistente de partida em rampa.

Itens do Suzuki Jimny Sierra 4Style

A lista de equipamentos de série não é muito generosa, mas inclui ar-condicionado digital, controles de tração e estabilidade, regulagem elétrica de altura dos fachos dos faróis, sistema multimídia da JBL e controle automático de velocidade.

O espaço no banco traseiro do Suzuki Jimny Sierra 4Style é bem reduzido – Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.4, de 108cv, a gasolina, proporciona um desempenho condizente com a proposta fora-de-estrada do Suzuki Jimny Sierra 4Style, ou seja, vai bem na estrada se o motorista não tiver muita pressa. O câmbio de quatro marchas pede mais uma.

Consumo

E o nível de consumo vai depender dessa tocada. Mantendo um ritmo de viagem na faixa de 90/100km/h, o jipinho registrou bons níveis de consumo: na média foi de quase 15km/l. Na cidade, com apenas o motorista e ar desligado, as médias foram de 8,8km/l.

Porta-malas do Suzuki Jimny Sierra 4Style tem capacidade para apenas 85 litros – Foto: Eduardo Aquino

Ao sair do asfalto, o Suzuki Jimny Sierra 4Style mostra toda a sua valentia, com tração 4×4 (e com reduzida), boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída. Faltou apenas pneus mais apropriados para o fora-de-estrada.

Com eixos rígidos na dianteira e traseira (conjunto voltado para a boa performance fora do asfalto), o conjunto de suspensão sacrifica um pouco o conforto e não estimula o motorista a abusar um pouco mais nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor 1.4 a gasolina do Suzuki Jimny Sierra 4Style tem 108cv de potência – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 1.462cm³ de cilindrada, 16V, a gasolina, que gera potência de 108cv a 6.000rpm e torque de 14,1kgfm a 4.000rpm

Transmissão – Tração 4×2, 4×4 ou 4×4 com reduzida e câmbio automático de quatro marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Eixo rígido com molas helicoidais na dianteira e na traseira

Dimensões – Comprimento, 3,66m; largura, 1,64m; altura, 1,77m; e entre-eixos, 2,25m

Ângulo de entrada – 36°

Ângulo de saída – 48°

Altura mínima do solo – 24,3cm

Freios – Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 215/70 R16

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 315 quilos

Porta-malas – 85 litros

Tanque – 40 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.130 quilos

Suzuki Jimny Sierra 4Style é equipado com rodas de liga de 16 polegadas na cor preta – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Rodas de liga de 16 polegadas, grade dianteira body color, molduras dos para-lamas body color, skid plate dianteira em preto brilhante com detalhe interno em preto fosco, aerofólio traseiro em preto brilhante, para-choque dianteira e traseiro em body color, frisos de porta em preto brilhante, pintura do teto em preto brilhante, maçanetas externas na cor da carroceria, assistente de partida em rampa, controle de descida de rampa, câmera de ré, controles eletrônicos de tração e estabilidade, regulagem elétrica por botão da altura dos faróis, retrovisores externos elétricos na cor preto brilhante, faróis em LED com projetor e lavador, lanternas traseiras em LED com máscaras negras, lentes incolores e setas dinâmicas, acendimento automático dos faróis, vidros elétrico com acionamento “one touch” para motorista, sistema de travamento keyless e barras de proteção de impacto lateral.

Preço – R$ R$191.990,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

Últimas postagens

Teste
Luis Otávio

Novo Peugeot 2008

A Peugeot escolheu o Hotel Vila Galé, em Alagoas, para o lançamento da nova geração do SUV 2008, que chega ao mercado esta semana em

Leia mais »
Teste
Luis Otávio

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

O Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é a segunda opção mais em conta da “família” Pulse. Mais barata que ela, somente a versão Drive equipada

Leia mais »
Teste
Luis Otávio

Peugeot 208 Road Trip

A versão já não está mais disponível no mercado de 0km, mas é muito importante por ter marcado a despedida do motor 1.6 aspirado da

Leia mais »
plugins premium WordPress