VW lança sedã Virtus

Depois da nova geração do hatch Polo, lançada em setembro do ano passado, agora chegou a vez do sedã. Batizado de Virtus, ele chega em três opções de compra, sendo uma com motor 1.6 (MSI), que vem com câmbio manual de cinco marchas, que tem preço a partir de R$ 59.990; e duas com motor 1.0 TSI, equipadas com câmbio automático de seis velocidades, cujos preços partem de R$ 73.490 (Comfortline 200) e de R$ 79.990 (Highline 200).

 

Virtus Comfortline 200 TSI (5)

 

O Virtus, que está sendo produzido na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), é o primeiro sedã da Volkswagen construído no Brasil sobre a badalada plataforma MQB. O modelo começa a ser vendido aqui em fevereiro e, depois, será exportado para diversos mercados, com foco na América Latina.

 

Virtus Comfortline 200 TSI (2)

 

As linhas do novo sedã são bem equilibradas. Na frente, destaca-se o vinco que margeia a entrada de ar e corta o espaço entre o conjunto ótico principal e os faróis de neblina. Também chamam a atenção os grandes faróis (de perfil baixo e com duplo refletor) e indicadores de direção, as luzes diurnas em LED, o longo capô com contornos pronunciados e a barra transversal da grade, na cor da carroceria. De perfil, o Virtus apresenta uma silhueta alongada, com destaque para a linha dupla em forma de flecha. Na traseira, o visual é marcado pelas grandes lanternas, tampa do porta-malas com defletor e para-choque com moldura na parte inferior.

 

Virtus Highline 200 TSI (7)

 

Embora seja considerado um sedã compacto, um dos destaques do Virtus é o seu espaço interno, devido à ampla distância entre-eixos de 2,65 metros (a mesma do VW Jetta, que pertence ao segmento dos médios). O porta-malas é um dos maiores da categoria e comporta 521 litros. Mas, por dentro, também se destacam o painel totalmente digital Active Info Display de 10,25 polegadas, o sistema de infotainment Discover Media com tela colorida de 8 polegadas, comando de voz, navegação e três entradas USB (disponível na versão Highline) e o porta-luvas refrigerado (também na Highline) com oito litros de capacidade.

 

4

 

Assim como no hatch, o acabamento interno é de boa qualidade. Na versão Highline, ele tem um tom mais escuro, com preto piano na moldura do sistema de infotainment e do quadro de instrumentos e bancos com revestimento cinza claro. Já a Comfortline, combina tonas de cinza e preto, a seção central do painel tem preto brilhante e os bancos são revestidos em tecido. Na MSI, o interior é cinza claro e os bancos têm revestimento com desenho estruturado.

 

Virtus Highline 200 TSI (21)

 

Em termos de segurança, todas as versões têm airbags frontais e laterais, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e alerta de frenagem de emergência; e as opções TSI vêm de série com controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, limpeza automática dos discos de freio, monitoramento da pressão dos pneus e freio a disco nas quatro rodas. Entre os opcionais, vale destacar o Detector de Fadiga, que emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar e tomar um café; e o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.

 

5

 

Outra novidade interessante do Virtus em termos de conectividade e digitalização é o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

 

Virtus Highline 200 TSI (8)

 

Ficha Técnica – Virtus 1.6 MSI

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que rende potências de 110cv (gasolina) e 117cv (etanol), ambas a 5.750rpm; e torques de 15,8kgfm (gasolina) e 16,5kgfm (etanol), ambos a 4.000rpm

Câmbio – Manual, de cinco velocidades

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo independente com braços longitudinais

Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletromecânica

Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Rodas – De aço de 15 polegadas, calçadas com pneus 195/65 R15

Dimensões – Comprimento, 4,48m; largura, 1,75m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,65m

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 521 litros

Peso – 1.134 quilos

Preço – R$ 59.990. Com todos os opcionais, sobe para R$ 62.940.

Equipamentos de série – Ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travas elétricas, rádio 2 din com Bluetooth, quatro airbags, Isofix, computador de bordo, regulagem de altura do banco do motorista e chave tipo canivete.

Opcionais – Controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, computador de bordo mais completo, sensores de estacionamento, rodas de liga leve de 15 polegadas, central multimídia Composition Touch com App-connect e volante multifuncional.

 

Virtus Highline 200 TSI (1)

 

Ficha Técnica – Virtus 200 TSI

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, que rende potências de 116cv (gasolina) e 128cv (etanol), ambas a 5.500rpm; e torque de 20,4kgfm (gasolina ou etanol), de 2.000 a 3.500rpm

Câmbio – Automático, de seis velocidades

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo independente com braços longitudinais

Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletromecânica

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilado na dianteira e sólido na traseira

Rodas – De liga de 15, 16 ou 17 polegadas, calçadas com pneus 195/65 R15, 205/55 R16 e 205/50 R17, respectivamente

Dimensões – Comprimento, 4,48m; largura, 1,75m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,65m

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 521 litros

Peso – 1.192 quilos

 

11

 

Preço versão Comfortline – R$ 73.490 e, com todos os opcionais, sobe para R$ 76.990.

Equipamentos de série da Comfortline – Controles de estabilidade e tração com bloqueio eletrônico do diferencial, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, faróis de neblina com auxílio em curvas, central multimídia Composition Touch, rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos, sensores de estacionamento traseiros, descansa braço dianteiro e volante multifuncional.

Opcionais da Comfortline – Sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partída do motor), retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros, aletas para troca de marchas atrás do volante, farol com ajuste automático de intensidade, rodas de 16 polegadas, sensor de chuva, controle automático de velocidade, ar-condicionado digital (de apenas uma zona), câmera de ré, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, porta-malas com sistema de ajuste e rede e porta-luvas refrigerado.

Preço versão Highline – R$ 79.990 e, com todos os opcionais (incluindo pintura metálica), sobe para R$ 87.040.

Equipamentos de série da Highline – Todos os da versão Comfortline e mais controle automático de velocidade, partida por botão, banco traseiro com encosto rebatível, luzes diurnas em LED, duas portas USB, revestimento em couro na manopla do câmbio e do freio de mão.

Opcionais da Higline – Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, porta-malas com ajuste de espaço, comandos de voz, câmera de ré, detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, faróis automáticos, indicação de pressão dos pneus, painel de instrumentos digital, banco dianteiro do passageiro rebatível, bancos forrados de couro sintético, rodas de liga leve de 17 polegadas, rede no porta-malas e central multimídia Discover Media com tela sensível ao toque de 8″, GPS, sensor de aproximação, USB, Bluetooth e conexão com Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link.

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews

 

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.