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O Dia do Automóvel, celebrado todo dia 13 de maio, ficará marcado na história da mobilidade em 2020. Afinal, é um ano em que o mundo “parou”, por causa da pandemia do novo coronavírus e o mercado automotivo passa por um impacto (negativo, é claro) sem precedentes. Um estudo da LMC Automotive, parceira global da Carcon Automotive, mostra que a queda global nas vendas em relação a 2019 será de 22%, apesar da expectativa de uma retomada em 2021.

Patent-Motorwagen, de Karl Benz, é o primeiro automóvel produzido no mundo (Foto: Acervo Mercedes-Benz)

Apesar dos percalços atuais não se pode esquecer da trajetória importante destas máquinas maravilhosas na história da humanidade.

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Uma das versões sobre o Dia do Automóvel afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, mulher de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo e fundador da Mercedes-Benz, o Benz Patent-Motorwagen ou Motorcar. Com motores de dois tempos a gasolina, o modelo tinha três rodas e chegava a “impressionantes” 13 km/h.

Longa distância

A primeira viagem de longa distância do Motorwagen foi agosto de 1888. Com a companhia dos seus filhos Eugen e Richard, Karl foi de Mannheim até Pforzheim, na Alemanha, em um total de 194 quilômetros.

Segundo relatos, o Linogrin (nome da época dado para a gasolina) que abastecia o tanque de 4,5 litros foi comprado em uma farmácia no meio do caminho. É que na época não havia postos de combustível.

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Desde 2008, a rota percorrida por Benz e os filhos é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade.

Vemag Belcar: considerado o primeiro carro de passeio brasileiro (Foto: Clube do Vemag/Divulgação)

Versões brasileiras

Existem outras duas versões, só que brasileiras, para o Dia do Automóvel. Uma é que a data comemora-se a produção do Belcar, considerado o primeiro carro de passeio nacional. Fabricado pela Vemag – Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. tinha motor 1.0 litro de dois tempos com bloco da Sofunge.

A unidade número um do automóvel saiu da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas.

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Há uma terceira vertente: a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com cerca de 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926.

Civic começou a ser produzido no Brasil em 1997 e marca o início da Honda como fabricante nacional (Foto: Honda/Divulgação)

Pouca manifestação

Com a maioria das fábricas fechadas, por causa da pandemia, apenas uma marca se manifestou publicamente sobre o importante dia. Em comunicado à imprensa, a Honda relembrou a trajetória do seu primeiro modelo fabricado no Brasil, o Civic, em 1997, na planta de Sumaré (SP).

De acordo com a empresa, ao longo de todos esses anos, o sedã introduziu diversas inovações e tecnologias no mercado nacional, sendo um dos principais responsáveis pela construção da história e da imagem da marca no País.

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Segundo o fabricante, ao todo, já foram comercializados mais de 700 mil Civic produzidos no Brasil. Se considerarmos desde o início das vendas do modelo aqui, em 1992, somando os importados, já foram quase 715 mil unidades. Atualmente, o Civic está em sua 10ª geração.

Em 1956, a Romi Isetta era apenas montada no Brasil (Foto: Arquivo Nacional)

Momentos importantes

(*) Até maio de 2020

O Fusa foi o primeiro a ser produzido em série em São Bernardo do Campo, em Sâo Paulo (Foto: Volkswagen/Divulgação)

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