Se a picape da marca italiana já tem um comportamento parecido com o de um automóvel de passeio devido à configuração e calibragem da suspensão e direção, com os acessórios incorporados na versão topo de linha, a Ultra, principalmente a cobertura rígida da caçamba e a bolsa de bagagem, a Toro fica ainda mais parecida com um sedã. Destaque também para o visual esportivo aventureiro das rodas, grade, estribos e acabamentos plásticos e outros elementos e para a motorização turbodiesel, que gera 170cv de potência e 35kgfm de torque, que proporciona um bom desempenho, equilibrando bem performance e consumo. A tração 4×4 sob demanda, a altura livre do solo e os pneus de uso misto ajudam quando se roda fora do asfalto.
Na frente, o que chama mais a atenção são a grande grade na cor preta em colmeia, que “une” na parte superior os indicadores de direção e na parte inferior os faróis totalmente em LED e o para-choque também na cor preta, que abriga as luzes de neblina.
Capota rígida
A capota rígida bem estilizada e na cor da carroceria, os estribos laterais, as rodas de liga de 17 polegadas na cor preta e com desenho esportivo, as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras e as barras no teto na cor preta se destacam na Ultra de perfil.
Leia mais: Fiat Strada Ranch 1.3 CVT
Na traseira, saltam aos olhos as lanternas com luzes totalmente em LED, o estribo antiderrapante, que ajuda no acesso à caçamba; e tampa dupla com abertura elétrica, que facilita bastante e torna mais prático o acesso à caçamba.
Acabamento
Por dentro, a Ultra tem acabamento de boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro dos bancos em dois tons e os detalhes em preto brilhante no painel, volante e console. Por outro lado, abusa um pouco dos plásticos rígidos.
Leia mais: OshKosh 2022
A central multimídia tem tela de 10 polegadas na vertical, que tem uso bastante simples, boa visualização, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto wireless, comandos de voz, GPS e Wifi nativo gratuito por um ano.
Espaço interno
Quanto ao espaço interno, a Toro acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, já que, que senta no meio, é incomodado pelo apoio de braço embutido. Há um espaço razoável para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.
Leia mais: Jovens pedaladas
Para levar objetos e carga, a Ultra oferece diversos porta-trecos (incluindo um bem generoso debaixo do banco do passageiro) e uma caçamba que, com a capota rígida e a bolsa (impermeável) de bagagem, se transformou em um amplo porta-malas.
Carga na caçamba
A capacidade de carga, somando o peso dos ocupantes e das bagagens, é de 1.000 quilos. Para facilitar o transporte, há protetor e diversos ganchos na caçamba, além da praticidade da abertura elétrica da tampa em duas partes.
Leia mais: Renault Kwid Intense Biton
Na lista de itens de conforto, destaque para o carregador de celular por indução, o ar-condicionado automático de duas zonas (que, infelizmente, não tem saída para o banco de trás) e sensores crepuscular e de chuva.
Posição de dirigir
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco e coluna da direção com regulagem de altura e distância. O volante tem boa pega e abriga comandos do áudio e do computador de bordo.
Leia mais: Track do bem
Entre os equipamentos de segurança, estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência e monitoramento da pressão dos pneus.
Manobras
Devido às grandes proporções da Toro, na hora de estacionar em vagas apertadas, ajudam o motorista a câmera de ré de boa resolução, a boa calibragem elétrica da direção e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Leia mais: Porsche Taycan 4 Cross Turismo
Rodar fora do asfalto não é bem a praia da Toro Ultra, mas nessa hora o motorista conta com tração 4×4 sob demanda e com reduzida, boa altura do solo, pneus de uso misto, controle de descida e protetor de cárter.
Turbodiesel
O motor 2.0 turbodiesel, de 170cv, garante um bom desempenho para a Toro Ultra, que pesa mais de 1.800 quilos. Ele consegue proporcionar uma performance prazerosa, com boas acelerações e retomadas, que condizem com o apelo esportivo do seu visual.
Leia mais: Chevrolet Spin Activ7
E, com a ajuda do eficiente câmbio automático de nove marchas, consegue também proporcionar um bom nível de consumo. Na estrada, com quatro adultos e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 12km/l.
A suspensão acompanha bem o ritmo e a sua configuração (conjunto traseiro independente e do tipo multlink) e calibragem conseguem proporcionar conforto e um bom equilíbrio quando é exigida naquelas curvas mais fechadas e de piso irregular.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, turbodiesel, que gera potência de 170cv a 3.750rpm e torque de 35,7kgfm a 1.750rpm
Transmissão – Tração integral sob demanda e câmbio automático de nove marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes; e traseira, independente, do tipo multilink
Dimensões – Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,74m; e entre-eixos, 2,99m
Altura livre do solo – 20cm
Ângulo de ataque – 24,8°
Ângulo de saída – 29°
Freios – Discos na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 225/65 R17
Capacidade de carga (ocupantes mais carga) – 1.000 quilos
Tanque – 60 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.871 quilos
Principais equipamentos de série – Capota rígida, chave com partida remota, badge interno, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), computador de bordo, ar-condicionado digital dual-zone, protetor de cárter, tração 4×4 com seletor, lanterna traseira em LED, tanque para abastecimento com uréia Arla 32, badge externo nas portas da frente, revestimento de caçamba, sensores crepuscular e de chuva, tapetes em carpete, porta-escadas, sensor de estacionamento dianteiro, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), paddle-shifters, USB frontal (type A/C) + traseiro (type A), LED ambient lights, controle de descida, bancos em couro, ganchos para amarração de carga na caçamba, faróis de neblina em LED, comando de áudio no volante, ajustes elétricos do banco do motorista, câmera de ré, assistente de partida em subida, kit ferramenta, controle eletrônico de estabilidade,tração, 4×4 com reduzida, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, kit aerodinâmico, controle automático de velocidade, seis airbags, painel digital de sete polegadas, tampa traseira dupla com abertura elétrica, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, central multimídia com tela de 10 polegadas (Apple CarPlay, Android Auto wireless; comandos de voz e GPS), carregador de celular por indução, barras longitudinais no teto, LED DRL, santantonio integrado, iluminação interna da caçamba, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de pista, comutação automática do farol alto, bordado nos bancos dianteiros, roda de liga de 17 polegadas, pneus de uso misto (ATR), bolsa de bagagem da Mopar e faróis Full LED.
Preços – R$ 215.490,00. Com pintura perolizada, sobe para R$ 217.980,00. Somando mais o opcional Pacote de Serviços Conectados (alerta preventivo de furto, chamada automática de emergência e assistente de recuperação a roubo e furto), R$ 2.590,00, sobe para R$ 220.570,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh