Andamos na versão do pequeno SUV da Renault que não é a versão topo de linha do modelo, mas que tem praticamente os mesmos equipamentos. Além da reestilização pela qual o Kwid passou recentemente, que deixou o carro mais moderno e com a aparência mais sofisticada, a versão Intense Biton traz pintura da carroceria em dois tons e a mesma roupagem de aventura da opção topo de linha (a Outsider), com coberturas plásticas nos para-lamas, para-choque traseiro na cor preta e altura do solo um pouco elevada, além da mesma roda de liga de 14 polegadas. Destaque para o motor, que ganhou um pouco mais de potência e torque e para o pacote de equipamentos, que inclui controle de estabilidade, quatro airbags, monitoramento da pressão dos pneus e o novo sistema multimídia, com uma tela maior, de oito polegadas.
Na frente, destaque para os faróis com luzes diurnas em LED, para-choque mais encorpado e a grade em estilo colmeia, que integra os indicadores de direção, abriga o símbolo da marca e dá um toque mais elegante ao pequeno SUV.
Teto na cor preta
De perfil, chamam a atenção o teto na cor preta, as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas, os bumps na parte de baixo das portas, as capas dos retrovisores também na cor preta, a maior altura do solo e o desenho das rodas de 14 polegadas.
Leia mais: Track do bem
Na traseira, o novo desenho das lanternas em LED dá um toque de modernidade e de elegância, enquanto o para-choque na cor preta com aplique protetor na cor cinza busca ressaltar o lado aventureiro dessa versão Biton do Kwid.
Tecido exclusivo
Por dentro, a versão Biton traz bancos revestidos em tecido exclusivo e personalizado da versão Intense e quadro de instrumentos completo com mostradores em LED, que exibem no centro a velocidade e as informações do computador de bordo.
Leia mais: Feira de aviação nos EUA
Destaque também para a nova central multimídia Media Evolution, que tem tela sensível ao toque de oito polegadas e possibilita espelhamento de smartphone (Android Auto e Apple CarPlay) para uso em diversos aplicativos.
Detalhes
Detalhes em preto brilhante no volante, na moldura do painel central, englobando a tela do sistema multimídia, comandos elétricos dos vidros, travamento das portas e aquecimento do vidro traseiro, dá um toque mais elegante ao interior.
Leia mais: Porsche Taycan 4 Cross Turismo
O espaço interno do Kwid é razoável para um carro com vocação urbana e acomoda quatro adultos com certo conforto. O porta-malas (de 290 litros) tem capacidade dos hatchs pequenos e o rebatimento do banco traseiro ajuda a melhorar a capacidade.
Segurança
O pacote de segurança da opção Intense Biton inclui quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, dois pontos de Isofix (para fixar cadeiras infantis) no banco traseiro e monitoramento da pressão dos pneus.
Leia mais: Chevrolet Spin Activ7
Para ajudar na tarefa de condução, o motorista conta com assistente de partida em rampa e a boa calibragem da assistência elétrica da direção que, associada à câmera de ré, ajudam nas manobras para entrar e sair de vagas apertadas.
Volante
O volante tem boa pega, mas não abriga nenhum comando. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o condutor conta apenas com a regulagem de altura do banco, já que a coluna de direção não regula em altura e distância.
Leia mais: Renault Duster Iconic 1.3
Assim como a Outsider, a Intense Biton não é uma versão voltada para o uso fora do asfalto, mas a boa altura do solo (18,5cm) e os bons ângulos de ataque (24,1°) e de saída (41,7°) ajudam a rodar por pisos esburacados, quebra-molas altos e estradas de terra.
Motor
Com alteração no sensor de fase do comando de válvulas e recalibragem da central eletrônica, que gerou um pequeno aumento na potência e torque, o motor 1.0 de três cilindros também é um dos destaques do pequeno SUV.
Leia mais: Elétricos se atraem
As mudanças melhoraram um pouco as acelerações e retomadas de velocidade, que não são empolgantes, mas razoáveis para um carro dessa categoria e suficientes para o bom desempenho na sua principal “praia”: o trânsito urbano.
Consumo
Mas o melhor do Kwid é o baixo nível de consumo, que é ajudado pelos pneus de baixa resistência ao rolamento, pelo sistema Start&Stop (que desliga o motor nas paradas) e pelo sistema de regeneração de energia.
Leia mais: Novo Hyundai HB20
Com apenas o motorista a bordo, ar-condicionado desligado e abastecido com apenas gasolina no tanque, o computador de bordo registrou médias em torno de 14,6km/l na cidade e de 16km/l na estrada.
Câmbio
O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos e macios e as relações de marchas aproveitam bem toda a força do motor, ajudando a ter boa mobilidade no trânsito urbano. O Kwid Intense Biton conta com indicador de troca de marcha.
Apesar da altura maior em relação ao solo, a regulagem da suspensão consegue proporcionar boa estabilidade ao pequeno SUV. O nível de conforto é razoável, com pequena transferência das imperfeições do piso.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, Flex, que gera potências de 68cv (gasolina) e de 71cv (etanol) a 5.500rpm e torques de 9,4kgfm (gasolina) e de 10,0kgfm (etanol) a 4.250rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, por eixo rígido
Dimensões – Comprimento, 3,68m; largura, 1,57m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,42m
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 14 polegadas, calçadas com pneus de 165/70 R14
Altura livre do solo – 18,5cm
Ângulo de entrada – 24,1°
Ângulo de saída – 41,7°
Porta-malas – 290 litros
Tanque – 38 litros
Peso (em ordem de marcha) – 820 quilos
Equipamentos – Ar-condicionado, sistema multimídia com espelhamento de Smartphone (Android Auto e Apple Carplay), 2 airbags laterais, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis com dois pontos; monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade, auxílio de partida em rampa, luzes de circulação diurna em LED, câmera de ré, direção elétrica, sistema Start&Stop, indicador de troca de marcha, retrovisores na cor preto brilhante, roda de liga leve diamantada de 14 polegadas Biton e bancos exclusivos Intense.
Preço – R$ 71.090,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh