A versão já não está mais disponível no mercado de 0km, mas é muito importante por ter marcado a despedida do motor 1.6 aspirado da família 208. O Peugeot 208 Road Trip surgiu como uma série especial, mas acabou se firmando como uma versão por ter um pacote de itens de série bem recheado, que inclui quatro airbags, ar-condicionado digital, controles de tração e estabilidade, multimídia com tela sensível de 10,3 polegadas, carregador de celular por indução, teto panorâmico, controle automático de velocidade e rodas de liga de 16 polegadas. Quanto ao conjunto motor 1.6 aspirado, que gera 120cv quando alimentado por etanol; e o câmbio automático de seis marchas, ele cumpre bem a função, embora sem empolgar muito, de dar agilidade ao compacto e não gastar muito combustível.
Na frente, destaque para a enorme grade “pespontada” com pontos imitando metal, os faróis e luzes totalmente em LED, remetendo ao “dente de sabre”; e para a tomada de ar inferior estilizada que completa o conjunto dianteiro de forma bem harmônica.
De perfil, chamam a atenção as bonitas rodas de liga de 16 polegadas com acabamento diamantado e desenho exclusivo da Peugeot 208 Road Trip, as capas dos retrovisores na cor preto brilhante e o adesivo da versão da coluna “C”.
O acabamento em black piano unindo as lanternas escurecidas em LED (dotadas com famosa “três garras” da marca francesa) e o desenho do para-choque (imitando um extrator de ar) dão uma pegada esportiva para a Road Trip.
Por dentro, o acabamento é simples, mas aparenta boa qualidade, com bancos forrados em couro, veludo e tecido e com costuras aparentes; detalhes em plástico no painel e painéis de porta imitando fibra de carbono e tapetes em carpete.
Com boa pega e aro menor, para proporcionar uma melhor visão do quadro de instrumentos, o volante integra o já conhecido conceito i-Cockpit e incorpora diversos comandos para facilitar a vida do motorista.
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção, ajuste de altura do seu banco e comando elétrico dos retrovisores externos.
Por outro lado, o espaço do banco traseiro é um pouco limitado para pessoas de maior estatura. O porta-malas também é acanhado e, como o encosto do banco traseiro não rebate em 1/3 e 2/3, a capacidade (de 265 litros) fica um pouco limitada.
Em termos de conectividade, um dos destaques do Peugeot 208 Road Trip é a sua central multimídia com tela bem posicionada e sensível ao toque de 10,3 polegadas, com conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play e entrada USB.
Na lista de itens de conforto, destaque para o ar-condicionado digital e automático, o carregador de celular por indução (evita aquela confusão de fio no console) e o controle automático de velocidade.
Entre os equipamentos de segurança do Peugeot 208 Road Trip, estão quatro airbags (frontais e laterais), controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.
Para manobrar em espaços curtos e sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, assistente de partida em rampa e a boa calibragem da assistência elétrica da direção.
Devido ao pouco torque disponível em baixas rotações, o motor 1.6 aspirado não proporciona uma boa performance, com acelerações e retomadas de velocidade mais comedidas. Mas o fôlego é suficiente para manter um bom ritmo de viagem.
Por outro lado, o consumo do Peugeot 208 Road Trip é um ponto positivo. Com gasolina e apenas o motorista, no modo ECO, sem ar ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,2km/l na cidade e de 14,8km/l na estrada.
O câmbio automático de seis marchas trabalha em boa sintonia com o motor, aproveitando bem a sua força. E, no modo Sport, ajuda bastante a melhorar a performance do carro, principalmente nas ultrapassagens.
A suspensão tem um acerto mais esportivo, segurando bem o carro naquelas curvas mais apertadas e de piso irregular. A calibragem não chega a prejudicar o conforto, mas transfere um pouco as imperfeições do piso.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.587cm³ de cilindrada, flex, que gera potências de 113cv (gasolina) e de 120cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 15,4kgfm (gasolina) e de 15,7kgfm (etanol) a 4.250rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,05m; largura, 1,73m; altura, 1,45m; e entre-eixos, 2,53m
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16
Porta-malas – 265 litros
Tanque – 47 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.177 quilos
Principais equipamentos – Rodas de liga de 16 polegadas, teto panorâmico, vidros dianteiros e traseiros elétricos, câmera de ré, airbags frontais e laterais, controles de tração e estabilidade, faróis de LED com refletores duplos e regulagem de altura, repetidores laterais das luzes de direção, luzes de rodagem diurna em LED, assistente de partida em rampa, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, limitador de velocidade, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia de 10,3 polegadas com espelhamento da tela no celular e entrada USB, i-Cockpit 3D, ar-condicionado digital e automático, computador de bordo, interior escurecido, carregador de celular por indução, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, bancos com revestimento em couro e banco do motorista com ajuste de altura.
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