Andamos na versão topo de linha do sedã compacto da marca coreana, que é equipada com motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, que gera 120cv de potência; e câmbio automático de seis marchas. O conjunto proporciona um bom desempenho ao modelo, com boas acelerações e retomadas de velocidade e baixo nível de consumo. Com nova grade frontal em preto brilhante, lanternas traseiras que “percorrem” a carroceria de um lado a outro e vincos bem marcantes, o novo visual externo e o bom nível de acabamento interno dão um toque de elegância ao sedã. A lista de equipamentos de séria da versão Platinum Plus é ampla e traz itens interessantes de conforto, segurança e de direção semiautônoma, incluindo sistema de alerta e frenagem autônomo para carros, pedestres e ciclistas.
Na frente, a enorme grade em forma de colmeia na cor preto brilhante, que integra também a tomada de ar inferior; as luzes diurnas em LED, os faróis de neblina e as setas deslocadas para o para-choque dão um toque de modernidade.
Vincos acentuados
De perfil, a linha de cintura alta, os vincos bem acentuados nas portas e para-lamas, as rodas de liga de 16 polegadas de desenho reto, moldura dos vidros e capa dos retrovisores na cor preta e maçanetas na cor da carroceria foram um conjunto elegante.
Leia mais: Fiat Fastback Impetus
Na traseira, ao contrário do que acontece com o hatch, a barra que “liga” as lanternas é luminosa. Também chamam a atenção o para-choque pintado na cor da carroceria e com uma faixa preta embaixo para dar a sensação de traseira mais alta.
Acabamento
O acabamento interno é de boa qualidade, causam logo uma boa impressão e digno de uma versão topo de linha de um sedã compacto. Embora tenha alguns plásticos duros, os encaixes estão muito bem feitos.
Leia mais: Novo Nissan Sentra
Destaque para o revestimento em couro claro dos bancos e painéis de porta, os detalhes em preto brilhante nas saídas de ar e a predominância da cor cinza no painel e volante, que dão um ar de elegância ao ambiente.
Posição de dirigir
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem (manual) de altura do seu banco e com ajustes da coluna de direção em altura e distância. O volante tem boa pega e abriga comandos de voz, áudio e funções do computador de bordo.
Leia mais: Kawasaki de cara nova
Completamente digital e de boa visualização, o quadro de instrumentos tem tela de 4,2 polegadas colorida, que mostra velocidade, rotação de motor e níveis de combustível e de temperatura do motor. No centro, estão as informações do computador de bordo.
blueMedia
Localizada no alto e no centro, do tipo flutuante, a tela sensível ao toque de oito polegadas do sistema multimídia blueMedia (Android Auto e Apple CarPlay sem fio e comando de voz) também possibilita boa visualização pelo motorista.
Leia mais: Hyundai HB20 Platinum Plus
O espaço interno é razoável para um sedan compacto, acomodando com certo conforto quatro adultos e uma criança. Para bagagens, o porta-malas oferece boa capacidade (475 litros) e o encosto do banco traseiro rebatível em 1/3 e 2/3 permite flexibilidade.
Conforto
Na lista de equipamentos de conforto, destaque para o ar-condicionado digital, carregamento de celular por indução, retrovisores externos com rebatimento elétrico e três entradas USB, incluindo uma para os passageiros do banco traseiro.
Leia mais: Creta N Line Night Edition
A versão Platinum Plus do HB20S vem equipada com itens importantes para a segurança, como frenagem automática de emergência para carros, pedestres e ciclistas, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitor de permanência em faixa.
Segurança
O pacote de segurança ainda conta com seis airbags, controles de tração e estabilidade, detector de fadiga, alertas de colisão, de ponto cego e de saída segura (avisa sobre aproximação de veículo ao abrir a porta) e monitoramento da pressão dos pneus.
Leia mais: Commander Limited T270
Para sair de vagas apertadas ou em subidas e manobrar em espaços reduzidos, o motorista conta com sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, assistente de partida em rampa e uma boa calibragem da assistência elétrica da direção.
Fôlego
Com um pequeno “retardo”, o motor 1.0 turbo, que desenvolve 120cv de potência, tem bom fôlego já em baixas rotações, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens mais seguras.
Leia mais: Peugeot e-208 GT
Saindo da inércia, o Hyundai HB20S Platinum Plus demora pouco mais de 10 segundos para chegar aos 100km/h. A velocidade final ultrapassa os 190km/h. Na prática, o sedã de aparência familiar tem fôlego que agrada a quem curte mais esportividade.
Consumo
Rodando com gasolina no tanque, apenas o motorista e ar-condicionado desligado, o computador de bordo registrou média em torno de 10,4km/l na cidade (com a ajuda do start/stop, que desliga o motor nas paradas) e de 14,6km/l na estrada.
Leia mais: GWM lança Haval H6 GT
O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento suave, sem trancos durante as trocas, e trabalha afinado com o motor. Para agilizar as mudanças, o motorista conta com a possibilidade de trocas manuais por “borboletas” junto ao volante.
Se o motorista preferir uma tocada mais esportiva, o conjunto de suspensão companha bem o ritmo, transmitindo muita segurança nas curvas mais fechadas. Por outro lado, algumas imperfeições do piso não são filtradas de forma eficiente.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, flex, turbo e injeção direta de combustível, que gera potência de 120cv (gasolina ou etanol) a 6.000rpm e 17,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.500rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 3,94m; largura, 1,72m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,53m
Altura mínima do solo – 16cm
Freios – Discos ventilados na dianteira; e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 428 quilos
Porta-malas – 475 litros
Tanque – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.137 quilos
Principais equipamentos – Assistente de centralização em faixa, assistente de permanência em faixa, sistema de alerta e frenagem autônomo para carros, pedestres e ciclistas; assistente de ponto cego, detector de fadiga, farol alto adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída segura, alerta de presença no banco traseiro, seis airbags, controles de estabilidade eletrônico e tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático digital, sistema Stop&Go, alavancas no volante para trocas de marcha, 3 entradas USB, sendo uma Tipo A e as outras duas Tipo C, das quais uma está disponível para os passageiros traseiros; sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, carregador de celular por indução, acendimento automático dos faróis, controle automático de velocidade, abertura do porta-malas por aproximação (Smart Trunk), notificação automática de colisão, rastreamento e imobilização (de veículo roubado), notificação no smartphone (disparo de alarme), partida remota do motor pelo aplicativo Controle de portas e janelas, função Find My Car, alertas de velocidade, de restrição de horário e de cerca geográfica, modo vallet, diagnóstico do veículo e dados de condução, nova grade frontal na cor preto brilhante, faróis com projetor e luz diurna (DRL) em LED, novas lanternas traseiras em LED, lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado, painel digital, colorido e interativo Supervision Cluster; bancos em couro cinza claro e outros elementos revestidos em couro, maçanetas internas e externas cromadas e partida remota do motor pela chave, que é inteligente.
Preços – R$ 123.790,00. Com pintura perolizada, sobe para R$ 125.390,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)
Respostas de 4
Greetings! Very useful advice in this particular post! Its the little changes that make the biggest changes. Many thanks for sharing!
Im very happy to uncover this website. I want to to thank you for ones time due to this fantastic read!! I definitely appreciated every part of it and I have you book marked to see new information in your web site.
I was very pleased to uncover this great site. I need to to thank you for ones time for this fantastic read!! I definitely appreciated every bit of it and I have you bookmarked to look at new information on your blog.
Itís hard to come by knowledgeable people about this subject, but you sound like you know what youíre talking about! Thanks